Panathinaikos – Shakhtar (Liga Europa)
O Estádio Olímpico de Atenas é o palco para o início de uma “grande batalha”, por uma vaga na final da fase de qualificação para a Liga Europa. Frente a frente, na próxima quinta-feira, estarão duas equipas com fortes ambições nesta prova, e que outrora já disputaram, com regularidade a Liga dos Campeões. A formação grega chega a este duelo depois de falhar o acesso à Liga dos Campeões, caindo às mãos do Rangers, da Escócia. Já o Shakhtar eliminou o Besiktas, na Liga Europa. A formação ucraniana tem a vantagem de já ter iniciado os eu campeonato, algo que o Panathinaikos só o fará na última semana de agosto.
Análise Panathinaikos
O Panathinaikos tenta “renascer” no panorama do futebol europeu, depois de já o ter feito nas provas internas, nomeadamente na superliga grega.
O Panathinaikos é um dos maiores clubes da Grécia, e o 2.º com mais títulos de primeira divisão, conquistados. Foi campeão por 20 vezes, apenas superiorizado pelo Olympiacos que regista 48. A última vez que o Panathinaikos se sagrou campeão grego foi em 2010. Na temporada passada, em 2024/2025, o Panathinaikos, orientado por Rui Vitória, ficou na 3.ª posição, apenas a 3 pontos do 2.º colocado. Para os adeptos do Panathinaikos foi uma época difícil, e esta nova época “agudizou”, ainda mais, a sua insatisfação com o trabalho de Rui Vitória, pois a equipa falhou um dos objetivos mais importantes, a entrada na fase de liga da liga dos campeões.
Por tudo isto, esta eliminatória com o Shakhtar poderá ser a última oportunidade para Rui Vitória. Mas, os resultados, caseiros, do Panathinaikos têm desiludido, pois a equipa venceu apenas 1 dos últimos 5 encontros disputados. Além disso, em 60% desses encontros, o Panathinaikos consentiou golos. Também o ataque, da formação grega, não tem estado a bom nível, tendo ficado 2 dos últimos 5 jogos, em branco, e em outros 2, marcou, apenas, 1 golo. Um desses encontros foi diante do Sporting Braga, com quem perdeu por (1-2).
Escalação provável: Dragowski; Kotsiras, Palmer-Brown, Touba e Kyriakopoulos; Chirivella; Bakesetas e Maksimovic; Pellistri; Djuricic; Ionnidis.
Análise Shakhtar
O Shakhtar, tal como outras equipas ucranianas, tenta reerguer-se do difícil contexto que assola o país. A Liga Europa tentará ser um “ponto de fuga” para ajudar a equipa a ultrapassar os enormes problemas que enfrenta há mais de 3 anos.
A equipa do Shakhtar ficou na 3.ª posição no último campeonato ucraniano. Ficou atrás do campeão Dínamo Kyiv, e também do Oleksandriya. Está, aos poucos, a tentar recuperar, agora sob o comando de A. Turan, que tenta devolver a glória a uma equipa que ainda há poucos anos era a referência do futebol ucraniano, nas provas da UEFA.
O percurso do Shakhtar, nesta edição da Liga Europa teve início no embate com o Ilves, equipa da Finlândia, que derrotou com um agregado de (5-0). Seguiu-se o Besiktas, e este sim, prometia ser um “osso duro de roer”, para a turma ucraniana. Mas, logo no jogo da primeira mão, e de forma surpreendente, on Shakhtar tratou de resolver, bem cedo, a questão e venceu por (2-4). E se caso ainda restassem dúvidas, a formação ucraniana ainda venceu o jogo da 2.ª mão, por (2-0). Por tudo o que tem mostrado, e até pelo andamento “maior” que o conjunto de A. Turan tem, há boas condições para o conjunto ucraniano poder seguir em frente.
Escalação provável: Riznyk; Tobias, Bondar, Matviienko e Henrique; Marlón Gomes, Alisson, Pedrinho, Kevin e Oscheretko; Kaua Elias
Dica de Prognóstico
O Panathinaikos, sob o comando de Rui Vitória, está “sobre brasas”. Depois de falhado o título, e agora a entrada para a Liga dos Campeões, a entrada na fase de liga, da Liga Europa, é crucial. Mas, a permeabilidade defensiva, que a equipa já vinha apresentando, e agora pressionada a arriscar e vencer, em casa, poderá ser o cenário ideal para que o Shakhtar possa, no mínimo fazer golos. E, se assim for, o mercado de “ambas marcam”, poderá ser uma aposta bem provável de se verificar.
As Melhores Casas de Apostas