Essa quarta-feira ficou marcada pela realização do sorteio da UEFA Nations League, nova prova no calendário das seleções europeias. A competição cujo arranque está previsto para setembro de 2018 vai contar com a participação de 55 seleções europeias. Essa é mais uma medida da UEFA no sentido de reforçar a competitividade – os amigáveis serão praticamente extintos – e promover uma maior democracia no futebol do “velho continente”. O sorteio decorreu em Lausana, na Suíça.

UEFA Nations LeagueA UEFA Nations League não chegou para substituir o campeonato da Europa, principal prova de seleções naquele continente. Essa nova prova, com um formato totalmente diferente, visa aumentar a competitividade das seleções para que isso tenha reflexos nos seus desempenhos em fases finais.

As seleções são divididas por “ligas” mediante as suas posições na ranking. A título de exemplo, a “Liga A”, em que constam as nações mais fortes do futebol europeu, conta com Alemanha, Portugal, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Suíça, Itália, Polónia, Islândia, Croácia e Holanda. Dentro dessa liga A há uma subdivisão em dois potes – por exemplo, Portugal, campeão da Europa, estava no pote 1 juntamente com Alemanha e Espanha, não podendo defrontar essas duas seleções.

Na última liga, a D, estão as 16 piores seleções do ranking, nomeadamente Azerbaijão, Macedónia, Bielorrússia, Geórgia, Arménia, Letónia, Ilhas Faroé, Lxemburgo, Cazaquistã, Liechtenstein, Moldávia, Kosovo, San Marino e Gibraltar.

Nessa UEFA Nations League, a discussão do título está reservada aos times que disputam a Liga A. Nas restantes, se verifica um sistema de subida e descida igual aos principais campeonatos. Para apurar o vencedor do torneio, será disputada uma final-four de 5 a 9 de junho de 2019 com cada um dos vencedores dos quatro grupos da Liga A – o sorteio dessa fase será realizado em dezembro desse ano. Os dois finalistas se apurarão diretamente para a fase de grupos do Euro 2020.

A campeã do mundo Alemanha caiu no grupo 1 da Liga A, juntamente com França e Holanda. Já a seleção portuguesa, detentora do título europeu, vai ter que encarar as seleções de Itália e Polónia.

Confira a chave:

Liga A –
Grupo 1 – Alemanha, França e Holanda
Grupo 2 – Bélgica, Suíça e Islândia
Grupo 3 – Portugal, Itália e Polónia
Grupo 4 – Espanha, Inglaterra e Croácia

Liga B –
Grupo 1 – Eslováquia, Ucrânia e República Checa
Grupo 2 – Rússia, Suécia e Turquia
Grupo 3 – Áustria, Bósnia e Irlanda do Norte
Grupo 4 – País de Gales, Rep. Irlanda e Dinamarca

Liga C –
Grupo 1 – Escócia, Albânia e Israel
Grupo 2 – Hungria, Grécia, Finlândia e Estónia
Grupo 3 – Eslovénia, Noruega, Bulgária e Chipre
Grupo 4 – Roménia, Sérvia, Montenegro e Lituânia

Liga D –
Grupo 1 – Geórgia, Letónia, Cazaquistão e Andorra
Grupo 2 – Bielorrússia, Luxemburgo, Moldávia e S. Marino
Grupo 3 – Azerbaijão, Ilhas Faroé, Malta, Kosovo
Grupo 4 – Macedónia, Arménia, Liechtenstein, Gibraltar

Calendário da fase de grupos:
1ª jornada – 6 a 8 de setembro de 2018
2ª jornada – 9 a 11 de setembro de 2018
3ª jornada – 11a 13 de outubro de 2018
4ª jornada – 14 a 16 de outubro de 2018
5ª jornada – 15 a 17 de novembro de 2018
6ª jornada – 18 a 20 de novembro de 2018

Boas Apostas!