O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões foi ocorrido na quinta-feira (25) às 13:00h (de Brasília), em Monaco. Juntamente com o sorteio dos grupos, foi entregue o prêmio de melhor jogador da Europa. Os três finalistas para o prêmio de Melhor jogador da UEFA na Europa eram Gareth Bale do Real Madrid, Antoine Griezmann do Atlético de Madrid e Cristiano Ronaldo do Real Madrid que acabou sendo o vencedor. “Tenho que falar de Portugal porque foi a primeira vez na sua história. Foi diferente porque já venci a Champions League (Liga dos Campeões) três vezes. Ganhar algo com Portugal foi o ponto alto da minha carreira” comentou Cristiano Ronaldo.

A taça da Liga dos Campeões exibida durante o sorteio.

A taça da Liga dos Campeões exibida durante o sorteio.

Falando do sorteio de grupos especificamente, algumas regras foram obedecidas, nenhum time poderia enfrentar outra do mesmo país, outra regra foi a condição de nenhuma equipe ucraniana poderia enfrentar nenhuma outra equipe russa, por causa das divergências políticas entre os países.  Alguns ex-jogadores estiveram presentes no evento para ajudar no sorteio das bolinhas, entre eles estavama Clarence Seedorf, Thierry Henry que foi o maior marcador de gols da história do Arsenal e campeão da UEFA Champions League pelo Barcelona em 2009. Ainda tivemos a participação do ex-jogador da seleção brasileira e campeão mundial pelo Brasil, ídolo do Real Madrid, lateral-esquerdo Roberto Carlos.

O pote 1 – Cabeças de chave

Real Madrid, onze vezes campeão da Liga dos Campeões.

Real Madrid, onze vezes campeão da Liga dos Campeões.

No Pote 1 tivemos todos os cabeças de chave, composto pelo detentor do troféu e pelos campeões nacionais das sete federações mais bem classificadas de acordo com o ranking de coeficientes de clubes da UEFA no final da temporada 2014/15.

No Pote 1 estavam:

Real Madrid: 11 vezes vencedor do torneio.

Barcelona: venceu seu grupo na UEFA Champions League 17 vezes, mais que qualquer outra equipe.

Leicester City: sua primeira presença na Europa desde a Taça UEFA em 2000/01, conquistou a vaga sendo campeão inglês da temporada passada.

Bayern de Munique: vencedor em 2013, treinado por Carlo Ancelotti, único treinador a vencer a UEFA Champions League por três vezes.

Juventus: a equipe italiana está fazendo sua trigésima primeira edição da Champions League, mais do que qualquer outra equipe.

Benfica: venceu 105 jogos na Taça dos Campeões na sua história, sétima equipe que mais venceu jogos no torneio.

Paris Saint-Germain: conseguiu sofrer apenas um gol na fase de grupos da temporada passada.

CSKA Moscovo:  esteve na fase de grupos do torneio por nove vezes. Seu melhor desempenho foi na edição de 2009/10, quando atingiu as quartas de final.

Como ficaram os grupos

Grupo A

PSG (FRA), Arsenal (ING),  Basel (SUÍ) e Ludogorets (BUL).

Grupo B

Benfica (POR), Napoli (ITA), Dinamo de Kiev (UCR) e Besiktas (TUR).

Grupo C

Barcelona (ESP), Manchester City (ING),  Borussia Mönchengladbach (ALE) e Celtic (ESC).

Grupo D

Bayern de Munique (ALE), Atlético de Madri (ESP),  PSV (HOL) e Rostov (RUS).

Grupo E

CSKA Moscou (RUS), Bayer Leverkusen (ALE),  Tottenham (ING) e Monaco (FRA).

Grupo F

Real Madrid (ESP),  Borussia Dortmund (ALE), Sporting (POR) e Legia Varsóvia (POL).

Grupo G

Leicester (ING), Porto (POR),  Brugge (BEL) e Copenhagen (DIN).

Grupo H

Juventus (ITA), Sevilla (ESP),  Lyon (FRA) e Dinamo Zagreb (CRO).

Um pouco sobre cada time

O maior torneio de clubes da Europa, a Champions League reúne os maiores e melhores clubes da Europa. Alguns são gigantes, outros menores, porém todos são grandes clubes, cada um em seu país, alguns países tem mais tradição, outros menos, porém todos devem ser citados e merecem pelo menos alguma observação. Por isso, vamos tentar apresentar alguns detalhes sobre cada um dos clubes que participarão desta fase de grupos. Os clubes do Pote 1 já foram citados no tópico anterior, vamos comentar sobre os outros participantes.

Porto: O clube português fará sua vigésima primeira participação na fase de grupos, record que detém juntamente com Barcelona e Real Madrid.

Sevilla: A equipe espanhola é a única que venceu por três vezes seguidas a Taça UEFA Liga Europa.

Borussia Dortumund: O time alemão completa nesta edição, vinte anos de seu título da Champions League.

Arsenal: O time inglês tem a vantagem de ter o técnico Arsene Wenger, que tem ao total 170 jogos como treinador da UEFA Champions League (163 com o Arsenal e 7 com o Monaco), mais do que qualquer outro treinador.

Napoli: o time italiano tem um fato curioso, é a única equipe que não passou da fase de grupos depois de somar 12 pontos, na temporada de 2013/14.

Bayer Leverkusen: O melhor desempenho do clube alemão foi na temporada de 2001/02, quando perdeu a final para o Real Madrid, com gol do hoje treinador do Real Madrid Zinédine Zidane.

Atlético de Madrid: O clube espanhol chega com fama de excelente defesa, o time não sofreu gols em 35 dos 57 jogos disputados no ano passado.

Manchester City: Pep Guardiola está no comando do time inglês, ele é o treinador mais novo a vencer uma Champions League, com 38 anos, pelo Barcelona em 2009.

Lyon: O melhor desempenho da equipe francesa foi na Champions League de 2009/10, onde chegou a semifinal.

Sporting: A equipe portuguesa é a equipe com mais jogadores vencedores por Portugal da UEFA EURO 2016, Rui Patrício, João Mário, Willian Carvalho e Adrien Silva.

Tottenham: a equipe inglesa jogou a Champions League 2010/11 pela última vez, quando chegou as quartas de final. Nos seis jogos ocorreram muitos gols, 29 ao total.

Dynamo Kyiv: Apenas sete equipes jogaram mais partidas na Taça dos Campeões que os 219 do Dynamo.

PSV: O clube holandês está participando de sua 44ª temporada consecutiva no torneio Champions League.

Club Brugge: O clube tem o feito de ter marcado o primeiro gol da atual UEFA Champions League, Daniel Amokachi é o nome do jogador que marcou aos 17 minutos contra o CSKA Moskova em 1992.

Basileia: o clube suíço venceu a Super League da Suíça nas últimas sete temporadas.

Borussia M’Gladbach: o clube alemão tem o feito da maior goleada feita em um play-off da Champions League, venceu por 9×2 o Young Boys.

Ludogorets: Na fase de grupos em 2014/15, o Ludogorets somou quatro pontos, incluindo um empate em 2×2 em casa contra o Arsenal.

Kobenhavn: Única equipe da Dinamarca que passou da fase de grupos, chegando as oitavas de final na temporada de 2010/11.

Legia: o clube polonês foi a primeira a atingir a fase de grupos desde o Widzew Lodz em 1996/97.

Monaco: ele é o último clube francês a estar na final da Champions League, na edição de 2004.

Dinamo Zagreb: o time tem um recorde indesejado, foi o pior registro de um time na fase de grupos, o fato ocorreu em 2011/12 com -19 gols de saldo.

Rostov: Esta é a primeira presença do Rostov em um Champions League.

Besiktas: é o retorno do clube turco Besiktas para a fase de grupos da Champions League desde 200/10.

Celtic: o clube escocês volta para a fase de grupos da Champions League depois de sua última participação em 2013/14, ao total, esta será sua nona participação na fase de grupos da Champions League.

Boas Apostas!