A disputa da sexta e última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2018/19 está agendada para os próximos dois dias (11 e 12 de dezembro). Olhemos para os compromissos que estão agendados para essa terça-feira (11), assim como para aquilo que poderão vir a definir.

Grupo A

Foto: "AP"

Foto: “AP”

Atlético de Madrid e Borussia Dortmund apurados para as oitavas, Club Brugge com vaga garantida na Liga Europa, Mônaco afastado das provas europeias. No grupo A, todos os times já conhecem seus destinos, restando apurar o vencedor do grupo. O Atléti lidera à entrada para esta rodada com dois pontos de vantagem em relação ao Borussia Dortmund e, em caso de vitória do Borussia na ida até o Principado do Mônaco, o Atlético também terá que vencer na Bélgica para segurar o primeiro posto. Se os dois times terminarem empatados no topo com 13 pontos cada, o Borussia avançará para as oitavas com estatuto de líder uma vez que venceu o Atléti em casa por quatro a zero e perdeu em Espanha por dois gols sem resposta.

Grupo B

A derradeira rodada do grupo B promete. O Barcelona já está apurada para as oitavas com estatuto de líder e o PSV Eindhoven já sabe que sua aventura nas provas europeias na atual temporada chegou ao fim, mas Tottenham e Inter ainda brigam por uma vaga nas oitavas, chegando nessa última rodada empatados com sete pontos cada. Os “Spurs” viajam até Camp Nou para enfrentar o Barcelona e Mauricio Pocchettino até poupou jogadores como Eriksen ou Harry Kane no final de semana já a pensar no confronto com os catalães, enquanto a Inter vai receber o já eliminado PSV Eindhoven. Caso ambos os tims vençam, avançará a equipe inglesa.

Grupo C

Foto: "Getty Images Europe"

Foto: “Getty Images Europe”

(Quase) tudo por decidir no grupo C. À entrada para essa derradeira rodada, há apenas uma certeza: a de que o Estrela Vermelha já não tem chances no que diz respeito ao acesso às oitavas da competição, embora continue a ostentar esperanças no que ao acesso à Liga Europa diz respeito.

O Napoli lidera o grupo com nove pontos, o PSG é segundo com oito, o Liverpool segue na terceira posição com seis e o Estrela Vermelha está no último posto com quatro.

O PSG viaja até à Sérvia para enfrentar o Estrela Vermelha e a segurança de que uma vitória permitirá assegurar uma vaga nas oitavas independentemente do que aconteça no outro encontro do grupo, ao passo que o Estrela Vermelha está obrigado a vencer para chegar na Liga Europa, sendo certo que precisa de contar com um desaire dos “Reds”.

O Napoli se desloca a Inglaterra com dois resultados possíveis (vitória ou empate), enquanto o Liverpool está obrigado a vencer – e o PSG perder na Sérvia, uma derrota também servirá ao Nápoles.

Caso PSG, Nápoles e Liverpool terminem todos com nove pontos, será o Liverpool a vencer o grupo por conta dos resultados alcançados nos confrontos com esses três adversários.

Grupo D

FC Porto e Schalke 04 apurados, Galatasaray e Lokomotiv ainda em busca de uma vaga na Liga Europa. À entrada para essa última rodada, o Galatasaray ocupa o terceiro lugar com quatro pontos e se prepara para receber o FC Porto em Istambul, time português que já tem o acesso à próxima fase assegurado e com estatuto de líder. O Lokomotiv, por sua vez, está obrigado a bater o Schalke 04 na Alemanha e esperar que o Galatasaray não vença seu desafio.

Boas apostas!