O Chelsea Football Club perdeu uma peça defensiva importante, após dez anos no Chelsea o volante nigeriano Mikel John Obi de 29 anos de idade foi negociado com o clube chinês Tianjin Teda Football Club. O anuncio da transferência foi feito na última sexta-feira (06) pelo Twitter oficial do jogador. John Obi Mikel ficou encostado sem chances no elenco após a chegada do técnico Antonio Conte e preferiu seguir rumo ao futebol Chinês. “Como todos sabem, não joguei tanto nesta temporada quanto gostaria. Aos 29 anos, sinto que ainda tenho muitos anos de futebol pela frente”… “Com isso em mente, penso que é o momento de tentar um novo desafio. Por isso, anuncio que estou muito feliz em me juntar ao Tianjin Teda, da China, neste momento em que a Superliga Chinesa está decolando, e espero ajudar o time a continuar a crescer dentro e fora de campo nos próximos anos” postou Mikel em seu Twitter.

John Obi Mikel segue o caminho que seu ex-companheiro de Chelsea seguiu a poucos dias atrás, Oscar deixou o Chelsea e foi para a China defender o Shanghai SIPG. Segundo o jornal “The Times”, o jogador brasileiro terá o terceiro maior salário do mundo do futebol, recebendo cerca de R$ 84 milhões por ano, no caso do nigeriano John Obi Mikel, ele vai receber R$ 28 milhões por ano.

O volante John Obi Mikel

John Obi Mikel atuando pela seleção da Nigéria.

John Obi Mikel atuando pela seleção da Nigéria.

O Chelsea perdeu uma peça defensiva importante, o volante nigeriano John Obi Mikel já estava no Chelsea a uma década e ajudou os Blues a conquistar diversos títulos: uma Champions League, uma Liga Europa, duas Premier League, quatro Copas da Inglaterra, duas Copas da Liga Inglesa e um Community Shield. Com 1,88 m de altura, Mikel John Obi fazia uma boa defesa aérea e além disso, tem um bom passe de longa distância, boas enfiadas de bola e bons chutes de fora da área.

Mikel John Obi foi formado nas categorias de base do clube nigeriano Plateau United de 2002 a 2004 e foi lançado profissionalmente pelo clube norueguês FC Lyn Oslo em 2004 e foi negociado com o Chelsea em 2006. Mikel John Obi também tem passagens pela seleção nigeriana desde 2005, ele faturou a Copa Africana de Nações de 2013 e ajudou o time africano a ficar com a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Ao total, Mikel John Obi tem quase oitenta participações pela seleção nigeriana com cinco gols marcados. O jogador nigeriano ainda recebeu diversos prêmios individuais, recebeu o prêmio de Jovem jogador do ano africano de 2005 e 2006, Jogador jovem do ano do Chelsea de 2007 e 2008, Melhor jogador do Campeonato Africano das Nações de 2013 e Melhor jogador da partida da Copa do Mundo de 2014 (Irã 0x0 Nigéria). Agora em 2017, Mikel John Obi passará a atuar no futebol chinês pelo clube chinês Tianjin Teda Football Club.

Tianjin Teda Football Club

Escudo do Tianjin Teda Football Club.

Escudo do Tianjin Teda Football Club.

Fundado em 1957, o clube chinês Tianjin Teda Football Club é um clube da cidade de Tianjin, uma das maiores e mais importantes cidades da China, e uma das quatro cidades-municípios do país. A cidade é situada no nordeste da China e banhada peo Oceano Pacífico e faz divisa com Pequim, capital do país. O time mudou o nome de Tianjin City FC para Tianjin Teda, por se referir ao nome da atual desde 1998, proprietária do time o TEDA Group (Tianjin Economic – Technological Development Area).

O clube já conquistou a China FA Cup em duas oportunidades, em 1960 e outra mais recente em 2011. Outros títulos de menor expressão são o Chinese Football League B Champions em 1998 e a Coca-Cola Olympic League Champions em 1996 e a Reserve League Champions em 2007. O clube tem como casa o TEDA Football Stadium, inaugurado em 2004 e com capacidade de 37.450 lugares. Na última edição da Super Liga Chinesa, o Tianjin Teda Football Club terminou na décima colocação com nove vitórias, nove empates e doze derrotas, apenas permanecendo na elite do futebol chinês em 2017, quando terá o volante nigeriano John Obi Mikel para ajudar em seu setor defensivo e almejar lugares mais altos na tabela de classificação da Super Liga Chinesa.

Boas Apostas!