No dia em que Ousmane Dembélé foi oficialmente apresentado em Camp Nou como reforço do Barcelona, o Borussia Dortmund não tardou a comunicar a solução encontrada para preencher a vaga deixada pelo jovem francês. O internacional ucraniano Andriy Yarmolenko já é jogador do emblema alemão.

Foto: "Dortmund"

Foto: “Dortmund”

Após a retirada de Shevchenko em 2012, Yarmolenko se assumiu como o internacional ucraniano mais mediático ao longo dos últimos anos, mesmo sem abandonar o futebol do país de origem. Nascido em Leningrad na antiga URSS, o atacante de 27 anos dedicou toda sua carreira futebolística ao Dínamo de Kiev, emblema que representou profissionalmente nas últimas dez temporadas, chegando a capitanear a equipa – conquistou três campeonatos da Ucrânia, o mesmo número de Supercopas e uma duas edições da Copa ucraniana. Mostrou suas qualidades ao serviço do time da capital de Leste na Liga dos Campeões e, com a camisa da seleção, esteve no Euro 2012 e no Euro 2016, representando as cores nacionais em 70 ocasiões. Jogador talhado para funções ofensivas, pode jogar em qualquer posição da frente de ataque, embora seja provável que Peter Bosz opte por colocá-lo em uma das faixas. Antes da mudança para o Borussia Dortmund, Yarmolenko ainda cumpriu dez partidas coma camisa do Dínamo, apontado quatro gols. Os últimos dois antes da despedida foram apontados a 11 de agosto, na receção ao Zirka (3-0), tendo ajudado a equipa a ultrapassar o “play-off” da Liga Europa diante dos portugueses do Marítimo antes de abandonar o clube.

25 milhões de euros

A contratação de Andryi Yarmolenko custou aos cofres do Dínamo de Kiev uma quantia a rondar os 25 milhões de euros, isso depois de ter recebido 105 a troco dos serviços de Ousmane Dembelé. Segundo a informação que consta no anúncio publicado pelo Borussia Dortmund, o jogador que vai vestir a camisa 9 assinou um contrato válido até junho de 2021.

Nas últimas três épocas, curiosamente, Yarmolenko apontou exatamente o mesmo número de golos com a camisa do Dínamo de Kiev: 19.

Antes de se estrear com as cores do Borussia Dortmund, Yarmolenko deverá defender as suas cores nacionais nos dois compromissos de qualificação para a Copa do Mundo 2018 que a Ucrânia vai disputar, frente à Turquia e à Islândia. Vitorioso nas duas primeiras jornadas, o Borussia Dortmund viaja até ao reduto do Friburgo no próximo dia 9 de setembro em partida válida pela terceira rodada do campeonato alemão.

Boas Apostas!