O futebol sul-americano sempre foi forte, contando com seleções como Uruguai, Argentina e Brasil, as quais juntas somam nove títulos mundiais. A seleção brasileira já mostrou grande domínio, como por exemplo, quando conquistou as copas de 1958, 1962 e 1970, porém nos últimos anos as seleções europeias evoluíram muito, conquistando vários títulos e mostrando também grande força, assim como vamos ver logo abaixo.

2006 – 2018

A Copa do Mundo de 2006 não teve somente um campeão europeu, mas sim uma final europeia, tendo em vista que a grande decisão aconteceu entre Itália X França, no inesquecível jogo onde Zinedine Zidane foi expulso após dar uma cabeçada em seu oponente. Neste mundial, a Itália acabou conquistado o título, vencendo nas cobranças de pênaltis, alcançando o tetracampeonato. Na Copa do Mundo seguinte, em 2010, a final também foi europeia, com duas seleções que jamais tinham conquistado o título, assim Espanha X Holanda fizeram uma grande partida, com Iniesta marcando o gol na prorrogação e dando o inédito título para a seleção espanhola, a qual apresentou um futebol único e realmente merecedor desta conquista. No mundial de 2014, a final teve um representante sul-americano, que foi a Argentina, porém o seu adversário (Alemanha), estava apresentando imensa força, vindo de uma goleada por 7X1 diante do Brasil, assim venceu também a Argentina na grande final, se igualando a Itália e conseguindo o quarto título mundial. Agora no mundial de 2018, já na semifinal restavam apenas seleções europeias, deixando claro e evidente a força desta continente. Nos duelos das semifinais, a França venceu a Bélgica pelo placar de 1X0 e a Croácia eliminou a Inglaterra na prorrogação. Na grande final, a seleção francesa mostrou superioridade, vencendo sem grandes dificuldades pelo placar de 4X2, porém apesar do vice-campeonato ainda assim os croatas ficaram orgulhosos, alcançando a melhor posição da história do país em um mundial, além disto, Modric ainda recebeu o prêmio de melhor jogador da competição, ou seja, não faltaram motivos para a população da Croácia se orgulhar, já que todo o elenco se entregou dentro de campo, com cada um dos jogadores dando o seu máximo.

O último título sul-americano

A seleção brasileira foi campeã no ano de 2002, sendo a última entre as sul-americanas. Na campanha deste título, o Brasil contava com jogadores como Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e Ronaldo Fenômeno no setor ofensivo, vale lembrar que Ronaldo foi decisivo no mundial, especialmente na semifinal onde fez o gol da vitória brasileira pelo placar de 1X0, além dos dois gols na decisão diante da Alemanha, onde o Brasil venceu por 2X0. O setor defensivo contava com jogadores do nível de Roberto Carlos e Cafu os quais eram essenciais para o bom rendimento brasileiro. Esta geração já não está nos gramados e atualmente os jogadores são outros, porém a população ainda tem saudades do grande futebol que o elenco de 2002 apresentou. Neste mundial de 2018, Uruguai e Brasil foram as seleções sul-americanas que chegaram mais longe, permanecendo até as quartas de final, onde o Brasil foi eliminado pela Bélgica e o Uruguai foi superando pela então campeã França. Com certeza o futebol sul-americano tem qualidade para voltar a conquistar títulos, porém para isto é preciso aceitar alguns erros, ter humildade para fazer a correção e buscar a evolução nos próximos quatro anos. Como já foi dito, o último título brasileiro foi no ano de 2002, mas é ainda pior lembrar que o último título argentino foi em 1986 e ainda o último título uruguaio foi na distante Copa do Mundo de 1950, desta forma é possível afirmar que as seleções sul-americanas precisam de fato evoluir, pois o domínio europeu já é uma realidade, algo claro e nítido para todos os fãs de futebol.