Argentina – Chile (Copa América)
Argentina e Chile se enfrentam no próximo sábado, dia 06 de julho, às 16h00, na Arena Corinthians (São Paulo, São Paulo). Este confronto é referente à disputa do 3º lugar da Copa América, temporada 2019.
A Argentina disputará o 3ª lugar desta Copa América depois de pelas semifinais ter sido superado frente ao anfitrião Brasil por 2×0. Lembrando que neste duelo os Argentinos praticamente dividiram a posse de bola, contudo, e mesmo finalizado em maior número, suas tentativas não corresponderam em gols, fora o fato de que viram principalmente Grabriel Jesus muito inspirado depois de ter marcado um gol e contribuir com uma assistência para o gol de Firmino em arrancada excepcional. Vale lembrar que apesar de estarmos diante da disputa do 3º lugar, a Albiceleste é a segunda maior detentora de títulos desta competição com quatorze conquistas, ficando apenas atrás do Uruguai, o maior vencedor com quinze no total.
É importante levarmos em consideração que os Argentinos deixaram a desejar na competição, pois pela fase de grupos e apesar da sua segunda posição dentro do seu grupo, terminaram com uma diferença de cinco pontos para o primeiro colocado, a Colômbia. Lembrando que nesta fase só conseguiu vencer o Catar. Já diante da Venezuela conseguiram triunfar nas quartas de final, contudo, e agora frente a um adversário muito superior como é o caso do Brasil, demonstraram novamente toda a sua dificuldade na busca de seus objetivos. Lembrando que a seleção até tentou, mas pecou na parte tática. Vale ainda lembrar que dentro desta competição a seleção da Argentina apresentou uma média de 1 gol marcado e de também 1 gol sofrido, demonstrando desta forma um rendimento mediano em seus setores.
Para este confronto frente aos Chilenos, o técnico Lionel Scaloni poderá optar por algumas mudanças. Entre elas poderemos ver em campo Paulo Dybala, Giovani Lo Celso, Angel di Maria, Matias Suarez e ainda Roberto Pereyra. Vale mencionar que para esta partida a seleção é considerada a mais cotada para vencer, contudo, e diante de um Chile que buscava o tri, todo o cuidado é pouco.
Provável Escalação: Armani; Otamendi, Tagliafico, Pezzella, Foyth, Paredes, de Paul, Messi, Agüero, Dybala e Lautaro Martínez.
O Chile chega para esta disputa de 3º lugar depois de pelas semifinais ter sido surpreendido após ser batido pelo Peru por nada menos que 0x3. Vale lembrar que os Chilenos entraram em campo com os grandes favoritos, contudo, e quando se esperava um Peru mais fechado, recuando suas linhas e buscando os contra-ataques, demonstrou uma postura bem diferente, onde o Chile foi desta forma surpreendido depois de ver a melhor partida do seu oponente dentro desta competição. Lembrando que os Chilenos apresentam apenas dois títulos pela Copa América.
Diferente do seu oponente deste duelo, a seleção do Chile parecia que superaria o Peru e lutaria na grande final pelo tri na competição. Apesar de não ter conseguido o seu grande objetivo, teve uma melhor participação na competição se comparado aos Argentinos.
A La Roja apesar de ter terminado na segunda posição do seu grupo pela fase de grupos, a diferença para o Uruguai que terminou em primeiro foi apenas de um único ponto. Já nas quartas e também diante de um grande adversário, ficou no empate sem gols frente aos Colombianos, conseguindo desta forma avançar na competição através dos pênaltis.Depois disto a decepção total após cair frente aos Peruanos. Dentro desta competição o Chile foi ligeiramente melhor de forma ofensiva depois de marcar em média 1.20 gols por partida, tendo como a Argentina, sofrido em média 1 gol por partida. Para este duelo frente à Argentina, e apesar de apresentar uma equipe mais estável, mesmo assim poderemos ver algumas mudanças por parte do técnico Rueda. É certo que nenhuma equipe gosta de disputar o terceiro melhor colocado, contudo, os Chilenos mesmo sendo os menos cotados, foram mais eficientes num todo se comparado à seleção Argentina, tendo desta forma reais chances de se despedir como a melhor terceira equipe da competição.
Provável Escalação: Arias; Isla, Medel, Maripán, Vidal, Fuenzalida, Aránguiz, Beausejour, Pulgar, Sánchez e Vargas.
Podemos observar que a seleção da Argentina leva vantagem depois de ter vencido três dos últimos cinco jogos realizados entre as seleções. Também tivemos dois empates. Outro dado importante é que em três partidas tivemos no máximo um gol por duelo, fora o fato de que apenas em dois confrontos ambas marcaram.
Argentina | 1-0 | Chile | Elim. Copa do Mundo |
Argentina | 0-0 | Chile | Copa América |
Argentina | 2-1 | Chile | Copa América |
Chile | 1-2 | Argentina | Elim. Copa do Mundo |
Chile | 0-0 | Argentina | Copa América |
Para esta partida valendo o 3º lugar da Copa América, apesar dos Argentinos chegarem como os mais cotados para vencer, a verdade é que foi o Chile quem fez de um modo geral uma melhor competição. É certo que ambas chegam de duras derrotas, principalmente o Chile depois de enfrentar um Peru menos cotado para avançar e que surpreendeu a todos depois de fazer um grande jogo. Desta forma e levando em consideração o que ambas fizeram até aqui dentro da competição, optar pela hipótese dupla a favor do Chile deverá ser uma grande opção.