A notícia chegou na manhã desse domingo (22) de uma forma um tanto ou quanto surpreendente. Marco Silva já não é treinador do Watford. O despedimento foi oficialmente anunciado pelos “Hornets”.

Foto: "Laurence Griffiths/Getty Images"

Foto: “Laurence Griffiths/Getty Images”

A jornada 24 da Premier League ditou o afastamento de mais um treinador. Horas depois da derrota do Watford no King Power Stadium frente ao Leicester por dois a zero, o Watford anunciou a saída de Marco Silva, técnico português contratado no início da temporada.

No comunicado que anuncia o despedimento do treinador, o Watford escreve que “o interesse de um clube rival” na contratação de Marco Silva terá feito com que o treinador português se desconcentrasse dos objetivos da equipa, referindo uma quebra de forma acentuada desde que a possibilidade de o treinador sair esteve em cima da mesa. A situação em causa diz respeito ao período de transição vivido pelo Everton após a saída do técnico holandês Ronald Koeman, entratento substituído no cargo por Sam Allardyce. A verdade é que nada fazia prever este despedimento: é certo que o Watford não atravessa a melhor das fases e venceu apenas uma vez nos últimos 11 jogos, mas ocupa um seguro 10º lugar da tabela com 26 pontos, cinco acima da zona de perigo. Nas redes sociais, as reações ao despedimento são bem variadas. Gary Lineker, opinião respeitada no universo da Premier League, referiu-se à saída de Marco Silva como “absurda”.

A quebra

Aos 40 anos, Marco Silva se encontrava à frente de seu segundo projeto no principal escalão inglês após ter assumido o comando do Hull City no final da temporada passada. Nesse ano, o percurso com o Watford começou bastante bem e os “Hornets” até estiveram entre os seis primeiros no mês de novembro, antes de o Everton ter assumido que queria avançar para a contratação do técnico português. O Watford rapidamente fechou a porta a esse cenário e, desde então, os resultados não foram os melhores. Desde então se disputaram mais 12 jornadas e a realidade é que o Watford só conquistou oito pontos nessa sequência. Segundo os dados da “WhoScored”, se considerássemos apenas o desempenho do time nesse intervalo de tempo, encontraríamos o Watford no penúltimo lugar da tabela classificativa.

Após o anúncio do despedimento do treinador, Richarlison, o único brasileiro do elenco que foi recrutado precisamente pelo português, reagiu de forma enigmática no “Twitter” ao postar um emoji pensativo.

O Watford volta a entrar em cena no próximo fim-de-semana para a FA Cup, no Saint Mary’s , frente ao Southampton. Para já, não há nenhum nome apontado ao cargo.

Boas Apostas!