Virada épica! A seleção da Turquia conquistou sua primeira vitória nessa UEFA Nations League ante a Suécia, na Friends Arena, em Estocolmo, por três a dois.

Foto via "Fanatik"

Foto via “Fanatik”

O seleccionador Janne Andersson tinha poupado suas principais unidades na deslocação à Áustria (2-0), salvaguardando a condição dos seus habituais titulares para esse confronto ante a Turquia, primeiro compromisso oficial para a Suécia após uma Copa do Mundo 2018 na qual se exibiu a grande nível ao chegar às quartas, etapa em que caiu diante da Inglaterra. Do outro lado, a Turquia, derrotada em casa pela Rússia, sabia que um desaire no norte da Europa poderia comprometer seriamente suas aspirações relativas à possibilidade de se apurar para o Euro 2020 através dessa Nations League.

A seleção da Suécia voltou ao seu modelo habitual para esse compromisso e Janne Andersson voltou a apostar nos serviços de jogadores como Robin Olsen, Victor Lindelof, Ludwig Augustinsson ou Viktor Calesson, todos reservas na partida de há uns dias atrás diante da Áustria.

Na Friends Arena, em Estocolmo, tudo se encaminhava para uma entrada a vencer da Suécia na competição. Kiese Thelin tinha inaugurado o “placard” aos 34 e logo no início do segundo tempo, aos quatro, um “golaço” de Viktor Claesson havia dilatado a vantagem. No entanto, dois minutos depois esse gol, Hakan Çalhanoglu rematou cruzado e fez o 2-1, relançando o desafio com todo o segundo tempo para se jogar…

A solução estava no banco

Em desvantagem, o “mago romeno” Mircea Lucescu promoveu sua primeira alteração aos sete minutos do segundo tempo, lançando Emre Akbaba, meia de 25 anos do Galatasaray que não tinha participado do encontro com a Rússia. A defesa sueca ia exibindo algumas falhas que deixavam a Turquia a acreditar em um resultado melhor e esse cenário e confirmaria nos últimos dois minutos do tempo regulamentar: aos 88 minutos, Akbaba empatou a dois e deixou a equipe sueca atónita pelo fato de ter deixado escapar uma vantagem de dois gols, permitindo que o meia do Galatsaray fizesse o 3-2 já em cima do minuto 90.

A Rússia lidera o grupo 2 da Liga B por conta da vantagem no confronto direto com a Turquia. No próximo mês, os soviéticos recebem a Suécia, enquanto a seleção da Turquia estará de folga, dado que já leva dois jogos realizados.

Esta terça-feira jogo na Liga B

A UEFA Nations League continua nessa terça-feira com a realização de mais quatro jogos. No caso da Liga B, tem encontro válido pelo grupo 3 entre a líder Bósnia e a Áustria, seleção que ainda não se estreou nessa competição.

Boas apostas!