Um dos destaques do Coritiba nos últimos anos, o zagueiro Luccas Claro, não permanecerá na equipe paranaense, a qual defendeu por dez anos. Depois de fazer um bom Campeonato Brasileiro, o que não impediu que o Coritiba sofresse novamente com a possibilidade de rebaixamento, o jogador acertou na última quarta-feira (04) a sua transferência para o futebol turco, onde defenderá o Gençlerbirligi até junho de 2018.

Luccas Claro com empresário e representantes do Gençlerbirligi.

Luccas Claro com empresário e representantes do Gençlerbirligi.

Revelado pelo Coritiba, o zagueiro tinha contrato com o clube paranaense valido até o dia 31 de dezembro de 2016 e já despertado o interesse de clubes da primeira divisão do futebol brasileiro e de um clube turco, o Kasimpasa. Durante o ano passado, o Coritiba recebeu uma proposta de € 1 milhão por Luccas Claro de um clube turco, o que poderia render um bom dinheiro aos cofres paranaense, porém, o clube acabou recusando a proposta. Com o fim do contrato do zagueiro se aproximando, o Coxa começou a negociar a renovação de contrato do jogador, porém, as partes não entraram em nenhum acordo. Com isso, o vínculo do jogador se encerrou no último dia de 2016 e a negociação com o clube turco, Gençlerbirligi, acabou saindo sem custos e o Coritiba não receberá nada pela ida do zagueiro para o futebol internacional.

Em nota oficial, o zagueiro de 25 anos agradeceu ao clube que o formou e ainda falou sobre o futebol turco, lembrando ainda que terá que se adaptar ao novo país. “Agradeço ao Coritiba por tudo que fizeram por mim até aqui. O Coxa abriu as portas para eu mostrar o meu futebol. Depois de quase dez anos defendendo essa camisa chegou a hora de eu começar uma nova fase na minha carreira, e espero traçar um caminho de vitórias por aqui. O futebol turco é forte, competitivo, e sei que tenho uma missão árdua pela frente. Vou me dedicar ao máximo para buscar um lugar no time. Espero que a minha adaptação ao novo país seja rápida. Claro que vou encontrar dificuldades pela frente, mas isso é passageiro”. Luccas Claro chega ao Gençlerbirligi em meio a uma boa campanha do clube no Campeonato Turco, onde o clube ocupa a oitava colocação, estando 14 pontos atrás do líder, Istambul Basaquehir, e dez pontos de distância da zona de rebaixamento.

O zagueiro Luccas Claro

Luccas Claro comemora gol na vitória de 3x2 contra o Sport Recife na 7ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2016.

Luccas Claro comemora gol na vitória de 3×2 contra o Sport Recife na 7ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2016.

O zagueiro Luccas Claro dos Santos tem 25 anos de idade e foi uma das referências do setor defensivo do time do Coritiba Foot Ball Club nesta ultima temporada do Campeonato Brasileiro. Criado nas categorias de base do clube curitibano, Luccas Claro chegou com 16 anos ao ‘Coxa’ como é chamado o clube Coritiba. O jovem zagueiro foi promovido ao profissional do clube em 2011, quando o Coritiba tinha recém subido da segunda divisão, sendo campeão brasileiro da Série B de 2010. Luccas Claro ajudou a equipe a conquistar o bicampeonato paranaense em 2011e emendando o tetracampeonato paranaense sendo novamente campeão em 2012 e 2013. O jovem Luccas Claro demonstra força física, um bom desarme, jogo aéreo seguro e segurança na saída de bola.

Luccas Claro teve boa atuação no Campeonato Brasileiro de 2016, o zagueiro jogou em 23 das 38 rodadas e acumulou um scout de 15 faltas sofridas, 23 roubadas de bola, 9 jogos sem sofrer gol, 2 gols e uma assistência para gol, ainda teve uma finalização defendida e seis para fora. O Coritiba viveu bastante inconstância durante a temporada de 2016, iniciou o ano perdendo a final do campeonato estadual para o rival Atlético Paranaense, depois foi eliminado precocemente pelo Juventude na 2ª fase da Copa do Brasil. O Coritiba animou sua torcida na Copa Sul-Americana, quando foi eliminado somente nas quartas de final pelo Atlético Nacional que é o atual campeão da Copa Libertadores e terceiro no Mundial de Clubes da FIFA. O Coritiba empatou em 1×1 em casa com participação de Luccas Claro como titular da equipe e perdeu o segundo jogo por 3×1 em Medellín, jogo qual Luccas Claro não participou.

Luccas Claro teve boas atuações e se mostrou de forma segura nestas competições. O Coritiba ainda passou por várias trocas de técnicos durante o ano, o que prejudicou o rendimento da equipe que terminou o Campeonato Brasileiro apenas na décima quinta posição da tabela de classificação, com apenas três pontos a mais que o rebaixado Internacional. Luccas Claro fez seu último jogo pelo Coritiba no Campeonato Brasileiro contra o Fluminense na 32ª rodada, jogo no Couto Pereira, casa do Coritiba que acabou empatado em 1×1. Após isso o jogador não atuou mais pelo Coritiba, a mídia especulou que o zagueiro já estava negociado, por isso não atuou mais. Agora em 2017, após o zagueiro ter encerrado seu vínculo com o Coritiba Foot Ball Club, acertou contrato com a equipe do futebol turco Gençlerbirligi.

Boas Apostas!