O Prêmio FIFA Ferenc Puskás, premia o gol mais bonito do mundo no ano, um prêmio muito importante que é dado sempre a grandes nomes do futebol mundial.

Wendell Lira com o trófeu do gol mais bonito do mundo de 2015.

Wendell Lira com o trófeu do gol mais bonito do mundo de 2015.

No ano de 2015, três jogadores disputavam esta premiação, o italiano Alessandro Florenzi do Roma, Lionel Messi do Barcelona que foi eleito o melhor do mundo e o modesto brasileiro Wendell Lira do Goianésia da terceira divisão do Campeonato Goiano. Em janeiro deste ano (2016), o evento realizado em Zurique na Suíça, anunciou o nome do grande vencedor, que foi votado de forma popular pela internet e com quase 750 mil votos, o goiano Wendell Lira foi o grande vencedor.

Ao ser anunciado como vencedor, Wendell Lira não segurou uma lágrima que foi instantânea, mas enxugando a lágrima, pisou no palco, e sob olhares de reverência de uma constelação de craques, disse que somente conhecia aqueles jogadores pelo vídeo game e seguiu o discurso: “Quero agradecer muito à minha família, e à nação brasileira que votou em mim. Minha mulher e minha filha são tudo na minha vida” discursou Wendell Lira que encerrou o emocionado discurso lembrando a história de Davi e Golias. O brasileiro desconhecido, deixou uma bela mensagem e escreveu seu nome na história, vencendo o melhor do mundo por cinco vezes Lionel Messi, como o gol mais bonito do mundo em 2015.  Agora em julho de 2016, Wendell Lira anunciou a aposentadoria do futebol profissional e iniciou uma nova carreira youtuber da franquia de jogos de videogames Fifa.

A carreira no futebol profissional

Wendell Lira em treino do Goianésia.

Wendell Lira em treino do Goianésia.

Natural de Goiânia, Wendell Lira foi uma das principais promessas de uma geração do Goiás chegou ao clube com 17 anos e já com 18 figurava nas escalações do time principal, porém de vido a várias lesões, acabou emprestado ao Fortaleza e depois negociado várias vezes, entre vários clubes sem ter sucesso, entre eles Atlético Sorocaba, Trindade, Goianésia, Novo Horizontino, URT, Anapolina, até voltar novamente para o Goianésia em 2015, quando conseguiu fazer o gol mais bonito do mundo. O incrível gol do atacante pelo Goianésia, ocorreu em 11 de março de 2015, contra o Atlético-GO na nona rodada da primeira fase do Campeonato Goiano. Ele tabelou com Da Matta, que deu uma assistência por cobertura, e em velocidade, Wendell Lira passou os zagueiros e por ultrapassar a linha da bola, usou um recurso lindo para finalizar o lançe com uma meia-bicicleta, marcando um golaço. Depois de sua passagem pelo Goianésia. O jogador acabou indo para o Tombense na Série C, depois disso Wendell fechou com o Vila Nova, quando anunciou sua aposentadoria. Questionado sobre porque anunciou sua aposentadoria, o jogador se queixou de constantes lesões e operações no joelho, além de algumas decepções com dirigentes de clubes. O convite recebido pelo jogador para trabalhar como youtuber (fazer vídeos no Youtube) sobre jogo de futebol FIFA, reforçou ainda mais a decisão de sua aposentadoria.

Uma nova etapa

O jogador Wendell Lira foi agraciado em janeiro deste ano com o importante prêmio do futebol mundial “Prêmio Puskás” de gol mais bonito do mundo no ano de 2015, porém, em julho deste ano, o jogador surpreendeu a todos e anunciou sua aposentadoria do futebol profissional, iniciaando uma nova etapa em sua carreira, Wendell Lira se tornou um profissional dos videogames e tem um canal no youtube onde fala sobre dicas do jogo de futebol FIFA, franquia de futebol da EA Sports. Wendell ainda entrevista jogadores profissionais e ainda faz desafios de jogos de videogame no futebol FIFA.

O estúdio do canal do youtube “WLPSKS – Wendell Lira”.

O estúdio do canal do youtube “WLPSKS – Wendell Lira”.

Wendell já provou ser um expert no videogame, pois durante a premiação do Prêmio Puskás, quando foi receber o prêmio em Zurique, na Suíça, Wendell aceitou o desafio de Abdulaziz Alshehri, o campeão da FIFA Interactive World Cup na época, e não só o venceu como comandou o Real Madrid em uma goleada por 6 a 1 contra o Barcelona do rival. Abdulaziz havia desafiado Neymar e Messi, mas os craques não aceitaram o desafio, então Abdulaziz teve a infeliz ideia de desafiar Wendell, o resultado foi bem inesperado.

O próprio Wendell comentou sobre o assunto: “Foi engraçado, porque estava descendo para a cerimônia, e a organização me fez o convite. Na hora, eu pensei: Não vou jogar, o cara é bom demais. Ele arrumou o time rápido, e eu demorei, troquei, mexi. Fiquei com medo do cara. Pensei: Vou dar uma segurada, que o cara deve ser bom. De repente, começou o jogo. Fiz 1, 2, 3, 4 a 0. Ele mexeu, fez um gol, mas eu fiz 6 a 1. Queria devolver, mas não teve jeito de fazer 7 a 1. Meu sonho agora é me tornar Campeão Mundial de Fifa. Quero me dedicar para conseguir esse título” ressaltou Wendell Lira.

O ex-jogador profissional de futebol ainda comentou sobre seu projeto e como o Prêmio Puskás contribuiu para a decisão da aposentadoria e o início da nova carreira. “O projeto, em si, é um canal de Youtube, onde vou ser um youtuber. Por eu ter acesso muito grande a jogadores e estar envolvido no videogame há muitos anos, acreditaram no projeto, para eu mostrar esse meu lado gamer para as pessoas e levar isso para o mundo. É uma área que está evoluindo demais. Eu paro em um momento que nunca imaginei. Eu esperava ter sucesso, ser lembrado daqui a 20, 30 anos, por fazer um gol marcante. E de repente, fiz aquele gol maravilhoso, fiz o Prêmio Puskás. Terminou com a cereja no bolo”. O que queremos é desejar boa sorte a Wendell Lira nesta nova etapa de sua vida e que o seu canal de Youtube “WLPSKS – Wendell Lira” faça muito sucesso.

Boas Apostas!