Questão definitivamente encerrada na Itália, nação em que há muito se conhecia o campeão. A última rodada da Série A 2018/19 se disputou nesse final de semana, marcado pela atribuição dos últimos dois lugares na próxima edição da Liga dos Campeões e por uma despromoção.

Atalanta consegue estreia, Inter ainda tomou um susto

Foto: "Getty Images"

Foto: “Getty Images”

Histórico. Pela primeira vez em mais de 100 anos de existência, a Atalanta vai disputar a fase de grupos da Liga dos Campeões europeus. A equipa de Bergamo, detentora do melhor registo ofensivo da Série A (77 golos marcados) e finalista vencida da Taça de Itália, terminou a época no terceiro lugar da tabela classificativa e assegurou um lugar na prova de clubes mais importante da Europa. Após duas épocas prometedoras, a Atalanta subiu a parada e terminou na terceira posição da tabela, ainda que estejamos a falar de uma equipe que tem apenas o 14º maior orçamento da prova – ou seja, só seis equipas dispõem de menos que esta formação que curiosamente até tinha começado a atual temporada com um grande dissabor ao falhar o acesso à Liga Europa, situação que o técnico Gian Piero Gasperini viria a considerar “uma bênção” dado que permitiu ao time se focar inteiramente nas provas domésticas, culminando a campanha da forma que se conhece.

O jogo de maior interesse da rodada decorreu no Meazza, entre Inter de Milão e Empoli. Para garantir uma das duas últimas vagas de acesso à Liga dos Campeões, a Inter poderia precisar de vencer (dependendo do resultado do AC Milan), ao passo que o Empoli também tinha que pontuar para prosseguir no escalão máximo.

O AC Milan, ainda “à espreita” por um lugar na Europa, cedo abriu vantagem de dois gols em Ferrara, frente ao SPAL 2013. O Inter ia empatando e os “rossoneri” seguiam esperançosos no que toca ao acesso à “liga milionária”. No entanto, o SPAL viria mesmo a igualar a contenda, isso antes de Franck Kessié apontar o 2-3 aos 66 minutos do encontro.

No Meazza, a Inter se adiantou, permitiu o gol do empate e a 15 minutos do fim, o AC Milan, a vencer o SPAL, se encontrava em posição de apuramento para a Liga dos Campeões por troca direta com o Inter. No Meazza, com a igualdade no placard, só o Empoli beneficiava, se acendendo a esperança de ficar na Série A. A nove minutos do apito final, Radja Nainggolan fez o 2-1 no Meazza e permitiu à Inter carimbar o acesso á Champions, ao passo que o Empoli viu sua despromoção confirmada, permitindo ao Genoa que empatou no reduto da Fiorentina fazer a festa.

Europa e relegação

Em suma, Juventus, Napoli, Atalanta e Inter vão disputar a Liga dos Campeões na próxima temporada. A Lazio está apurada para a fase de grupos da Liga Europa dado que venceu a Copa de Itália, enquanto o AC Milan vai ter que enfrentar um “play-off” antes de entrar na competição e a Roma (6ª) se virá obrigada a disputar a fase preliminar.

Já no que à descida diz respeito, para lá de Chievo e Frosinone que já tinham visto suas despromoções confirmadas, cai também o Empoli, time que terminou em igualdade pontual com o Genoa mas acabou caindo por conta da desvantagem no confronto direto.

Boas apostas!