A rodada 22 da Superliga chinesa começou nessa sexta-feira (14) e a prova já tem novo líder: o Shanghai SIPG. Os brasileiros do Shanghai SIPG foram decisivo na goleada aplicada ao Tianjin Teda (2-5), mas a ascensão à liderança foi viabilizada por um outro “Canarinho” que tem feito furor em solo chinês: Anderson Talisca.

Foto: "AFP"

Foto: “AFP”

O Shanghai SIPG chegou no terreno do Tianjin Teda apostado em conquistar os três pontos, sabendo que à mesma hora se enfrentavam os outros dois candidatos à conquista do título: Guangzhou Evergrande e Beijing Guoan. O encontro até não começou nada bem para o Shanghai SIPG: os trio brasileiro composto por Oscar, Elksen e Hulk viu o compatriota Johnathan Goiano, acatante ex-Sport, abrir o placard. No entanto, Wu Lei, artilheiro da Superliga, empatou o jogo logo aos 12 do primeiro tempo. A partir daí, a armada brasileira do time mandado por Vítor Pereira assumiu as despesas. Oscar deu vantagem ao Shanghai pela primeira vez no desafio ainda antes do final do primeiro tempo e, na segunda etapa, antes do ex-Chelsea “bisar”, Hulk faria o 1-3 e Elkseon o 1-4. Importa referir que para além dos gols apontados, Elksen assistiu para o tento marcado por Wu Lei e Hulk deu a bola para o segundo gol de Oscar. Yuanyi Li ainda descontou para 2-5 à beira do final, mas o Shanghai SIPG ascendeu mesmo à liderança com 46 pontos, beneficiando do resultado registado… em Guangzhou.

Talisca decide novamente

O embate de maior cartaz dessa ronda foi disputado nessa manhã e também teve brasileiros como protagonistas. O Guangzhou Evergrande, em clara ascensão na tabela, entrou em campo com os brasileiros Anderson Talisca, Paulinho e Ricardo Goulart para enfrentar o Beijing Guoan de Renato Augusto.

O internacional Renato Augusto até dispôs de uma ocasião soberana para marcar, na conversão de uma grande penalidade quando estavam decorridos 15 minutos do segundo tempo, mas o guardião Cheng Zeng conseguiu a defesa.

Já para lá dos 90, quando tudo apontava para uma divisão de pontos, Anderson Talisca deu sequência à sua incrível sequência e apontou o gol da vitória, destronando o Beijing Guoan da liderança da Superliga por troca direta com o Shanghai SIPG.

Derrota sem Pato

Privado do brasileiro Alexandre Pato e de Anthony Modeste (esse segundo em rota de colisão com a diretoria), o Tianjin Quanjian perdeu na receção ao Dalian Yigang de Nico Gaitán e Ferreira-Carrasco por uma bola a zero no terceiro jogo da rodada disputada nessa sexta-feira. O Quanjian é agora oitavo com 27 pontos.

Boas apostas!