Após um longo período de mudanças de regulamento, em 1991 o sistema foi alterado para uma forma mais duradoura que ficou em vigor até 2014. O sistema funcionava com 20 clubes disputando no segundo semestre o torneio de Apertura, no ano seguinte durante o primeiro semestre disputava-se o torneio Clausura. Este sistema era muito parecido com o sistema atual da Liga MX (Campeonato de primeira divisão do México).
Em 2014 o campeonato tinha apenas vinte times, já para o início do campeonato de 2015, com um novo regulamento de dois grupos de quinze times, totalizando trinta times, houve uma alteração no regulamento para que se pudesse subir dez times de uma vez só para a Primera Division. Essa série de mudanças no regulamento, retrata a inconstância da Associação do Futebol Argentino (AFA) ocorrida após a morte do ex-presidente da entidade Julio Grondona, em julho de 2014. Esperamos que muito em breve a AFA consiga achar um modelo definitivo para regulamentação da competição. No ano passado, foi realizado um torneio disputado ao longo de todo o ano com apenas um turno. Existiu uma rodada extra, com confrontos específicos, a maioria clássicos locais.
Em 2016, teremos um campeonato de tiro curto que é composto de dois grupos de 15 times, Grupo A e Grupo B. Os times se enfrentarão em partida única e com uma rodada extra de jogos para os principais clássicos regionais. No caso, Boca Junior e River Plate por mais que estejam em grupos opostos, mesmo assim se enfrentarão duas vezes e garantirão dois grandes clássicos. O término do campeonato é previsto para o dia 22 de maio. Os campeões de cada grupo, se enfrentarão uma semana após o dia 22 de maio para definir quem será o grande campeão. Os dois primeiros colocados de cada grupo são os clubes que participarão da Copa Libertadores da América 2017. A equipe que ficar na última na classificação que leva em conta a média de pontos dos campeonatos de 2013/2014, 2014 e 2015, será rebaixada para a segunda divisão. A partir do segundo semestre, o campeonato assumirá a forma de disputa de agosto a junho do ano seguinte, desta vez terá quatro times caindo e dois subindo da principal divisão. A partir do encerramento do campeonato argentino em maio, o calendário segue para uma adequação ao campeonato europeu a partir do segundo semestre. Esperamos que desta vez seja em definitivo.
Maiores Campeões
Na última edição do campeonato, tivemos o Boca Juniors como campeão, o time conquistou o título, com 64 pontos. O Crucero del Norte, com 14, ficou com a pior média de pontos das três últimas temporadas, uma das ideias que persiste no futebol argentino, e acabou rebaixado junto com o Nueva Chicago.
No decorrer da trajetória dos campeonatos argentinos, tivemos vários tipos de formatos porém todos são importantes e significativamente contabilizados de forma igualitária. Existem os campeões Argentinos no Amadorismo que disputaram e venceram os campeonatos de 1891 à 1934. Existem os campeões Argentinos no Profissionalismo que disputaram e venceram os campeonatos de 1931 à 1966. Então a partir daí temos os campeões do Metropolitano/Nacional de 1967 à 1985.
Segue-se a partir de então, um período de menos de uma década em que o campeonato argentino seguiu modelos europeus, neste período temos os campeões das temporadas seguindo o calendário europeu de 1985 até o primeiro semestre de 1991. No segundo semestre de 1991 o campeonato argentino toma a forma de torneios Apertura e Clausura, e segue-se neste modelo até a temporada 2011/2012. A partir daí, temos duas temporadas com um sistema de torneios Inicial e Final, são elas 2012/2013 e 2013/2014. Nos últimos dois anos, 2014 e 2015, tivemos campeonatos de duração de um ano inteiro.
Contando com todos os campeonatos acima relacionados, temos uma lista dos maiores campeões do futebol argentino. Preferindo manter a objetividade e não relacionar uma lista muito extensa, vamos abordar os vinte maiores campeões. Segue a lista abaixo:
CLUBE: TÍTULOS:
River Plate 36 Campeão / 32 Vice-campeão
Boca Juniors 31 Campeão / 22 Vice-campeão
Racing Club 17 Campeão / 8 Vice-campeão
Independiente 16 Campeão / 9 Vice-campeão
San Lorenzo 15 Campeão / 15 Vice-campeão
Vélez Sarsfield 10 Campeão / 9 Vice-campeão
Alumni 10 Campeão / 2 Vice-campeão
Estudiantes de La Plata 6 Campeão / 7 Vice-campeão
Newell”s Old Boys 6 Campeão / 5 Vice-campeão
Huracán 5 Campeão / 8 Vice-campeão
Lomas Athletic 5 Campeão / 2 Vice-campeão
Rosario Central 4 Campeão / 4 Vice-campeão
Belgrano Athletic 3 Campeão / 3 Vice-campeão
Argentinos Juniors 3 Campeão / 2 Vice-campeão
Ferro Carril Oeste 2 Campeão / 3 Vice-campeão
Cerro Porteño 2 Campeão / 2 Vice-campeão
Quilmes 2 Campeão / 1 Vice-campeão
Estudiantil Porteño 2 Campeão / 0 Vice-campeão
Gimnasia y E. La Plata 1 Campeão / 6 Vice-campeão
Lanús 1 Campeão / 5 Vice-campeão
Campeonato 2016
O Campeonato Argentino vem desde o ano passado, implementando novos moldes. Os representantes dos clubes de elite receberam as novidades em uma reunião do Comitê Executivo da AFA (Associação de Futebol Argentino). As mudanças no regulamento diminuirão as datas do Campeonato Nacional, que será dividido em dois grupos. Neste ano, no primeiro semestre até o fim de maio, vamos contar com dois grupos de 15 clubes, Grupo A e Grupo B. Os times se enfrentarão em jogos únicos. Teremos ainda uma rodada extra com os principais clássicos regionais, totalizando 16 jogos. Alguns dos principais clássicos regionais da Argentina são: Boca Juniors x River Plate, Independiente x Racing, Rosario Central x Newell’s Old Boys, Gimnasia x Estudiantes, Colón x Unión e outros. Com este regulamento, a realização destes clássicos garantem a satisfação dos times que poderão jogar sempre pelo menos uma partida em seus domínios, ou seja no seu campo.
O grupo 1 ou A, conta com Arsenal de Sarandí, Banfield, Belgrano, Colón, Gimnasia La Plata, Godoy Cruz, Independiente, Olimpo, Patronato, Quilmes, Rosario Central, San Lorenzo, Sarmiento, River Plate e Vélez Sarsfield.
Já o grupo 2 ou B, terá Aldosivi, Argentinos Juniors, Atlético Rafaela, Atlético Tucumán, Boca Juniors, Defensa y Justicia, Estudiantes, Huracán, Lanús, Newell’s Old Boys, Racing, San Martín, Temperley, Tigre e Unión.
Ao término do campeonato, seguiremos para o segundo semestre. O campeonato seguinte, assumirá a forma de disputa de agosto de 2016 à junho de 2017. Com quatro times caindo e dois subindo da para a divisão principal. A tendência é que a AFA passe a seguir um modelo Europeu de campeonato.
Boas Apostas!