Chile – Uruguai (Eliminatórias Copa do Mundo 2026)
Chile e Uruguai partem para este duelo da 18.ª ronda da qualificação, para a Copa do Mundo de 2026 em completo contraste. A seleção chilena mantém-se na última posição, com apenas 10 pontos conquistados. A seleção uruguaia ocupa a 3.ª, honrosa posição, e já com o apuramento conquistado. Há muito tempo que o Uruguai é uma das seleções mais fortes, da América do Sul, e nesta fase de apuramento reforçou, ainda mais, essa condição. O Chile há muito que já não tinha condições para o apuramento, e pouco mais restará do que honrar as cores do seu país, ainda para mais diante de uma das seleções mais categorizadas do continente sul-americano.
Análise Chile
A seleção do Chile continua uma “sombra” daquela que há una largos anos era uma das principais referências no continente sul-americano. Uma geração de ouro, onde pontificaram jogadores como Cláudio Bravo, Arturo Vidal, Alexis Sánchez, Vargas, Aránguiz, G. Medel, entre outros.
Essa geração terminou, e o Chile sentiu muitas dificuldades, porque não conseguiu fazer a renovação. Não é, apenas, de agora que esta seleção chilena enfrenta dificuldades. Na última edição da Copa América nem conseguiu passar a fase de grupos, ficando atrás de Argentina, o que é natural, mas também do Canadá, e aí já é algo que deixa os seus adeptos mais preocupados. Também o fato de não ter conseguido marcar presença, nas últimas duas edições do campeonato do mundo, nomeadamente, em 2018, e em 2022, deixa muita resignação, entres os seus adeptos.
É hora de voltar a defrontar o Uruguai, um “velho conhecido”, para a formação chilena. Tentará fazer melhor, do que o que conseguiu nas duas últimas receções, onde perdeu, primeiro por (0-1), em 2019, e depois em 2022, por (0-2).
Escalação provável: Gallese, Advincula, Garcês, Abram e López; Gonzáles, Noriega, Cabrera e Quevedo:; Ramos.
Análise Uruguai
A seleção do Uruguai confirmou, mais uma vez, que é uma das maiores potências, entre as seleções do continente sul-americano.
O Uruguai é um cliente frequente, quer nas copas América, quer mesmo na principal competição da América do Sul, a Copa América, e ainda nas fases finais dos campeonatos do Mundo. Com 27 pontos, e apenas a 1 do 2.º lugar, que é ocupado pelo Brasil, por aqui se pode ver o nível da campanha que esta seleção, azul celeste. Apenas a Argentina, conseguiu distanciar-se, mais, mas também estamos a falar da campeão em título.
O Uruguai continua a ser uma seleção altamente competitiva, mas que perdeu, um pouco aquela que era a sua grande imagem de marca – o seu rigor defensivo. O Uruguai tinha, quase sempre, a melhor defesa das provas onde participava, mas a verdade é que foi perdendo capacidade em renovar a sua zaga, principalmente defensores exímios como o “patrão” P. Montero, Lugano, Maxi Pereira, Álvaro Pereira, ou mais recentemente Giménez. Ainda assim, o Uruguai consentiu 12 golos, nestas 17 rondas, colocando-se como a 3.ª defesa menos batida, com 12 gols.
O Uruguai entra para este compromisso, em Chile, sem grande procupação. O seu principal objetivo, que era o apuramento, já foi conquistado, mas com 27 pontos, poderão equipas como o Equador e a Colômbia. Até mesmo, um empate, poderá ser curto, no caso do Equador vencer. Assim, até se entede, caso M. BIelsa opte deiar algum descanso a alguns dos habituais titulares.
Escalação provável: Rochet; Varela, Cáceres, Ollivera e Piquerez; Betancur, Arrascaeta e Valverde. C. Rodriguéz, Pellistri e Aguirre.
Dica de Prognóstico
O Chile entra para este duelo sem condições de lutar por qualquer objetivo, que não seja somar um triunfo, que lhe permita “honrar” a camisola. Do outro lado terá uma seleção que ainda precisa defender a 3.ª posição, apesar de se cair uma ou duas posições, também não terá consequências de maior, pois tem o apuramento, para o campeonato do mundo de 2026 assegurado. Assim, este poderá ser um encontro, um pouco à imagem dos anteriores, sem muitos golos, e até com o Uruguai a ter o sinal mais. Assim, o mercado “Menos de 2.5 gols”, que se confirmou em 60% dos últimos 5 duelos, em casa do Chile, com o Uruguai, pode voltar a ser uma aposta interessante.
As Melhores Casas de Apostas