Na primeira fase do Campeonato Mineiro, o América ficou na quarta colocação, atrás de Cruzeiro, Atlético Mineiro e o surpreendente URT. Com dezoito pontos conquistados em cinco vitórias, três empates e três derrotas, e um aproveitamento de 54,5%, o América apresentou um ataque relativamente bom, marcando quatorze gols na primeira fase, mas também mostrou ter uma defesa fraca sofrendo onze gols. Nas semifinais, o América não teve moleza, enfrentando o Cruzeiro em partidas de ida e volta. A primeira partida, realizada no estádio Independência com o mando de campo do América, o time conseguiu uma vitória por 2×0 com gols marcados aos 42’ do primeiro tempo e aos 30’ do segundo tempo. Na partida de volta, dessa vez realizada no Mineirão com o mando de campo do Cruzeiro, o América conseguiu aguentar a pressão do adversário e com a ajuda da arbitragem ao ter um gol do Cruzeiro mal anulado terminou empatando em 0x0 e por consequência garantindo sua vaga na final do Campeonato Mineiro de 2016. O destaque da equipe até as semifinais foi o meio-campista Osman, que com cinco gols marcados e que é o artilheiro da equipe.

Elenco do América comemorando o título de campeão de 2016.

Elenco do América comemorando o título de campeão de 2016.

Na grande final, a equipe enfrentou mais um adversário difícil, o embalado Atlético Mineiro que dias antes da final tinha conquistado uma vaga nas quartas de final da Copa Libertadores. A partida de ida foi realizada no Estádio Independência com o mando de campo do América. Em uma partida movimentada, o América surpreendeu o adversário marcando um gols aos 33’ do primeiro tempo e outro aos 5’ da segunda etapa, porém, nos fim da partida, logo depois de perder um pênalti, o Atlético diminuiu aos 48’ com Lucas Pratto, deixando o resultado final em 2×1 com uma boa vantagem para o América. Já a partida de volta, essa realizada no Mineirão, o Atlético foi quem começou pressionando, chegando a abrir o placar aos 12’ do segundo tempo mesmo com um jogador a menos, porém, aos 38’ o América conseguiu o gol que lhe daria o título, deixando o placar em 1×1. O grande nome das duas partidas da final foi com certeza o lateral esquerdo do América, Danilo Barcelos, que dos quatro gols que marcou no Campeonato Mineiro, três foram marcados nas duas partidas da final, inclusive o gol de empate que deu o título ao América.

História do clube

Estádio Independência, propriedade do América Mineiro.

Estádio Independência, propriedade do América Mineiro.

O América Futebol Clube mais conhecido como América Mineiro, foi fundado em 30 de abril de 1912 e é o único clube mineiro que manda seus jogos no próprio estádio, o Estádio Independência, que também já abrigou vários jogos do Atlético Mineiro. Detentor da terceira maior torcida de Minas Gerais, o América é um dos mais tradicionais clubes do futebol mineiro, tendo vencido o Campeonato Mineiro em 16 edições,  contando a deste ano, sendo que os dez primeiros títulos estaduais foram conquistados em sequencia nos anos 1916 a 1925, um recorde nacional de título consecutivos ao lado do ABC. Entre as outras conquistas do clube mineiro estão o título do Campeonato Brasileiro Série B em 1997, a Copa Sul-Minas em 2000 e o Campeonato Brasileiro Série C em 2009.

Na temporada passada, o América não teve um desempenho tão bom no Campeonato Mineiro, sendo eliminado ainda na primeira fase, ficando na quinta colocação com vinte pontos conquistados em cinco vitórias, cinco empates e uma derrotas. Por outro lado, a equipe conseguiu voltar para a Série A do Campeonato Brasileiro, já que ficou na quarta colocação da Série B no ano passado, com sessenta e cinco pontos conquistados em dezenove vitórias, oito empates e onze vitórias. Além dos cinquenta e cinco gols marcados, quatorze deles marcados pelo artilheiro da equipe, o atacante Marcelo Toscano, e a segunda melhor defesa da competição com trinta e nove gols sofridos.

Boas Apostas!