O despedimento de José Mourinho do comando técnico do Manchester United foi oficializado esta manhã. Os “Red Devils” colocaram um ponto final no percurso do técnico português à frente da equipe após o desaire às mãos do rival Liverpool e, uma vez oficializada sua saída, surgem os primeiros rumores relativos aos potenciais sucessores. Ole Gunnar Solskjaer é, para já, o homem que os tablóides ingleses apontam ao cargo.

Foto: "Getty Images"

Foto: “Getty Images”

No comunicado emitido esta manhã, o Manchester United informa que a equipa será orientada de forma interina nos próximos dias, período ao longo do qual a direção do clube refletirá acerca de quem que assumirá os destinos da equipa. Segundo o “Telegraph”, Ole Gunnar Solskjaer poderá regressar a Manchester para orientar o time até final da presente temporada, norueguês que, enquanto jogador, esteve em Old Trafford durante mais de uma década.

Aos 45 anos de idade, Solskjaer cumpre sua segunda temporada ao leme do Molde, emblema que também representou durante a carreira de jogador. Uma vez que os campeonatos nórdicos se regem pelo calendário solar, a Eliteserien, principal escalão do futebol da Noruega, chegou ao fim no mês de novembro, com o Molde na segunda posição pela segunda temporada consecutiva. Ainda assim, a direção do clube optou por renovar com Solskjaer e o atual contrato é válido até dezembro de 2021, vínculo que poderá não ser cumprido em função do alegado interesse do Manchester United nos serviços do treinador. Caso a mudança para Old Trafford se efetive, Solskjaer deverá assinar um contrato válido apenas até ao final da presente temporada.

Experiência no futebol inglês

Caso se confirme, esta será a terceira experiência de Solskjaer enquanto treinador no futebol inglês, a segunda na Premier League. O antigo avançado norueguês treinou a equipa de reservas do Manchester United entre 2008 e 2011, depois de ter colocado um ponto final na carreira de futebolista, e voltaria ao Reino Unido em 2014, para enfrentar o Cardiff, aventura que durou apenas oito meses e culminou com a descida da equipa galesa ao Championship.

Hipótese Blanc

Zinedine Zidane, Antonio Conte ou Maurcio Pochettino também têm sido nomes avançados pela imprensa internacional, mas nenhum deverá assumir funções nesta altura. Para além de Solskjaer, há outra opção “a prazo” – Laurent Blanc, técnico que está sem clube desde 2015/16, quando deixou o PSG, e que segundo a “Sky Sports” é visto com bons olhos pela direção do clube de Old Trafford.

O Manchester United volta a entrar em campo no próximo sábado (22), para enfrentar o Cardiff em mais uma rodada da Premier League.

Boas apostas!