Aston Villa – Bologna (Liga dos Campeões)
A terceira rodada da renovada Liga dos Campeões dita um enfrentamento entre dois emblemas pouco (ou nada, no caso do Villa) acostumados a este patamar. Em Birmingham, o Aston Villa se enfrenta ao Bologna.
Análise Aston Villa
Estreante absoluto em fases finais da Liga dos Campeões, o Aston Villa integra o lote de sete times que venceram seus compromissos nas duas primeiras rodadas.
Ainda que estejamos em uma fase muito precoce da competição, os seis pontos conquistados abrem ótimas perspetivas no que diz respeito a seguir em prova e, confirmar o favoritismo e alcançar os nove nessa receção ao Bologna, seria “ouro sobre azul” para o emblema de Birmingham.
Os “Villans” continuam sob a égide de Unai Emery, mantiveram a base da última temporada e o rendimento esportivo também tem sido em tudo idêntico, já que vão acumulando sucessos. Atendendo a qualidade que se reconhece ao elenco desse time, a positividade que tem marcado a atual campanha é tudo menos surpreendente.
Na extremamente competitiva Premier League, o Aston Villa é quarto colocado com 17 pontos, resultado de cinco vitórias, dois empates e uma derrota – o único desaire aconteceu na segunda rodada e para o candidato ao título Arsenal (0-2).
Já na Liga dos Campeões, o emblema de Birmingham começou por vencer o Young Boys em Berna por claros três a zero e, na segunda rodada, foi protagonista em uma das grandes surpresas dado que bateu o Bayern de Munique (1-0). No Villa Park, os comandados de Unai Emery demonstraram uma interessante capacidade para um estreante, na medida em que souberam sofrer: o Bayern geriu o desafio com bola e beneficiou de maior número de ocasiões para chegar no gol, mas foi o Villa quem levou a melhor.
Sem derrotas nas últimas nove partidas oficiais, o Villa retornou à ação após a pausa para seleções com uma vitória em Craven Cotagge por três a um.
Robin Olsen é a única ausência no Villa.
Escalação provável: Martínez, Konsa, Diego Carlos, Torres, Digne, Onana, Tielemans, Rogers, McGinn, Jacob Ramsey, Watkins
Análise Bologna
O Bologna retornou à “alta roda” do futebol europeu quase seis décadas depois e tudo leva a crer que a experiência do time transalpino se vai resumir a essa primeira fase.
Após uma ótima campanha na última temporada que culminou com esse acesso à Liga dos Campeões, o Bologna não “entrou em loucuras” para reforçar seu elenco: na realidade, a o valor total do seu investimento no reforço do elenco foi inferior ao da venda de Riccardo Calafiori, jogador que rumou ao Arsenal a troco de 45 milhões de euros. Para lá de Calafiori, Zirkzee também deixou o clube para rumar ao Manchester United a troco de uma quantia superior a 40 milhões de euros.
Thiago Motta, técnico muito elogiado pela crítica, rumou à Juventus, sendo que para o seu lugar chegou Vincenzo Italiano.
Cumpridas que estão oito rodadas, o Bologna soma nove pontos em 24 possíveis (uma vitória, seis empates e uma derrota). Já na Liga dos Campeões, empatou sem gols frente ao Shakhtar no Renato Dall’Ara e perdeu para o Liverpool, no Anfield, de dois a zero. Napoli (3-0) e Liverpool (2-0) foram os únicos dois times que venceram o Bologna nessa temporada 2024/25 até então.
Antes dessa ida até o Villa Park, o Bologna empatou a dois gols com o Genoa.
Aebischer, Ndoye, Cambiaghi, El Azzouzi, Ilinh-Junior e Erlic são baixas por estarem a contas com lesões.
Escalação provável: Skorupski, Posch, Beukema, Lucumí, Miranda, Freuler, Moro, Fabbian, Orsolini, Karlsson, Castro
Dica de Prognóstico
O Aston Villa é superior “no papel” e tudo nos leva a crer que se superiorizará ao Bologna, ainda para mais atuando em sua zona de conforto.
[kto]