Nesta última segunda-feira (02) o Zenit St Petersburg conquistou pela terceira vez a Copa da Rússia (já tinha vencido em 1998/99 e 2009/10). A grande final da competição foi disputada em partida única na Arena Kazan, casa do outro finalista, CSKA Moscou, e terminou com uma goleada de 1×4 do Zenit, com direito a dois gols de pênaltis do brasileiro Hulk. De acordo com o regulamento da Copa da Rússia, as equipes da primeira divisão do futebol russo entram na Copa a partir do momento em que restam 32 equipes na competição. Segundo esta regra, o Zenit entrou na Copa da Rússia para enfrentar fora de casa o Volga Tver, adversário que foi derrotado por 0x3 na prorrogação. Nas oitavas de final, a equipe jogou em casa contra o Tosno, vencendo por 5×0 e passando de fase. Já nas semifinais, o Zenit enfrentou fora de casa o Amkar Perm’ e empatou em 1×1 no tempo regulamentar, para depois vencer por 3×4 nos pênaltis. Na grande final, o nome do jogo foi o brasileiro Hulk, que além de marcar dois dos quatro gols do Zenit, deu o passe para mais um. O brasileiro de 29 anos é o artilheiro da equipe, com vinte gols marcados na temporada 2015/16, contando com quatorze gols no Campeonato Russo, que fazem de Hulk o artilheiro da competição.

Brasileiro Hulk comemorando gol pelo Zenit.

Brasileiro Hulk comemorando gol pelo Zenit.

Depois de conquistar o título, o atacante brasileiro deu uma entrevista se mostrando feliz por mais um título em seu histórico. “[…] É sempre bom ganhar títulos. Profissionalmente é bom estar somando conquistas. Eu já havia ganho a Liga e a Supercopa com o Zenit e agora a Taça da Rússia para completar tudo. Fico muito feliz. Espero ganhar muito mais títulos”. Outro brasileiro da equipe, o meio campista Maurício que chegou no Zenit nesta temporada, falou sobre seu primeiro título na equipe. “O time entrou em campo com muita seriedade e mereceu essa conquista. Sabíamos que o jogo seria extremamente complicado, mas o Zenit esteve atento desde o minuto inicial. Fico muito feliz por esse título com o clube. Agora vamos buscar os outros objetivos que temos na temporada. Conquistar o campeonato russo e uma vaga para a Liga dos Campeões do próximo ano”.

Clube número 1 da Rússia

No seu início, o Zenit atendia pelo nome de Stalinets em homenagem ao ditador socialista Joseph Stalin.

No seu início, o Zenit atendia pelo nome de Stalinets em homenagem ao ditador socialista Joseph Stalin.

A fundação do FC Zenit St. Petersburg aconteceu em maio de 1925 em uma usina siderúrgica da cidade de Leningrado (hoje é St. Petersburg). Naquele ano, foi montada na usina uma equipe de jogadores que levou o nome de Stalinets, em homenagem ao na época líder da União Soviética, Joseph Stalin. No começo, a equipe disputava o campeonato de sua cidade, mas em 1936 participou da primeira edição do Campeonato Soviético de Futebol. Já em 1940, a usina siderúrgica teve de ser desativada e o time Stalinets mudou de dono, sendo propriedade da fábrica LOMO – União de Óptica Mecânica de Leningrado. E durante a Segunda Guerra Mundial, vários atletas do time foram para outras cidades ou ficaram na Rússia e acabaram não sobreviveram a grande guerra.

O primeiro título dos Stalinets foi em 1944, quando foi campeão da Copa da URSS, porém, depois do título o clube russo não conseguiu ter bons resultados, e quase foi rebaixado para a segunda divisão do futebol russo em 1967. Mas para a sua sorte, aquele era o ano de comemoração de 50 anos da Revolução de Outubro que tinha acontecido em Saint Petersburg (antiga Leningrado), cidade que tinha apenas o Stalinets como clube de futebol, sendo assim, mesmo terminado o campeonato soviético na última colocação, a equipe permaneceu na principal divisão, pois as autoridades não acharam uma boa ideia rebaixar a única equipe da cidade festiva. Em 1984, o clube finalmente conquistou pela primeira e única vez o Campeonato Soviético, além de ter quatro jogadores de seu time convocados para a Seleção Soviética daquele ano. Da metade para o fim da década de 1980, quando o regime socialista foi retirado da Rússia, o clube tornou-se independente, algo que não o ajudou nem um pouco, já que foi rebaixado na mesma época. Tudo mudou em 1991, época que aconteceu a separação da União Soviética e de algumas repúblicas que formavam a Rússia. Com essa separação, foi criado o Campeonato Russo de Futebol, o qual a equipe pode participar já na primeira divisão. Foi nesse mesmo ano que a cidade de Leningrado teve seu nome alterado para Saint Petersburg, e o clube que ainda atendia por Stalinets, passou a ser chamado de Zenit St. Petersburg.

Atualmente, o Zenit tem a maior torcida da Rússia e desde 2014 a equipe tem como mascote o personagem Bart Simpson, do seriado da Fox, Simpson. Entre os principais títulos nacionais conquistados pelo Zenit estão os quatro títulos do Campeonato Russo (2007, 2010, 2011/12, 2014/15), três da Supercopa da Rússia (2008, 2011, 2015), três da Copa da Rússia (1998/99, 2009/10, 2015/16). Já a nível europeu, a equipe foi campeã da Copa da UEFA na temporada de 2007/08, igualando-se ao seu adversário CSKA Moscou, como as duas únicas equipes russas que conquistaram uma taça europeia, e ainda em 2008, o Zenit conquistou a Supercopa Europeia. Na atual temporada, a equipe ocupa a quarta colocação no Campeonato Russo, estando a três pontos da zona de classificação para a Liga Europa e há quatro pontos do líder CSKA Moscou, além é claro no título da Copa da Rússia conquistado na última segunda-feira.

Boas Apostas!