Islândia – França (Copa do Mundo 2026)
Nessa próxima segunda-feira, a Seleção Francesa tem uma viagem marcada até à cidade de Reykjavík, onde defrontará no complexo esportivo do Laugardalsvöllur a sua congénere da Islândia, pela rodada número 4 do Grupo D da fase de apuramento para a Copa do Mundo dos Estados Unidos, México e Canadá, do próximo ano. A equipe liderada pelo selecionador Arnar Gunnlaugsson chega a essa rodada a seis pontos da liderança dos franceses, que são amplamente favoritos ao apuramento direto, mas a apenas um ponto da Ucrânia, pelo que ainda sonha com o acesso ao play-off. Já a turma a cargo de Didier Deschamps leva vantagem de cinco pontos em relação aos ucranianos com apenas mais nove pontos em disputa, pelo que aposta em fechar matematicamente o acesso à Copa o mais rapidamente possível.
Análise Islândia
A seleção nacional da Islândia tem o sonho de voltar a marcar presença na fase final de uma grande competição e chega a essa rodada a ocupar o 3.º lugar do quadro classificativo do Grupo D, com três pontos de registro, a um da Ucrânia e dois acima do Azerbaijão. Nos três jogos realizados, o coletivo a cargo do treinador Arnar Gunnlaugsson somou uma vitória, zero empates e duas derrotas, com nove gols marcados e sete gols sofridos.
Com dificuldades para somar bons resultados nos últimos tempos, a Seleção Islandesa venceu apenas dois dos últimos oito jogos realizados, tendo sido derrotada nas restantes seis ocasiões. Nessa fase de classificação, arrancou em grande estilo ao somar os três pontos com goleada de 5-0 frente ao Azerbaijão, em casa, tendo sido incapaz de conseguir mais do que vender caro o desaire na segunda rodada frente à França, fora de portas, por 1-2. Na última sexta-feira, jogo importante para a Islândia, que recebeu a Ucrânia e num duelo muito movimentado e com várias alterações no marcador acabou por perder por 3-5.
Escalação provável: Olafsson; Palsson, Ingason, Gretarsson, Ellertsson; Gudmundsson, Johannesson, Haraldsson; Magnusson, D Gudjohnsen, Thorsteinsson
Análise França
O time nacional da França tem cumprido as expectativas nessa fase de apuramento e segue bem posicionada para poder garantir em breve o acesso à fase final da Copa do Mundo de 2026. Nessa altura, o conjunto a cargo do selecionador Didier Deschamps ocupa a 1.ª posição da tabela classificativa, com nove pontos, cinco acima da Ucrânia e seis acima da próxima adversária Islândia. Nos três jogos realizados, os gauleses somaram três vitórias, zero empates e zero derrotas, com sete gols marcados e um gol sofrido.
Com quatro vitórias consecutivas desde o desaire por 4-5 contra a Espanha nas semifinais da Liga das Nações, o time nacional da França respira confiança por essa altura, apesar de em termos exibicionais parecer estar ainda longe de seu potencial máximo. Na estreia na fase de classificação para a Copa do Mundo, os pupilos de Deschamps ganharam fora à Ucrânia, por 2-0, num jogo onde foram superiores tática, técnica e fisicamente. Na segunda rodada, muitas dificuldades para bater a Islândia em casa, com surpresa, mas onde a França conseguiu o mais importante e ganhou por 2-1. Na última sexta-feira, “les bleus” voltaram a contar com o apoio maioritário da sua torcida e levaram a melhor sobre o Azerbaijão, vencendo por 3-0, num embate onde o mais difícil foi inaugurar a contagem.
Escalação provável: Maignan; Kounde, Saliba, Upamecano, T Hernandez; K Thuram, Rabiot; Coman, Olise, Ekitike; Mateta
Dica de Prognóstico
Pela diferença de argumentos técnicos entre as duas seleções, se espera naturalmente um jogo dominado pela França, que deve ter mais bola e passar mais tempo em ataque organizado. Se esperam dificuldades para a defesa da Islândia, que por outro lado deve ter condições para explorar bem a transição ofensiva e um futebol mais direto, surpreendendo a defesa francesa por algumas ocasiões. Assim, se prevê um duelo interessante e com situações de golo iminente junto de ambas as balizas.
As Melhores Casas de Apostas