O Sánchez Pizjuán abre os portões na noite dessa quarta-feira (21) para receber o duelo entre os espanhóis do Sevilha e os ingleses do Manchester United. A partida é válida pela ida das oitavas Liga dos Campeões europeus.

Manchester United


Foto: “Divulgação/Manchester United”

O sorteio da primeira ronda pós-fase de grupos da Liga dos Campeões 2017/18 ditou um encontro entre Sevilha e Manchester United. Debrucemo-nos sobre o encontro em números:

As oitavas da Liga dos Campeões da Europa surgiram na temporada 2003/04. Desde então, o Sevilha ultrapassou três vezes a fase de grupos, enquanto o Manchester United já esteve por nove vezes nas oitavas da competição. O time da Andaluzia nunca conseguiu superar essa ronda da competição e caiu sempre nas oitavas, ao passo que os “Red Devils” avançaram na maioria: seguiram em frente por seis vezes e ficaram para três em três. Vale lembrar que o time britânico conta com três edições da Liga dos Campeões/Taça dos Campeões europeus em seu palmarés e venceu a prova pela última vez na temporada 2007/08.

Sevilha a partir do grupo E

Esse será o primeiro confronto oficial entre Sevilha e Manchester United, emblemas cujo encontro mais marcante entre si foi em uma homenagem a Rio Ferdinand no Old Trafford. Na fase de grupos, o Sevilha terminou no segundo posto do grupo E com nove pontos conquistados em seis jogos e, curiosamente, o time que avançou na primeira posição também era inglês: o Liverpool de Jurgen Klopp. Na realidade, o time andaluz não perdeu nenhum dos dois confrontos com os “Reds”: empate a dois gols em Anfield e igualdade a três no Sánchez Pizjuán. Caso esses dois resultados se verificassem nessas oitavas, o Sevilha acabaria eliminado…

Em termos de gols, o Sevilha marcou tantos quanto sofreu: 12. Não ficou “em branco” em nenhum dos duelos que realizou, mas só conseguiu manter sua baliza imaculada na receção aos eslovenos do Maribor em partida que venceu por três a zero.

Na época passada, o Sevilha também se apurou para as oitavas da Liga dos Campeões. O adversário? Um time… Inglês, nada mais nada menos que o Leicester City. A partida de ida até foi ganha pelos espanhóis em casa por dois a um, mas uma derrota no King Power Stadium por dois a zero ditou o fim do percurso europeu do emblema do sul da Espanha.

Manchester United venceu grupo A

Presença habitual na Liga dos Campeões e bem acostumado a cenários de decisão, o Manchester United chegou nessas oitavas com estatuto de líder do grupo A e, em seis partidas, levou a melhor em cinco, perdendo na Suíça ante o Basileia.

Fez 15 pontos, mais três que os suíços, marcou 12 gols e sofreu apenas três. Regresso em grande à prova de clubes mais importante da Europa, isso depois de na temporada passada ter vencido a Liga Europa e de na anterior nem sequer se ter apurado para as provas europeias. Para conquistar a segunda prova mais importante do futebol europeu, a campanha do time britânico também passou pela Espanha, uma vez que encarou o Celta de Vigo nas semis da competição.

Em suma, o Manchester United já não estava em uma fase final da Liga dos Campeões desde a temporada 2013/14, marcada pela eliminação nas quartas às mãos do Bayern de Munique.

Números absolutos

Nessa temporada, o Sevilha se prepara para cumprir o jogo 41 ante o Sevilha. Nos 40 já disputados, venceu 22, empatou oito e perdeu dez. Marcou 66 golos e sofreu 54.

O Manchester United apresenta exatamente o mesmo número de jogos efetuados à entrada para esse embate, ainda que com melhor desempenho: 27 vitórias, cinco empates e oito derrotas. Em termos de golo, o saldo também é melhor: 79 marcados e 27 encaixados até então.

Boas Apostas!