À excepção da Série A italiana, os principais campeonatos europeus já chegaram ao fim, pelo menos no que respeita a suas fases regulares. Esta quinta-feira, na Alemanha e na França, se discutiram as partidas de ida relativas ao “play-off” de permanência.

Foto: "bundesliga.com"

Foto: “bundesliga.com”

Basta recuarmos uma temporada para vermos o Wolfsburg entre a elite do futebol europeu, disputando a Liga dos Campeões. Nesse momento, os “Lobos” não são mais que uma mera caricatura desse time que lutou entre os principais colossos europeus. Ao terminar na 16ª e antepenúltima posição da tabela da Bundesliga, o Wolfsburg ficou condenado a disputar um “play-off” de permanência e a partida de ida se realizou esta quinta-feira, na Wolkswagen Arena. O Eintracht Brawnschweig, emblema que no final da temporada 2013/14 caiu na 2. Bundesliga ao terminar na última posição da tabela, é o adversário do Wolfsburg. O primeiro desafio culminou com uma vitória do time local por uma bola a zero. Porque “quem sabe não esquece”, foi o veterano atacante Mario Gomez a fazer as honras, convertendo com sucesso uma grande penalidade – braço na bola do zagueiro Valsvik – que dá vantagem miníma ao seu time para a segunda mão. O Wolfsburg deu um importante passo na luta pela sobrevivência entre a elite do futebol germânico. A partida de volta está marcada para a próximo quinta-feira e definirá qual dos dois vizinhos – separados por apenas 35 quilómetros – disputará a Bundesliga 2017/18.

 Lorient perde em Troyes

O percurso do Lorient na Ligue 1 2016/17 foi uma autêntica desilusão. Os “Les Merlus” ficaram no 18º posto com 36 pontos, mais um que o Nancy (diretamente relegado junto com o Bastia) e menos um que Caen (17º) e Dijon (16º).

A partida de ida desse duplo confronto com o Troyes não correu da melhor forma e o Lorient acabou derrotado por dois a um frente ao terceiro colocado da edição da Ligue 2 que terminou na última semana, muito emocionante por sinal com incerteza até aos últimos instantes no que à subida diz respeito. O Troyes esteve com um pé na Ligue 1, competição que abandonou na temporada passada, mas o gol que deu a vitória ao Amiens nos acréscimos fez com que o time do Troyes ficasse no terceiro posto, disputando esse “play-off” de promoção. No Stade de L’Aube, a torcida celebrou de forma tardia. Stéphane Darbion tinha dado vantagem ao Troyes aos 37 minutos do primeiro tempo, mas um gol de Majeed Waris aos 37 da segunda parte parecia definir o resultado final, mais agradável para o time forasteiro. Sem virar a cara à luta, o Troyes foi à procura do gol da vantagem, tendo bem presente que os jogos se disputam até ao último instante. Já em cima do minuto 90, após corte de cabeça de um zagueiro do Lorient, a bola  sobrou para Benjamin Nivet que atirou forte e colocado para o gol, dando vantagem para a partida de volta. Sem tempo para grande descanso, Troyes e Lorient se defrontam no sintético dos “Les Merlus” já no domingo, 28 de maio.

Boas Apostas!