A Copa do Brasil é uma das principais competições de clubes de futebol do Brasil, somente menos importante que o Campeonato Brasileiro. Os maiores campeões da Copa do Brasil são o Grêmio e o Cruzeiro, com quatro títulos cada um. Depois temos o Flamengo, Corinthians e Palmeiras, cada um com três títulos.

Os Potes 1 e 2 do sorteio dos confrontos.

Os Potes 1 e 2 do sorteio dos confrontos.

Depois temos dez clubes cada um com um título, são eles: Fluminense, Vasco da Gama, Santos, Sport, Internacional, Atlético Mineiro, Criciúma, Juventude, Paulista e Santo André. O atual campeão da edição de 2015 é o Palmeiras.

O evento ocorrido na sede da CBF, no Rio de Janeiro, no dia 02 de agosto as 11:00h. O sorteio foi realizado com dois potes, o Pote 1 tinha os seguintes clubes, Atlético-MG, Corinthians, Grêmio, Palmeiras e São Paulo, que disputaram a Taça Libertadores e os clubes Internacional, Santos e Cruzeiro, que são os mais bem colocados no ranking da CBF. No Pote 2, estavam os clubes classificados, o Botafogo-PB, Vasco, Juventude, Atlético-PR, Fortaleza, Fluminense, Ponte Preta e Botafogo. Após esta fase, nos duelos das quartas de final da Copa do Brasil, também haverá sorteio para definição dos jogos, mas, desta vez, sem a divisão dos classificados em potes, todos os times poderão se enfrentar. As finais da competição que classifica o campeão para a Libertadores estão marcadas para 23 e 30 de novembro.

Tabela dos confrontos

O resultado do sorteio realizado no evento do dia 02 de agosto, na sede da CBF, definiu os seguintes confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil que ficaram definidos com datas pré-definidas para 24/08 e 21/09.

São Paulo x Juventude*

Fluminense x Corinthians*

Santos x Vasco*

Palmeiras x Botafogo-PB*

Atlético-PR x Grêmio*

Internacional x Fortaleza*

Botafogo x Cruzeiro*

Atlético-MG x Ponte Preta*

*Os times da direita fazem a segunda partida em casa

Quem se deu bem

Almejada Taça da Copa do Brasil.

Almejada Taça da Copa do Brasil.

Teoricamente, alguns clubes se deram bem neste sorteio que definiu os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil 2016. Como no Pote 2, existiam times até do Campeonato Brasileiro Série C, é o caso dos clubes São Paulo, Palmeiras e Internacional. O São Paulo enfrentará o Juventude Que é o atual quarto colocado do Grupo B do brasileiro Série C. O Palmeiras pegará o Botafogo de Pernambuco que é o vice-líder do Grupo A do brasileiro Série C. O Internacional enfrentará o Fortaleza que é o líder do Grupo A do brasileiro Série C.

Fazendo uma breve análise dos times da terceira divisão do brasileiro, temos o Fortaleza que é o líder do seu grupo e nos seus últimos cinco jogos pelo Campeonato Brasileiro Serie C, foram duas vitórias, dois empates e uma derrota, mostrando estar em um momento instável no campeonato. Já o Botafogo-PB tem mostrado um excelente desempenho nos jogos em casa, foram cinco vitórias nos últimos cinco jogos em casa, em seu estádio o “Almeidão”. O Juventude, tem a tradição ao seu lado, o clube já conquistou a Copa do Brasil em 1999, além disso o time vem retomando forças no Campeonato Brasileiro Serie C, que depois de um começo ruim, vem bem nos últimos cinco jogos, vencendo quatro e empatando uma partida, mostrando estar em um bom momento.

Pedreiras

Se para uns a vida tende a ser mais fácil, para outros as dificuldades ficaram mais evidentes. O Corinthians e o Fluminense vem muito bem no Campeonato Brasileiro da Série A e vão fazer um belo confronto, um verdadeiro clássico. O Santos, que vive um bom momento no Campeonato Brasileiro da Série A enfrenta o Vasco da Gama que lidera o Campeonato Brasileiro da Série B, este será outro grande confronto. O Grêmio, enfrenta o Atlético Paranaense, ambos os times vem bem no Campeonato Brasileiro da Série A, estando na parte superior da tabela de classificação, esperamos um jogo equilibrado entre os times. O Atlético Mineiro enfrenta a Ponte Preta e sendo ambos os times do Campeonato Brasileiro da Série A, também farão grandes jogos, porém o favorito é o Galo. O Cruzeiro enfrenta o Botafogo Carioca, neste confronto não deve haver favorito, pois o Cruzeiro depende do trabalho do técnico Mano Menezes que recém chegou ao clube para arrumar o time. Estas são apenas algumas especulações sobre os confrontos, todos os clubes tem chance de ser campeão do torneio mais democrático do país.

Boas Apostas!