O Club de Regatas Vasco da Gama, mais conhecido como Vasco da Gama, Gigante da Colina, Vascão, é um clube histórico do futebol brasileiro. Fundado em 1898 por 63 rapazes imigrantes portugueses e luso-descendentes, inicialmente era um clube de remo. O nome foi escolhido em homenagem ao navegador Vasco da Gama e naquele ano completava-se 400 anos da viagem do almirante à Índia.

Roberto Dinamite (meio), Romário (esquerda) e Edmundo (direita), maiores goleadores do Vasco da Gama.

Roberto Dinamite (meio), Romário (esquerda) e Edmundo (direita), maiores goleadores do Vasco da Gama.

Iniciou no futebol devido a um time que veio de Lisboa para o Rio, equipe que enfrentou o Botafogo e venceu por 0x1. Esta vitória influenciou a colônia portuguesa da cidade a criar clubes dedicados ao futebol, como o Centro Esportivo Português, o Lusitano e o Lusitânia Futebol Clube. O Club de Regatas Vasco da Gama, acabou fazendo uma fusão com o Lusitânia e deram origem ao departamento de futebol do Vasco da Gama, estreiando em 1916, na terceira divisão. O clube aceitava jogadores de qualquer raça e etnia, também qualquer classe social e inclusive analfabetos, foi um grande exemplo contra o racismo da época e exemplo de inclusão social. Em 1922 conquistou o título da Série B e em 1923 conquistou o título de campeão do Campeonato Carioca de Futebol, o principal título do futebol do Rio de Janeiro, logo no seu ano de estreia. A história do clube é muito rica e bonita, sofreu resistência dos grandes clubes de elite na época, porém resistiu e foi vitorioso, se tornando um dos grandes clubes brasileiros de futebol.

Dentre os inúmeros títulos conquistados na história do clube, vamos enumerar alguns, são 24 títulos do Campeonato Carioca, 4 títulos do Campeonato Brasileiro e uma Copa Libertadores da América entre muitos outros. O Vasco da Gama ainda tem em sua história, os maiores artilheiros do Campeonato Brasileiro de todos os tempos, Roberto Dinamite que foi o maior, com a marca de 190 gols, seguidos Romário e Edmundo, com 154 e 153 gols respectivamente.

Vasco anuncia dupla de ataque

Junior Dutra (Al-Arabi) e Ederson (Kashiwa Reysol). Camisas dos ex-clubes.

Junior Dutra (Al-Arabi) e Ederson (Kashiwa Reysol). Camisas dos ex-clubes.

O Vasco da Gama anunciou contratações para a sequência da disputa da Série B do Campeonato Brasileiro de 2016. Entre as contratações feitas neste ano, as duas últimas tratan-se de peças para o setor ofensivo, Junior Dutra e Ederson chegam como esperança de gols para o Gigante da Colina. Junior Dutra nasceu em Santos/SP, foi revelado no Santos FC, tem passagens pelo Atlético Paranaense, Santo André, Kyoto Sanga e Kashima Antlers do Japão, Lokeren da Bélgica, Al-Arabi do Catar e agora veio para o Vasco da Gama. É um atacante de 27 anos com 1,88 cm de altura, que leva perigo ao time adversário com seu jogo aéreo. Suas principais conquistas foram a Copa do Japão em 2012 e a Copa Suruga Bank em 2013, ambas pelo Kashima Antlers do Japão. No ano de 2014 foi campeão da Copa da Bélgica pelo Lokeren.

Juntamente com Junior Dutra, Ederson foi anunciado como esperança de gols no ataque vascaíno. Nascido em Pentecoste no Ceará, foi revelado no Ceará Sporting Club, em 2008 Ederson foi para o Atlético Paranaense, onde ficou até 2015, durante o período em que ficou no Atlético Paranaense, foi emprestado para o Ceará e ABC.e destacou sendo o artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2013 com 21 gols marcados, foi vencedor do prêmio Bola de Prata no mesmo ano. Após isso, o jogador foi emprestado para o Al Wasl do Emirados Árabes Unidos e acabou sendo negociado com o Kashiwa Reysol do Japão. O atacante de 27 anos, chega em São Januário por empréstimo do Kashiwa Reysol. Ambos os jogadores já foram registrados no BID (Boletim Informativo Desportivo).

Ederson, algoz do Vasco

O Vasco hoje é o líder da Serie B do Campeonato Brasileiro, tentando fazer uma boa campanha para retornar a elite do futebol brasileiro. Um time de muita tradição no futebol brasileiro, nos últimos 8 anos, tem sofrido constantes quedas para a segunda divisão. Em 2008 foi rebaixado na última rodada após perder para o Vitória por 2×0. Em 2013 foi rebaixado na última rodada com uma derrota para o Atlético Paranaense por 5×1 e em 2015, um novo rebaixamento na última rodada, em jogo contra o Coritiba em 0x0.

Justamente o atacante Ederson, foi um dos principais responsáveis pela queda do Vasco da Gama em 2013. No jogo válido pela última rodada do brasileirão Serie A daquele ano, o Atlético Paranaense mandou seu jogo na Arena Joinville, pois estava com seu Estádio Arena Atlético Paranaense em construção para a Copa do Mundo de 2014. Naquela ocasião, o Vasco precisava empatar ou vencer, contando com algumas combinaçõe

Ederson comemorando um de seus três gols contra o Vasco em 2013.

Ederson comemorando um de seus três gols contra o Vasco em 2013.

s de resultados para não ser rebaixado, porém acabou perdendo por uma goleada de 5×1. O atacante Ederson fez um Hat-trick (três gols na mesma partida), Paulo Baier abriu o placar para o Altético Paranaense aos 5’ do primeiro tempo, o Vasco conseguiu o empate aos 42’ com Edmilson, porém Ederson entraria em ação, marcando dois minutos depois, aos 44’. Marcelo Cirino marcou aos 64’ para o Atlético e Ederson marcou aos 82’ e aos 86’ fechando o placar em 5×1 e rebaixando o Vasco da Gama. Em 2014 o Vasco jogaria na Serie B e conseguiu subir novamente para a Serie A, porém caiu novamente e agora em 2016 vem bem na competição liderando o Campeonato Brasileiro da Serie B e vem em busca de um novo acesso a elite do futebol brasileiro e Ederson será uma das esperanças de gols do Gigante da Colina.

Boas Apostas!