AS Roma – FC Porto (Liga Europa)
Na próxima quinta-feira, o gramado do Stadio Olimpico, na cidade de Roma, vai ser o palco do confronto entre os times da AS Roma e do FC Porto, válido por conta do jogo da volta no “play-off” de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. No jogo de ida, o resultado final foi de 1-1, num encontro onde os italianos marcaram primeiro, à beira do intervalo, com a equipe azul-e-branca a reagir na segunda parte.
O coletivo liderado pelo experiente técnico Claudio Ranieri apresenta uma certa dose de favoritismo, até porque tem estado bem nos seus últimos jogos perante a sua torcida e deverá tentar tirar proveito da sua maior experiência contra essa versão de seu adversário. Do outro lado, a equipe a cargo do argentino Martín Anselmi voltou aos triunfos em seu campeonato nacional no passado domingo, mas tem sentido grandes dificuldades para corresponder às expectativas do peso de sua camiseta nos últimos tempos e é previsto que passe por dificuldades para conseguir surpreender e garantir a classificação na Liga Europa.
Análise AS Roma
A equipe da AS Roma tem ficado longe de realizar uma boa temporada em termos gerais e se a presença neste “play-off” já indicia isso (por ter falhado o top-8 na fase de liga da Liga Europa), o que dizer da 9.ª posição que atualmente ocupa na Serie A Enilive? O registro total é de 37 pontos para o coletivo de Claudio Ranieri, que soma quatro pontos de vantagem em relação à Udinese e está a outros quatro de Bologna e AC Milan, com nove de atraso para o top-4 e cinco para o top-6.
Em 25 partidas de campeonato, o saldo completo dos “giallorossi” é de 10 vitórias, sete empates e oito derrotas, com 36 gols marcados e 29 gols sofridos.
Sem perder há três jogos consecutivos, onde venceu por duas vezes e empatou na outra, o time da AS Roma só perdeu um de seus últimos sete jogos realizados e a verdade é que, devagar, tem recuperado seu estatuto de time perigoso dentro do futebol italiano, apesar da má campanha generalizada na temporada. Na última rodada da Serie A, o time da capital venceu fora o Parma, por 1-0, num jogo onde tirou clara vantagem do facto de ficar em superioridade numérica desde o minuto 31. Dessa forma, o grupo de Ranieri aproveitou para voltar às vitórias após o empate cedido na visita ao FC Porto (1-1), num encontro com duas caras distintas, até à expulsão de Bryan Cristante e após esse momento (72’).
Provável Escalação: Svilar; Celik, Mancini, Ndicka; Saelemaekers, Pellegrini, Paredes, Kone, Angelino; Dybala, Dovbyk
Análise FC Porto
O time do FC Porto passa por uma fase de transição desde o último verão em Portugal e tem sentido naturais dificuldades de adaptação à nova realidade. O maior reflexo disso é o facto de estar praticamente afastado da briga pelo título de campeão na Liga Portuguesa, ao seguir no 3.º lugar do quadro classificativo, com 46 pontos de registro, quatro atrás do Benfica e seis atrás do Sporting.
Em 22 partidas de campeonato nacional, a formação tecnicamente orientada por Martín Anselmi somou 14 vitórias, quatro empates e quatro derrotas, com 46 gols marcados e 18 gols sofridos – tem a defesa menos batida juntamente com seus dois principais rivais.
Apesar de não perder há seis jogos consecutivos, o time do FC Porto só venceu duas dessas seis partidas, sendo que essas duas vitórias foram mesmo as únicas na última dezena de jogos oficiais realizados nas várias competições. Após empatar pela terceira vez consecutiva diante da AS Roma (1-1, em casa), no jogo de ida do “play-off” de acesso aos “oitavos” da Liga Europa, depois dos duelos com Sporting (1-1, em casa) e Rio Ave (2-2, fora), o coletivo de Anselmi voltou a ganhar na visita ao terreno do Farense, por 1-0, no passado domingo, com exibição longe de convencer em absoluto.
Provável Escalação: Diogo Costa; Djaló, Perez, Otávio; João Mário, Eustáquio, Varela, Moura; Pepê, Samu, Mora
Dica de Prognóstico
Após a boa partida realizada pelos dois times na última semana, que acabou com empate a um gol para cada lado, se prevê um encontro disputado em trâmites idênticos, ainda que dessa vez, em casa, a AS Roma deva assumir uma postura mais incisiva na gestão dos ritmos de jogo durante mais tempo. O FC Porto deve se manter equilibrado entre um bom preenchimento dos espaços defensivamente e uma exploração eficaz das saídas rápidas em contra-ataque, sem deixar de tentar ter seus momentos de superioridade com bola e em ataque organizado.
Assim, se prevê um duelo complicado para que os sistemas defensivos dos dois times mantenham uma organização “a top”, pelo que devem ser criadas várias boas chances de gol de parte a parte. Nesse sentido, com as odds muito bem precificadas no mercado de 1X2, a melhor opção de investimento acabará por recair, irremediavelmente, no mercado de Ambas Equipes Marcam, cotado a 1.92 pela Betsson.
As Melhores Casas de Apostas