As datas “FIFA” se aproximam e esta sexta-feira foi dia de conhecer as listas de convocados de algumas das principais seleções europeias. Destaque para a lista divulgada pelo seleccionador espanhol Julen Lopetegui.

LopeteguiA pausa para compromissos das seleções coloca dois desafios no caminho da Espanha. No primeiro, marcado para o dia 24 de março, “La Roja” defronta a seleção de Israem em Gijón, no apuramento para o Mundial 2018. Quatro dias depois, a 28, é dia de enfrentar a vizinha França em Saint-Denis, num jogo amistoso que promete.

Na lista de 25 relacionados, Ander Herrera (Manchester United), Aiser Illarramendi (Real Sociedad) e Gerard Deulofeu (AC Milan) são as principais novidades. O meia basco que atua no Manchester United tem sido usado com frequência por José Mourinho, justificando a convocação para se perfilar junto a grandes companheiros de setor como Busquets, Iniesta, Koke, Isco, Thiago Alcântara ou o “rival” David Silva, do Manchester City. Suas caraterísticas podem ser bem úteis à Espanha e Lopetegui não quis desperdiçar a oportunidade de premiar o bom momento de forma que o jogador atravessa. Asier Illarramendi também dispensa apresentações. Titular absoluto na “sua” Real Sociedad, oferece solução mais de contenção para a meia, numa posição que deverá ser de Sergio Busquets. De entre as três novidades, a principal é mesmo Gerard Deulofeu. O jogador revelado pela base do Barcelona decidiu rumar ao AC Milan, chegando a Itália no mercado de janeiro. O técnico Vincenzo Montella apostou em seus serviços e o catalão ganhou seu espaço no onze “blaugrana”, contribuindo decisivamente nos últimos desafios do time milanês.

Casillas, Alonso e Sergi Roberto de fora

Foto: "Reuters"

Foto: “Reuters”

Iker Casillas ficou fora da convocatória de Julen Loptegui para essas duas partidas. O capitão que construiu um bonito legado com a camisa do seu país não entra nas contas do técnico que privilegiou a apostar em Pepe Reina (Nápoles), De Gea (Manchester United) e Sergio Rico (Sevilha). O número 1 será, naturalmente, David De Gea.

Na coletiva destinada à divulgação da lista de convocados, Lopetegui abordou também as principais ausências. Além do elogio à “boa temporada” de Iker Casillas no Porto, o seleccionador espanhol projetou o futuro ao falar na possibilidade de convocar Marcos Alonso, determinante no esquema do Chelsea, e também falou sobre a ausência de Sergi Roberto. O canterano de 25 anos do Barcelona foi o autor do 6-1 frente ao PSG, apontando o gol que deu a passagem ao seu time, e a expetativa era alta quanto à possibilidade de ser convocado. “Está jogando como lateral direito. É um futebolista completo, mas preferimos outro tipo de caraterísticas para essa ocasião”, justificou Lopetegui.

Para a frente de ataque, Diego Costa vai ser opção, jogador que foi chamado juntamente com o colega do Chelsea Pedro Rodríguez. Álvaro Morata (Real Madrid), Deulofeu (AC Milan), Vítolo (Sevilha) e Iago Aspas (Celta de Vigo) também são opções. Vitolo e Aspas, responsáveis pelas boas campanhas que seus times têm realizado na atual temporada (no caso de Aspas, sobretudo na Liga Europa) ganharam a confiança de Lopetegui.

Boas Apostas!