A notícia é avançada na edição dessa quinta-feira (25) do jornal alemão “Bild”. Thomas Tuchel, técnico que deixou o Borussia Dortmund no final da última temporada, poderá assumir os destinos do Bayern de Munique no início da próxima época.

TuchelSe há clube que trabalha com muita antecipação, esse é o Bayern de Munique. O “colosso da Baviera” planeia cada temporada de forma minuciosa, atempadamente e, embora estejamos a meio da época 2017/18, já se encontra a pensar no próximo ano. Depois de ter fechado a contratação de Goretzka ao Schalke 04, jogador que estava em final de contrato com o emblema de Gelsenkirchen e viaja para a Baviera no próximo verão, o Bayern já prepara a sucessão no comando técnico.

O início da atual temporada não correu bem à turma de Munique que abdicou dos serviços do experiente técnico italiano Carlo Ancelotti, despedido após uma derrota ante o PSG, no Parc des Princes, para a Liga dos Campeões. A diretoria do clube apostou em um técnico que já conhece os “cantos à casa” e, até ver, a aposta se tem revelado ganha. Aos 72 anos, Jupp Heynckes aceitou voltar ao ativo para guiar o colosso da Baviera no que resta da temporada e o sucesso está à vista de todos. O Bayern lidera a Bundesliga com total tranquilidade e só uma hecatombe total pode impedir o hexacampeonato, está nas oitavas da Liga dos Campeões e nas quartas da Copa da Alemanha. Apesar disso, a saída do técnico no final da época é um dado praticamente consumado, tanto por vontade do próprio, como pela intenção do Bayern em estabelecer um projeto a médio/longo prazo com um técnico que esteja disponível para assumir esse compromisso.

Sem clube desde que deixou o Borussia Dortmund – esteve duas temporadas no clube, sucedendo a Jurgen Klopp -, Thomas Tuchel estará a fazer um “ano sabático” para regressar à atividade no início da próxima temporada. Depois de ter orientado o Mainz e o Borussia Dortmund na Bundesliga, o Bayern de Munique deverá ser o desafio que se segue na carreira do técnico de 44 anos que no seu curriculum conta com a conquista de uma edição da Copa da Alemanha.

Segundo o “Bild”, o nome do jovem treinador Julian Nagelsmann, que tem feito furor no comando do Hoffenheim, também foi equacionado, mas os responsáveis do Bayern privilegiaram a aposta em Thomas Tuchel para o cargo. O acerto até poderá ser revelado antes do final da temporada, algo que já aconteceu anteriormente, aquando da contratação de Pep Guardiola: o técnico foi anunciado como novo treinador do clube no decurso da temporada.

Boas Apostas!