As portas do Fórum Grimaldi, no Mónaco, abrem-se esta quinta-feira (24) para sortear a fase de grupos da Liga dos Campeões 2017/18. Com 27 das 32 equipas já apuradas – as cinco restantes serão conhecidas na noite desta quarta-feira -, já é possível fazer um primeiro esboço da fase final da competição de clubes que mais atenções desperta em todo o mundo.

Foto: AP/Salvatore Di Nolfi

Foto: AP/Salvatore Di Nolfi

O primeiro pote está definido desde o final da última temporada, uma vez que continua a ser ocupado pelos campeões dos oito países melhor colocados na ranking da UEFA. Real Madrid (Espanha), Bayern de Munique (Alemanha), Chelsea (Inglaterra), Juventus (Itália), Benfica (Portugal), Mónaco (França), Spartak de Moscovo (Rússia) e Shakhtar Donetsk (Ucrânia) surgem à cabeça no sorteio da UEFA.

No pote 2, adversários igualmente poderosos. Barcelona (Espanha), Atlético de Madrid (Espanha), PSG (França), Borussia Dortmund (Alemanha), Sevilha (Espanha), Manchester City (Inglaterra), Porto (Portugal) e Manchester United (Inglaterra) completam a chave. Os andaluzes do Sevilha foram os últimos a integrar este pote 2 após terem derrotado os turcos do Istanbul BB no derradeiro “play-off”, enquanto os “Red Devils” de José Mourinho marcam presença graças à vitória na Liga Europa.

No terceiro pote já estão definidas sete das oito equipas que o irão ocupar. A partir do “play-off” estão confirmados Nápoles (Itália) – eliminou o Nice – e Olympiakos (Grécia) – superiorizou-se ao Rijeka. Caso o Liverpool confirme o apuramento frente ao Hoffenheim na noite desta quarta-feira, também estará no pote 3. Se os alemães surpreenderem Klopp e companhia em Anfield, serão os escoceses do Celtic a ascender do pote 4 para o 3. Tottenham (Inglaterra), Basileia (Suíça), Anderlecht (Bélgica), AS Roma (Itália) e Besiktas (Turquia) também constam nesse pote 3.

É no pote 4 que reside maior indefinição, uma vez que estão por apurar quatro equipas cujos nomes serão conhecidos esta quarta-feira. Para já, no pote 4, estão confirmados Celtic* – caso o Liverpool se apure -, Feyenoord (Holanda), Maribor (Eslovénia) e RB Leipzig (Alemanha). Aguarda-se pelo desfecho dos seguintes encontros: CSKA – Young Boys, Copenhaga – Qarabag, Steaua de Bucareste – Sporting, Liverpool – Hoffenheim e Slavia Praga – APOEL. Para já, CSKA, Qarabag, Liverpool e APOEL estão em vantagem, sendo que Sporting e Steaua empataram sem gols na partida de ida.

Calendário da fase de grupos da Liga dos Campeões 2017/18:

Matchday 1: 12/13 de setembro
Matchday 2: 26/27 de setembro
Matchday 3: 17/18 de outubro
Matchday 4: 31 de outubro/1 de novembro
Matchday 5: 21/22 de novembro
Matchday 6: 5/6 de dezembro

Boas Apostas!