Bahia – Juventude (Brasileirão)
O gramado da Arena Fonte Nova, em Salvador, vai acolher no próximo domingo o confronto entre os times do Bahia e do Juventude, previsto por conta da 17.ª rodada do Brasileirão, num momento menos bom para os dois times, que seguem ainda assim separados por 14 pontos na pauta classificativa do campeonato. A turma orientada pelo técnico Rogério Ceni tem feito um belo trajeto e supera as expectativas num momento em que ocupa a zona de acesso às etapas preliminares da Copa Libertadores, mas procura esquecer a eliminação na Copa Sul-Americana a meio da semana. Do outro lado, a formação dirigida pelo treinador principal Claudio Tencati segue afundada no Z4 e com trajeto insuficiente para corresponder às expectativas de equilíbrio na briga pelo objetivo da permanência. Os três pontos podem, no entanto, aproximar o Juventude da zona de salvação.
Análise Bahia
A equipe do Bahia chega a essa rodada da Série A a ocupar o 6.º posto do quadro classificativo, com os mesmos 25 pontos do Botafogo, um acima do Mirassol e a dois de distância do RB Bragantino. Em 14 rodadas, o registro completo da formação a cargo do técnico Rogério Ceni somou sete vitórias, quatro empates e três derrotas, com 17 gols marcados e 13 gols sofridos. A intenção passa por realizar o melhor trajeto possível, de preferência assegurando a classificação para as provas continentais da CONMEBOL em 2026.
Sem vencer há três jogos consecutivos, o time do Bahia atravessa um momento menos positivo, que procura quebrar nesse retorno ao convívio com a sua torcida, após dois jogos seguidos longe de casa. Na última rodada do Brasileirão, depois de ter voltado do interregno com vitória frente ao Atlético Mineiro, por 2-1, em casa, o coletivo de Rogério Ceni visitou o reduto do aflito time do Fortaleza e até esteve em desvantagem durante boa parte do tempo do encontro, acabando por conseguir um empate a uma bola. Na última terça-feira, o Bahia foi eliminado pelos colombianos do America de Cali nos 16 avos de final da Copa Sul-Americana, com derrota fora no jogo da volta da eliminatória, por 0-2, depois do empate, a 0-0, na ida, em casa.
Provável Escalação: Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos, Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro; Ademir, Rodriguez, Erick Pulga
Análise Juventude
A equipe do Juventude tem estado a realizar uma trajetória fraca na corrida pelo objetivo da permanência entre o principal escalão do futebol brasileiro na próxima época e chega a essa partida a ocupar o 18.º e antepenúltimo lugar da tabela classificativa, com os mesmos 11 pontos do Fortaleza, a três de distância do Santos e do Vasco da Gama, que ocupa a primeira vaga de permanência. Em 14 partidas, o registo total dos comandados de Claudio Tencati é de três vitórias, dois empates e nove derrotas, com 10 gols marcados e 29 gols sofridos.
Após ter averbado duas derrotas consecutivas, o time do Juventude procura recuperar algum do ânimo em direção ao seu principal objetivo no campeonato e numa deslocação à casa do 6.º colocado a soma de pelo menos um ponto já seria de bom tom. Na última rodada do Brasileirão, nessa quinta-feira, a formação de Tencati foi derrotada pelo São Paulo, por 0-1, depois de ter conseguido manter o seu gol inviolado até ao minuto 85. Na rodada do último fim-de-semana, a equipe do Juventude não teve argumentos para lidar com o bom momento do líder Cruzeiro, tendo saído goleada (0-4) da deslocação a Belo Horizonte, depois de voltar ao campeonato com resultado positivo, frente ao Sport Recife (2-0, em casa).
Provável Escalação: Gustavo; Reginaldo, Angel, Marcos Paulo, Marcelo Hermes; Caique Gonçalves, Jadson, Mandaca; Gabriel Veron, Gilberto, Batalla
Dica de Prognóstico
Bom jogo em perspetiva, entre duas equipes que chegam longe de seus melhores momentos de forma, com pressão elevada quer para um, quer para o outro lado. Em casa, o time do Bahia deve sempre procurar ter um futebol dinâmico em termos ofensivos, pressionante e a gerir os ritmos do jogo em posse desde cedo, perante uma equipe do Juventude mais focada na organização do seu processo defensivo, à espreita de aproveitar o espaço na profundidade para tentar criar perigo. A verdade é que, fora de portas, é pouco crível que o coletivo de Tencati apresente solidez suficiente para impedir a turma de Ceni de criar várias chances de gol e justificar a soma dos três pontos.
As Melhores Casas de Apostas