O técnico do clube catarinense Avaí Futebol Clube, Claudinei Oliveira foi um dos grandes responsáveis pela reta final do clube conquistando o vice-campeonato da Série B 2016. Com isso o Avaí subiu para a primeira divisão do futebol brasileiro e disputará o Campeonato Brasileiro da Série A em 2017.

Técnico Claudinei Oliveira com o presidente avaiano Francisco José Battistotti.

Técnico Claudinei Oliveira com o presidente avaiano Francisco José Battistotti.

O técnico Claudinei Oliveira chegou ao “Leão”, como é chamado o time do Avaí, no final de agosto de 2016, na 22ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B e teve a missão de equilibrar a equipe em busca de um acesso à elite do futebol brasileiro. Em seu comando, o time do Avaí fez 17 jogos, alcançando 12 vitórias, 4 empates e apenas uma única derrota. Foram 23 gols marcados e apenas 4 sofridos. Uma campanha excelente, levou o time do risco de rebaixamento para a Série C, ao acesso à Série A. O Atlético Goianiense foi o grande campeão e os outros times que também conseguiram acesso para a Série A foram o terceiro colocado Vasco da Gama e o quarto colocado Bahia.

A diretoria do Avaí Futebol Clube anunciou a renovação do técnico Claudinei Oliveira  nesta quinta-feira (01), o novo vínculo com o clube tem duração até dezembro de 2017. Agora Claudinei Oliveira deverá fazer juntamente com a diretoria o planejamento para tanto o Campeonato Catarinense quanto o Campeonato Brasileiro da Série A de 2017. Na última quarta-feira o clube anunciou a saída de 12 jogadores que não farão parte dos planos do clube para 2017, os zagueiros Renato Silveira e André Santos, o lateral João Paulo, os volantes Casarotto, Rafinha, Jajá e João Filipe, e os atacantes Romarinho, Tatá, Tauã, Wilker e William Batoré foram dispensados. Existe ainda a possibilidade do zagueiro Gabriel e do atacante Rômulo serem negociados. Agora inicia-se a busca no mercado de novos atletas, muitos deverão chegar por indicação do próprio técnico Claudinei Oliveira.

Carreira do técnico Claudinei Oliveira

Claudinei Oliveira no comando do Atlético Paranaense.

Claudinei Oliveira no comando do Atlético Paranaense.

Claudinei Oliveira de 47 anos é nascido em Santos, São Paulo e em sua época de categorias de base iniciou com 14 anos de idade na Portuguesa Santista, passando pelo Santos FC e Palmeirense. Em 1989 estreou profissionalmente no Santos FC, após isso passou por mais de uma dezena de times, todos brasileiros e encerrou sua carreira de jogador de futebol profissional no Central Pinhalense em 2003.

Em 2009 iniciou sua carreira de treinador de futebol no Sub-15 do Santos FC, sendo campeão paulista, passando pelo Sub-17 sendo campeão paulista de 2010 e Sub-20 sendo novamente campeão paulista de 2012. Em 2013 foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Chegou a assumir interinamente e após isso como técnico do Santos em 2013 por 38 partidas. Em 2014 foi técnico do Goiás, em 2014 foi técnico do Paraná e em 2014/15 foi técnico do Atlético Paranaense. Em 2015 foi técnico do Vitória e em 2016 voltou para o Paraná e na metade de 2016 assumiu o Avaí. Com a equipe catarinense teve um aproveitamento excelente de 83,33%, levando o clube da zona de rebaixamento ao vice-campeonato do Campeonato Brasileiro da Série B de 2016, levando a equipe à elite do futebol brasileiro para disputar o Campeonato Brasileiro de 2017.

Avaí Futebol Clube

Escudo do Avaí Futebol Clube.

Escudo do Avaí Futebol Clube.

Time da ilha de Florianópolis em Santa Catarina, o Avaí é o segundo maior campeão do Campeonato Catarinense com 16 títulos, somente atrás do Figueirense que também é de Florianópolis. O Avaí Futebol Clube foi fundado em 1923, o clube tem atualmente 93 anos e tem como mascote um Leão, por isso o time é conhecido também como “Leão da Ilha”. Seu estádio é o “Estádio da Ressacada” com capacidade para quase 18 mil torcedores. Existe grande rivalidade entre o Figueirense e o Avaí, os dois times da Ilha de Florianópolis. Atualmente foi feito uma pesquisa com a afirmação de que o Avaí é dono da maior torcida de Santa Catarina com meio milhão de torcedores. Um dos maiores destaques da história do clube foi no Campeonato Brasileiro da Série A de 2009, quando o time protagonizou uma arrancada histórica na competição, chegando em sexto lugar no final da competição. Em 2017, sob o comando do técnico Claudinei Oliveira, o time catarinense terá uma nova oportunidade de mostrar sua força entre os maiores do futebol brasileiro.

Boas Apostas!