A Vila Belmiro, casa do Santos FC é responsável pela revelação de inúmeros craques, tanto de nosso tempo quanto de outras épocas mais antigas. Lógico que o mais famoso foi Pelé, porém inúmeros outros foram formados da Vila para o Brasil, da Vila para o mundo.

Robinho, Ganso, Neymar e Gabigol.

Robinho, Ganso, Neymar e Gabigol.

Muitos não são conhecidos pelos jovens de hoje, como Pepe, Zito, Clodoaldo, os mais conhecidos hoje em dia são os jogadores mais contemporâneos como Diego, Leo, Robinho, Ganso, Neymar e Gabigol. Acredite, esta é somente a ponta do Iceberg, são centenas de grandes jogadores formados neste grande clube do futebol brasileiro, ao total, o clube santista chegou a cifra de R$ 700 milhões arrecadados com venda de jogadores.

Destes últimos grandes craques revelados pelo Santos FC, Robson de Souza, ou simplesmente Robinho, foi um menino que desde cedo chamou a atenção, chegou a Vila Belmiro aos 12 anos e com 18 fez sua estreia entre os profissionais. O atacante jogou até 2005 fazendo 82 gols em 177 jogos e logo foi para o grande Real Madrid, depois para o Manchester City e em 2010 voltou emprestado para o Santos, onde em uma passagem rápida, marcou 11 gols em 22 jogos. No ano seguinte foi para o Milan e depois retornou novamente emprestado para o Santos onde marcou 17 gols em 41 jogos, depois de uma breve passagem pelo futebol chinês, voltou para o Brasil e atualmente joga pelo Atlético Mineiro.

Paulo Henrique de Chagas Lima, ou simplesmente Ganso, foi outra revelação do clube praiano. O meio-campista chegou as categorias de base do Santos aos 16 anos e aos 18 estreou no profissional. Atuou até os 22 anos marcando 36 gols em 162 jogos. Em 2012 foi para o São Paulo FC onde jogou por 4 anos antes de ir para o clube espanhol Sevilla FC, onde joga atualmente.

Outro jogador que foi revelado pelo Santos FC foi Gabriel Barbosa Almeida, o atacante Gabigol, atualmente com 20 anos de idade, o menino chegou ao Santos FC aos 9 anos de idade e com 17 anos estreou no profissional. Atuou por 3 anos, fazendo 57 gols em 157 jogos antes de ir para o futebol italiano para atuar pelo Football Club Internazionale Milano, onde joga atualmente.

Um dos maiores craques revelados pelo Santos FC atualmente sem dúvida alguma foi o jogador Neymar. O jovem atacante que hoje em dia atua pelo Barcelona FC, chegou ao Santos FC aos 11 anos e aos 17 estreou no profissional do Santos FC. Ficou no clube paulista durante 4 anos e marcou 138 gols em 230 partidas. Em 2013 foi transferido para o clube espanhol Barcelona, onde forma o famoso trio de ataque MSN (Messi, Suárez e Neymar).

Tempos saudosos

Zito, Pepe e Pelé, trio santista na seleção brasileira.

Zito, Pepe e Pelé, trio santista na seleção brasileira.

Dos jogadores mais antigos, alguns merecem um comentário a mais, não por pura nostalgia, mas por consideração de tudo que fizeram em tempos onde o futebol era mais uma paixão do que pura certeza de lucro financeiro. Pelé, Pepe, Zito e Clodoaldo terão apenas alguns números revelados somente por curiosidade, seria preciso centenas de linhas para evidenciar quem foram estes jogadores. O mais importante da história, como todos sabem foi Pelé, que estreou como profissional no Santos FC com apenas 16 anos e simplesmente fez 1.091 gols em 1.116 jogos pelo Santos FC. Creio que somente nesta linha, podemos ter uma ideia de quem foi o eterno “Rei” revelado na Vila Belmiro, porém vamos nos atentar em quem foram outros personagens também muito importantes da história do Santos FC.

Pepe, ou José Macia, é um ex-jogador e ex-treinador que atuou como ponta-esquerda. Ele marcou 405 gols em 750 partidas e é o segundo maior artilheiro da história do Santos, ficando apenas atrás do Rei Pelé. Atuou por 15 anos pelo Santos (1954 a 1969). Fez parte do famoso trio “Pelé Pepe e Coutinho” da seleção brasileira. Pepe entre os vários títulos pelo Santos, foi campeão de duas Copas do Mundo pelo Brasil, a de 1958 e 1962, acho que isto já está bom, não precisamos falar mais nada, está apresentado o ex-jogador Pepe.

Zito, ou José Ely de Miranda, é um ex-jogador que atuou pelo Santos FC entre 1952 e 1967, com 733 partidas e 57 gols. O famoso Volante ajudou nas conquistas das Copas do Mundo de 1958 e 1962, inicialmente como reserva, depois que entrou não deixou mais a titularidade, o volante marcou um dos gols na final de 1962 contra a Tchecoslováquia.  Falecido em 2014 por um AVC após 34 dias hospitalizado, Zito nos deixou com grandes heranças e um legado fantástico, além da ajuda nas conquistas dos mundiais e outros tantos títulos pelo Santos FC, após sua aposentadoria, trabalhou nas categorias de base e foi responsável por revelar grandes jogadores, entre eles Robinho, Diego e Neymar, este foi Zito.

Neymar, Clodoaldo e Robinho na seleção brasileira.

Neymar, Clodoaldo e Robinho na seleção brasileira.

Clodoaldo, ou Clodoaldo Tavares de Santana, hoje tem 67 anos e foi volante durante sua carreira no futebol profissional. Esteve presente no Santos FC de 1965 a 1979, com 510 partidas e 13 gols. Embora seu forte não tenha sido gols, o ex-jogador é reconhecido por ter sido um volante habilidoso e com um excelente apoio ao setor ofensivo. Clodoaldo teve a difícil tarefa de substituir a altura o craque Zito e ajudou a equipe santista a conquistar cinco campeonatos paulistas e entre outros títulos uma Recopa Intercontinental em 1968. Clodoaldo fez parte da famosa seleção brasileira de 1970, onde foi titular e campeão mundial. Em 1974, não foi convocado por causa de uma lesão. Finalizou sua carreira aos 29 anos após uma cirurgia no joelho esquerdo. Clodoaldo tem uma relação bem íntima com o Santos FC, já teve cargos de diretor, vice-presidente e gerente de futebol do clube. Este foi Clodoaldo.

Boas Apostas!