Com as Eliminatórias Sul-Americanas bem encaminhadas e as Eliminatórias europeias já iniciadas, a FIFA, entidade máxima do futebol mundial, realizou no último sábado (26), em Kazan (Tartaristão), o sorteio dos grupos para a Copa das Confederações de 2017, que será realizada na Rússia, assim como o próximo mundial, disputado em 2018. Com oito seleções participantes, a entidade dividiu as equipes para o sorteio em dois potes com quatro equipes cada um, sendo que o primeiro pote contou com a seleção da Rússia, cabeça de chave do Grupo A por ser o país-sede, a seleção da Alemanha por ser a atual campeã mundial, a seleção de Portugal por ser a atual campeã da Eurocopa e a seleção do Chile por o atual campeão da Copa América. Já no segundo pote, ficaram a seleção do México, representante da América do Norte e Central, a seleção da Austrália, que faz parte da Confederação Asiática, e a Nova Zelândia, representante da Oceania.

Grupos da Copa das Confederações de 2017.

Grupos da Copa das Confederações de 2017.

Contando com a presença de figuras importantes do cenário russo, como a bicampeã olímpica no salta com varas, Yelena Isinbaeva, e o ex-jogador do Zenit, Sergey Semak, o sorteio da FIFA contou também com a presença do presidente da entidade, Gianni Infantino, e do brasileiro Júlio Baptista, que levou ao palco a taça da Copa das Confederações, lembrando que já teve a oportunidade conquistar a competição duas vezes com a seleção brasileira. “Vencemos duas vezes. Primeiro a Argentina em um jogo incrível em 2005 e depois os EUA em 2009. Por isso, talvez a Copa das Confederações seja tão importante para mim”, afirmou o jogador em discurso feito durante o sorteio. Confira abaixo os Grupos A e B da Copa das Confederações de 2017, a qual será disputada entre 17 de junho e 2 de julho, sendo iniciada com uma partida entre Rússia e Nova Zelândia, em São Petesburgo no dia 17 de junho de 2017.

Grupo A: Rússia, Nova Zelândia, Portugal, México;

Grupo B: Campeão da África, Chile, Austrália, Alemanha;

Copa das Confederações

Brasil conquistou a Copa das Confederações de 2013, no Brasil.

Brasil conquistou a Copa das Confederações de 2013, no Brasil.

Organizada pela FIFA, a Copa das Confederações ou Taça das Confederações, é disputada desde 1992, sendo que desde 2005 é realizada a cada quatro anos (antes era a cada dois anos). A competição conta com a participação das seis seleções campeãs continentais, o país-sede e o atual campeão mundial. Para a Copa das Confederações são escolhidas uma seleção para cada continente, com exceção da América, que através da Copa Ouro conhece o representante da América do Norte, Central e Caribe, e através da Copa América conhece o representante da América do Sul. A primeira edição da Copa das Confederações foi disputada em 1992, na Arábia Saudita, sendo chamada de Copa Rei Fahd e contando com menos participantes, assim como na edição seguinte. Já na terceira edição, também realizada na Arábia Saudita, a competição recebeu o nome atual e começou a contar com oito seleções participantes.

Em 2001, a competição foi sediada na Coreia do Sul e no Japão, como prévia para a Copa do Mundo de 2002, que seria realizada nos dois países e a partir de 2005 o mesmo começou a acontecer, já que a Copa das Confederações passou a ser disputada um ano antes do mundial nos países que sediariam a Copa do Mundo, como, por exemplo, a Copa das Confederações de 2005 na Alemanha, de 2009 na África e 2013 no Brasil, servindo como evento teste para o país-sede e uma preparação para o maior campeonato entre seleções do mundo. Dentre as nove edições disputadas até agora da Copa das Confederações, o maior campeão do torneio foi a seleção brasileira, que consagrou-se campeão em quatro edições (1997, 2005, 2009, 2013). Na sequência está a seleção da França, que foi campeã da Copa das Confederações duas vezes (2001, 2003), seguida pelas seleções da Argentina (1992), da Dinamarca (1995) e do México (1999), com um título da competição cada uma.

Boas Apostas!