O zagueiro Thiago Heleno é titular do time rubro-negro Clube Atlético Paranaense, clube que atualmente figura na sexta colocação do brasileirão (Campeonato Brasileiro de 2016). Um jogador experiente, que juntamente com o zagueiro Paulo André e o goleiro campeão olímpico Weverton, garantem a melhor defesa do brasileirão, a menos vazada, com apenas vinte e três gols sofridos em vinte e sete rodadas. Além disso, o “Furacão”, como é chamado o Clube Atlético Paranaense, é o melhor mandante da competição, com onze vitórias, dois empates e apenas uma derrota em treze partidas disputadas na Arena Atlético Paranaense. A única derrota do time paranaense, foi para o líder Palmeiras, pelo placar mínimo 0x1.

Anúncio dos zagueiros Léo Pereira, Paulo André e Thiago Heleno.

Anúncio dos zagueiros Léo Pereira, Paulo André e Thiago Heleno.

Thiago Heleno, além de ser um zagueiro experiente e seguro, é responsável por três gols no Campeonato Brasileiro, dois deles feitos na vigésima sétima rodada, em casa, contra a Ponte Preta por 3×0. Em um jogo de seis pontos, os dois clubes tinham trinta e nove pontos na tabela de classificação, com a vitória, o “Furacão” abriu três pontos do concorrente direto e manteve a escrita de um ótimo mandante. Seu anúncio foi feito no início do ano de 2016, juntamente com Paulo André e o jovem das categorias de base Léo Pereira.

O experiente zagueiro

Thiago Heleno anunciado pelo Palmeiras.

Thiago Heleno anunciado pelo Palmeiras.

Thiago Heleno Henrique Ferreira tem atualmente 28 anos, 1,84m de altura e vive um ótimo momento de sua carreira, atuando pelo Clube Atlético Paranaense, o “Furacão”. Thiago Heleno iniciou sua carreira futebolística no Cruzeiro Esporte Clube em 1999 com apenas 11 anos de idade. O jogador fez sua formação de base no Cruzeiro até 2005 e conquistou o Campeonato Sul-Americano Sub-17 pela seleção brasileira. Em 2006 estreou na equipe profissional do Cruzeiro, porém continuou sendo chamado pela seleção brasileira, agora pelo Sub-20, conquistando o Campeonato Sul-Americano Sub-20 em 2007. No profissional do Cruzeiro, atuou até 2010, conquistando os Campeonatos Mineiros de 2006, 2008 e 2009 e em 2010 foi transferido para o Corinthians. No time paulista atuou em poucas partidas e logo foi para o Palmeiras em 2011, onde ficou até 2012, atuando por setenta partidas e ajudando o clube a conquistar a Copa do Brasil de 2012. Em 2013 foi para o clube catarinense Criciúma, porém não foi bem e em 2014 foi transferido para outro clube catarinense, o Figueirense, onde atuou por quase cem partidas, ajudando o clube a conquistar dois Campeonatos Catarinenses o de 2014 e 2015. Em 2016 chegou ao Clube Atlético Paranaense por empréstimo até o final de 2016 e já começou a temporada ajudando o time a conquistar o Campeonato Paranaense. O jogador tem passagem pela seleção brasileira Sub-16, Sub-17 e Sub-20, porém nunca foi convocado para a seleção principal.

Renovação duvidosa

Juan Figger, empresário de futebol.

Juan Figger, empresário de futebol.

O zagueiro Thiago Heleno vem fazendo ótimas apresentações, além de ser um zagueiro experiente e seguro, tem se mostrado como uma boa arma ofensiva, marcando gols de cabeça e de pênaltis. Com a campanha do Furacão, buscando chegar entre os quatro primeiros colocados para beliscar uma vaga na Copa Libertadores, a renovação do zagueiro torna-se praticamente uma necessidade para a próxima temporada, porém as dificuldades são grandes. Com os direitos econômicos vinculados ao Deportivo Maldonado, clube uruguaio agenciado pelo empresário Juan Figger, que não aceita mais emprestá-lo, quer R$ 10 milhões pelo passe do jogador. O clube paranaense e seu empresário estão negociando e um grupo de torcedores, na última semana, até lançou uma vaquinha virtual para arrecadar fundos e contratar o jogador em definitivo.

Em entrevista à Rádio CAP (Rádio oficial do Clube Atlético Parananese) antes da vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, pela vigésima sexta rodada do Campeonato Brasileiro, o presidente Mario Celso Petraglia considerou que a renovação de contrato com o zagueiro é extremamente difícil. “Quanto à renovação do Thiago Heleno, eu acho extremamente difícil, porque tem vários clubes com proposta e não será possível mais o seu empréstimo. O investidor que detém os seus direitos quer vendê-lo. Ele tem 28 anos já e o valor é em torno de R$ 10 milhões” disse o presidente do Conselho Deliberativo.

Thiago Heleno comentou sobre a situação após a vitória do Furacão sobre a Ponte Preta por 3×0, onde o zagueiro marcou dois gols “Demonstro em todos os jogos a minha vontade de ficar. É o melhor momento da minha carreira. Estou feliz no Atlético-PR. Espero que (o contrato) não pare por aqui” no término da partida os torcedores, gritavam em coro, pedindo a permanência do zagueiro. Em jogo onde o meia argentino Lucho González fez sua estreia, foi Thiago Heleno quem brilhou.

Boas Apostas!