O Young Boys é o novo campeão da Suíça. O time de Berna conseguiu interromper a hegemonia do Basel, emblema que venceu as últimas oito edições do campeonato local.

Foto: "Young Boys"

Foto: “Young Boys”

Atendendo ao rumo dos acontecimentos, só faltava a confirmação matemática: o Young Boys é o novo campeão helvético, evitando a conquista do novo título consecutivo por parte do rival Basileia. O time de Berna foi bem dominador nessa edição da Super League 2017/18 e pôde celebrar a quatro jornadas do fim da competição. Em 32 rodadas, o Young Boys somou 75 pontos, fruto de 23 vitórias, seis empates e três derrotas. Em termos atacantes, apontou 77 gols – média superior a dois golos marcados por jogo – e, defensivamente, consentiu 34 tentos.

Nessa rodada 32, o Young Boys entrou sabendo que uma vitória perante o Luzern, terceiro colocado da tabela, permitira voltar a celebrar volvidos 32 anos. No entanto, a tarde não foi fácil no Stade de Suisse: o Young Boys, treinado pelo austríaco Adi Hutter, entrou a perder por uma bola a zero devido a um gol de Christian Schneuwly logo aos dois minutos da segunda parte. A vantagem da equipe forasteira não durou mais de cinco minutos: o árbitro do desafio Stepahn Klossner viu uma grande penalidade cometida na área do Luzern e, chamado a bater, Guillaume Hoarau converteu o lance com sucesso. O tento da vitória que soltaria a festa em definitivo surgiu a um minuto dos 90, por intermédio de Jean-Pierre Nsamé, atacante camaronês que tinha sido lançado no desafio a um quarto de hora do apito final.

Contas feitas, o Young Boys tem agora 16 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado Basileia, ainda que o principal adversário tenha um jogo a menos, uma vez que só entrará em campo neste domingo para medir forças com o Thun.

O Young Boys voltou a poder celebrar a conquista do título helvético volvidos 32 anos e na próxima temporada disputará a fase de grupos da Liga dos Campeões. O Basileia, com 13 pontos de vantagem em relação ao terceiro colocado, vai disputar a fase preliminar da “liga milionária”, enquanto o Luzern tem um ponto de avanço em relação ao St Gallen e ainda terá que suar para defender o lugar no pódio e consequente acesso à Liga Europa da próxima temporada.

Boas Apostas!