Os principais campeonatos europeus enfrentam um período de pausa em função da disputa da UEFA Nations League, novo modelo competitivo introduzido pelo organismo que tutela o futebol europeu. Fique a conhecer os jogos que geram maiores motivos de interesse nessa primeira rodada da nova competição que visa extinguir a realização de amistosos e dará a conhecer os primeiros apurados para a fase final do Euro 2020.

UEFA Nations LeagueA competição cujo pontapé de saída está agendado para o dia 6 de setembro está dividida em quatro ligas distintas, sendo que dentro de cada liga, existe uma subdivisão das equipes participantes em grupos. As seleções se encontram agrupadas de acordo com seu valor e posição no ranking da UEFA, daí que as mais fortes se encontrem nos quatro grupos da Liga A.

Por questões horárias, os encontros entre Cazaquistão e Geórgia e Arménia e Liechtenstein, da Liga D, serão os primeiros a ser disputados no dia 6. No entanto, o encontro de maior cartaz será entre as seleções de Alemanha e França, válido pelo grupo 1 da Liga A. Nesses três primeiros dias de UEFA Nations League, também vai ter confrontos entre Itália e Polónia, Suíça e Islândia, Inglaterra e Espanha e a campeã mundial França voltará a entrar em campo a 9, para defrontar a Holanda, três dias depois de medir forças com a Alemanha. Uma vez que os grupos são de três, nem todos os times disputarão já dois dos quatro compromisso – Portugal integra o grupo 3 e enfrentará a Itália a 10 desse mês, enquanto a Croácia enfrentará a Espanha a 11. Curiosamente, os campeões da Europa e os vice-campeões do mundo se enfrentarão em um encontro amistoso nessa pausa para duelos de seleções.

Destaques nas restantes ligas

Nas restantes ligas, o nível das seleções a concurso é inferior e os embates não tendem a despertar tanto interesse. A Liga B arrancará com a realização de dois confrontos em simultâneo: País de Gales – República da Irlanda e República Checa – Ucrânia. A partida agendada para dia 7, entre a Turquia de Mircea Lucescu e a Rússia, anfitriã da última Copa do Mundo, poderá ser interessante.

Na Liga C tem Eslovénia – Bulgária e Noruega – Chipre a abrir e a D arrancará mais cedo com os tais confrontos já citados entre Cazaquistão e Geórgia e Arménia e Liechtenstein.

Boas apostas!