Fenerbahçe – Benfica (Liga dos Campeões)
A grama do Ulker Stadium Şükrü Saracoğlu, na cidade de Istambul, vai servir de palco ao duelo da próxima quarta-feira, entre os times do Fenerbahçe e do Benfica, que se defrontam no encontro de ida do play-off da Liga dos Campeões da UEFA. Depois de ter tido dificuldades no primeiro embate da eliminatória anterior contra o Feyenoord, perdendo nos Países Baixos por duas bolas a uma, a formação orientada por José Mourinho deu grande réplica perante a sua torcida e conseguiu um excelente resultado (5-2) para dar a volta à eliminatória e marcar duelo com as águias de Lisboa. Já a turma a cargo de Bruno Lage tem tido um belo arranque de nova temporada, com quatro vitórias com folha defensiva limpa (baliza inviolada) em quatro partidas, mas terá aqui um desafio substancialmente mais complicado do que a maioria daqueles que encontrou até ao momento.
Análise Fenerbahçe
O time do Fenerbahçe tem pressão adicional à entrada para essa última eliminatória que o separa da fase de liga da Liga dos Campeões, já que não consegue chegar à fase final da maior competição de clubes organizada pela UEFA desde a temporada distante de 2008/09. As coisas não têm corrido bem a nível interno e a situação estende-se para o contexto continental. Na última época, o conjunto a cargo de José Mourinho terminou o campeonato turco no 2.º lugar, com 84 pontos, a 11 do campeão e rival Galatasaray, depois de somar 26 vitórias, seis empates e quatro derrotas – com 90 gols marcados e 39 gols sofridos – em 36 rodadas.
Ao cabo de três jogos oficiais na nova época, a equipe do Fenerbahçe já experienciou todos os resultados possíveis, ou seja, ganhar, empatar e perder. Na estreia oficial, o coletivo de Mourinho não resistiu à equipe do Feyenoord, perdendo em solo neerlandês por 1-2, de forma cruel, ao sofrer o gol que ditou a derrota em cima do apito final depois de ter chegado pouco antes ao empate. Em casa, na última semana, os turcos até sofreram primeiro, mas mostraram de que fibra são feitos, vencendo por 5-2 e conseguindo a cambalhota no marcador. No passado sábado, o conjunto de Mourinho cumpriu a sua estreia na nova edição da Superliga Turca, onde ficaram no 2.º lugar na última época, e voltou a desiludir. Na visita ao Goztepe, Talisca até dispôs de uma grande penalidade já na compensação, mas falhou, e o Fenerbahçe não foi além de empate a 0-0.
Escalação provável: Eğribayat – Osterwolde, Škriniar, Müldür – Brown, Szymański, Amrabat, Fred, Semedo – En-Nesyri, Duran
Análise Benfica
A equipe do Benfica atravessa uma fase de alta pressão, apesar do bom rendimento a abrir o ano esportivo de 2025/26, desde logo pelo ato eleitoral que marca a atualidade do clube, previsto para outubro próximo. Além disso, a reta final da última época deixou sensação amarga para o conjunto de Bruno Lage, ao perder nas últimas jornadas o campeonato português e também na final da Taça de Portugal. Na nova edição da Liga Portugal Betclic, a formação encarnada só cumpriu a sua estreia no passado fim-de-semana, já que por conta da realização da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões conseguiu ver adiado o confronto referente à 1.ª rodada, com o Rio Ave.
Com pouco tempo para preparar da forma mais adequada a nova temporada, o time do Benfica participou na última edição da Copa do Mundo de Clubes, tendo se ficado pelas oitavas de final, onde perdeu com o Chelsea (1-4, após tempo extra), que viria a conquistar o troféu da competição. No regresso aos trabalhos, a turma de Bruno Lage escolheu precisamente o Fenerbahçe para a Eusebio Cup, torneio de pré-temporada que inclui um jogo amistoso onde a equipe se mostra aos adeptos e associados, onde venceu por 3-2. No arranque oficial, as águias bateram o rival Sporting, por 1-0, e conquistaram a Supertaça Cândido de Oliveira, antes de passar na 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões sem problemas de maior, com duas vitórias aos franceses do Nice, por 2-0 fora e por 2-0 em casa. No último sábado, o Benfica fez finalmente a estreia no novo campeonato português e, apesar das dificuldades sentidas, conseguiu o mais importante e somou os três pontos, com vitória ao Estrela da Amadora, por 1-0, graças a gol obtido na conversão de penalidade.
Escalação provável: Trubin – Dedić, Otamendi, António Silva, Dahl – Schjelderup, Barrenechea, Ríos, Aursnes – Pavlidis, Ivanović
Dica de Prognóstico
Grande ambiente em perspetiva no suporte à equipe do Fenerbahçe, que procurará tirar proveito do mando de campo nessa partida de ida para chegar em vantagem à decisão da próxima semana, prevista para o Estádio da Luz, em Lisboa. A turma do Benfica promete apresentar uma boa organização tático-defensiva, respeitando o vulcão do estádio da equipe de Mourinho, mas ainda assim deve sentir alguns problemas para impedir que o rival crie boas chances para marcar, havendo boa probabilidade de sofrer o primeiro gol na temporada nessa visita à Turquia. Por outro lado, o Fenerbahçe deverá se expor defensivamente a espaços e, perante um ataque temível como o da equipe de Lage, este promete vir a ser um jogo dinâmico em termos ofensivos e com boas chances de gol para ambos os lados.
As Melhores Casas de Apostas