Contrariamente ao que vinha acontecendo nas últimas temporadas, os sorteios da fase de grupos da Liga dos Campeões e da Liga Europa não serão realizados no mesmo dia. A tarde desta quinta-feira (24) será destinada a conhecer a sorte dos clubes envolvidos na principal prova de clubes da Europa. Na manhã de sexta-feira, no Mónaco, será conhecida a chave da Liga Europa. A atual edição da prova contará com a participação de pelo menos dois históricos do futebol europeu na fase de grupos: O Arsenal e o AC Milan. A equipa londrina regressa à segunda prova de clubes do continente europeu volvidos 17 anos, uma vez que a última participação – ainda como Copa UEFA – remonta a 2000, ano em que os “Gunners” perderam na final para o Galatasaray do goleiro Claudio Taffarel na decisão através da cobrança de pênaltis.

Liga EuropaÀ semelhança do que acontece com a Liga dos Campeões, os 48 participantes na fase de grupos da Liga Europa (32 na Liga dos Campeões) são divididos em quatro potes, perfazendo um total de 12 grupos em que os dois primeiros colocados de cada avançam para os “16 avos” da competição, etapa em que se juntam os terceiros colocados da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Arsenal, Lyon, Villarreal, Lazio, Copenhaga, Steaua Bucareste, Young Boys, Real Sociedad, Lokomotiv Moscovo, Hertha Berlin, Nice, Astana, Hoffenheim, Koln, Rijeka, Vitória SC, Atalanta, Zulte Waregem, Zorya Luhansk, Hapoel Beer-Sheva, Instabul Basaksehir, Konyaspor, Vitesse, Slavia Praga, Zlín e Lugano são os emblemas já confirmados na fase de grupos da Liga Europa, faltando conhecer os times que avançam a partir do “play-off”. Uma vez que os apurados do “play-off” ainda estão por definir, persiste alguma indefinição quanto à constituição dos potes.

Os jogos de volta da eliminatória vão ser disputados esta quinta-feira, com o seguinte alinhamento:

AEK Larnaca – Plzen
Dínamo de Kiev – Marítimo
Maccabi Tel Aviv – Altach
Oleksandriya – BATE
Ostersunds -PAOK
Sheriff Tiraspol – Legia
Salzburg – Viitorul
Zenit – Utrecht
Fenerbahçe – Vardar
Suduva – Ludugorets
AEK – Club Brugge
Midtjylland – Apollon
Skenderbeu – Dínamo Zahrebn
Videoton – Partizan
Athletic Club – Panahtinaikos
Braga – Hafnardjordur
Marselha – Domzale
Rosenborg – Ajax
Shkhendija – AC Milan
Crvena Zvezda – Krasnodar
Hajduk Split – Everton
Austria Viena – Osijek

Calendário:

Matchday 1: 14 de setembro
Matchday 2: 28 de setembro
Matchday 3: 19 de outubro
Matchday 4: 2 de novembro
Matchday 5: 23 de novembro
Matchday 6: 7 de dezembro

A final da Liga Europa 2017/18 vai ser disputada em França, no Stade de Lyon, no dia 16 de maio de 2018. O emblema francês que cede o palco para a final está já confirmada na fase de grupos e é naturalmente um dos mais cotados em prova.

Boas apostas!