Santos – Juventude (Brasileirão)
O Estádio Urbano Caldeira, em São Paulo, vai ser o palco do duelo da próxima segunda-feira, que fechará as hostilidades da 18.ª rodada do Brasileirão, entre os times do Santos e do Juventude. A equipe orientada por Cléber Xavier não tem sido capaz de realizar o trajeto que toda a sua torcida pretendida em ano de regresso ao convívio dos tubarões do futebol brasileiro e segue aflita em zona de rebaixamento, com os mesmos 15 pontos do Vasco da Gama, que respira ligeiramente melhor com menos um jogo que o Peixe. À procura de voltar às vitórias, a formação santista terá pela frente a equipe interinamente orientada por Gerson Ramos, que tem preparado essa deslocação do Juventude após a demissão do técnico Claudio Tencati. Na imprensa esportiva, se refere a possibilidade de Thiago Carpini ser o próximo comandante definitivo da equipe, mas as negociações prosseguem sem fumo branco até esta altura.
Análise Santos
A equipe do Santos tem sentido grandes problemas para efetuar o trajeto equilibrado que pretendia na corrida pela permanência e por se classificar ao menos para a Copa Sul-Americana e chega a essa rodada no 17.º lugar do quadro classificativo, o primeiro no Z4, com os mesmos 15 pontos do Vasco, um acima do Fortaleza. Em 16 partidas de campeonato, o registro completo da formação a cargo de Cléber Xavier inclui quatro vitórias, três empates e nove derrotas, com 15 gols marcados e 21 gols sofridos.
Sem vencer há três partidas consecutivas, o time do Santos tem tido alguma dificuldade para corresponder às expectativas, mas tentará aproveitar a forma heroica como recuperou de desvantagem de dois gols na última rodada e arrecadou um ponto para tentar voltar às vitórias perante a sua torcida. Após voltar ao campeonato depois da paragem com vitória moralizadora frente ao Flamengo (1-0), em casa, o Santos foi surpreendentemente goleado no terreno do Mirassol, por 0-3, acabando por agudizar o mau momento com novo desaire, em casa, contra o Internacional (1-2). No passado fim-de-semana, a turma de Cléber Xavier jogou boa parte da visita ao Sport Recife em desvantagem numérica, mas conseguiu empatar a 2-2 com dois gols no final depois de ter estado a perder por 0-2.
Provável Escalação: Gabriel Brazão; Igor Vinicius, Basso, Luan Peres, Souza; Bontempo, Schmidt, Rollheiser, Neymar, Barreal; Tiquinho Soares
Análise Juventude
O time do Juventude tem sido incapaz de seguir com tranquilidade rumo àquela que pretende que venha a ser a permanência entre o escalão de elite do futebol brasileiro e chega a essa rodada a ocupar o 19.º e penúltimo posto do quadro classificativo, com 11 pontos, seis acima do Sport Recife e a três do Fortaleza. Em 15 partidas de campeonato, o registro total da formação liderada atualmente por Gerson Ramos é de três vitórias, dois empates e 10 derrotas, com 10 gols marcados e 32 gols sofridos.
Numa sequência de três derrotas consecutivas, o time do Juventude atravessa um mau momento de forma que levou à saída do treinador Claudio Tencati nas últimas horas. A preparação para essa visita ao Santos tem sido feita pelo interino Gerson Ramos, que deverá preparar a chegada de Carpini como futuro líder técnico da equipe. Na última rodada do campeonato, a formação do Juventude foi goleada fora pelo Bahia, perdendo por três gols sem resposta, depois de ser também incapaz de marcar qualquer gol nos desaires averbados contra o São Paulo (0-1), em casa, e na visita ao Cruzeiro (0-4).
Provável Escalação: Gustavo; Nata, Abner, Angel; Reginaldo, Ewerthon, Jadson, Lucas Fernandes, Marcelo Hermes; Taliari, Gabriel Veron
Dica de Prognóstico
Protagonistas de campanhas negativas, que fazem com que cheguem a esse duelo da rodada 18 em zona de rebaixamento, Santos e Juventude devem se dispor a lutar pela vitória sem reservas táticas, com uma estratégia ofensiva desde o primeiro minuto de parte a parte. Perante a sua torcida e frente a um adversário com grande instabilidade na preparação para essa rodada, a equipe de Cléber Xavier promete impor seu futebol de forma mais vincada durante mais tempo, devendo ser capaz de criar mais e melhores chances de gol e justificar um regresso às vitórias, que pode levar o Santos a abandonar o Z4 no final da rodada.
As Melhores Casas de Apostas