Está encontrada a primeira seleção africana que vai marcar presença na fase de grupos da Copa do Mundo 2018. Na penúltima rodada da fase de apuramento da zona CAF, a Nigéria carimbou seu passaporte.

NigeriaContas feitas no “grupo da morte” da zona de qualificação africana para a Copa do Mundo 2018. A seleção da Nigéria venceu o grupo B e deixou para trás as congéneres de Zâmbia, Camarões e Argélia, três das melhores seleções do continente.

Clima de festa em Uyo, na Nigéria. A seleção local se superiorizou à Zâmbia por uma bola a zero graças a um gol de Alex Iwobi do Arsenal, assegurando o resultado que precisava para chegar à fase de grupos da competição que vai decorrer na Rússia. A vitória frente à principal concorrente do grupo permitiu às “super águias” se converterem na primeira seleção africana a segurar o apuramento ainda com um jogo por disputar, na próxima quarta-feira, frente à Argélia.

O percurso nigeriano nessa fase de classificação foi exemplar. A Nigéria começou por vencer na Zâmbia (1-2) e deu seguimento ao seu caminho com dois triunfos caseiros frente à Argélia (3-1) e aos Camarões. A única ocasião que perdeu pontos foi precisamente na deslocação a casa da seleção campeã africana (Camarões), isso antes de carimbar o passaporte com uma vitória sobre a Zâmbia que acabou por acontecer nesse sábado. Independentemente do que aconteça na Argélia, já ninguém tira o lugar à Nigéria na Copa do Mundo da Rússia. No outro jogo do grupo, já sem aspirações, a equipe camaronesa venceu a Argélia por dois a zero.

Seleções em posição de apuramento

Se no grupo B as contas estão feitas e a Nigéria já se encontra apurada para a Copa do Mundo 2018, o mesmo não se pode dizer nos restantes agrupamentos. No A, a Tunísia lidera com 13 pontos, mais três que a República Democrática do Congo, seleção que ainda também tem chance de apuramento. A seleção do Marrocos lidera o C com nove pontos e tem a Costa do Marfim “à perna”, com apenas menos um ponto. No D é o Senegal quem vai na frente com dois pontos a mais que Burquina Faso e Cabo Verde, embora tenha menos um jogo, enquanto no E a disputa se faz entre Egito e Uganda, isso depois de o Gana ter ficado afastado após um grave erro de arbitragem que marcou esta penúltima rodada de classificação na zona africana.

Boas Apostas!