Os oito times finalistas das principais provas da UEFA conheceram seus destinos esta manhã. O sorteio definiu os confrontos relativos às semifinais de Liga dos Campeões e Liga Europa. Na prova milionária, os rivais de Madrid reeditam a final do ano passado.

Liga dos Campeões

Foto: "UEFA"

Foto: “UEFA”

O “derby” que divide a cidade de Madrid ameaça se tornar um “habitué” também na Liga dos Campeões. O sorteio das semifinais ditou um duplo confronto entre Real e Atlético. O saldo é claramente favorável aos “merengues”, que além de terem vencido o rival na decisão através de pênaltis no último ano, também se superiorizaram na final de 2014 e nas quartas em 2015. O primeiro confronto entre os dois times na Taça dos Campeões europeus aconteceu nas semis da época 1958/59. A constelação de Zinedine Zidane quer manter o bom registo frente ao grande rival, com o Real Madrid a disputar a partida de ida no Bernabéu, a 2 de maio, e a volta no Calderón, volvidos oito dias.

Na outra semifinal, o surpreendente Mónaco de Leonardo Jardim vai medir forças com os italianos da Juventus. Detentor de um grande potencial ofensivo protagonizado e com o sensacional Mbappé à cabeça, o time do Principado quer fazer estragos na “defesa de betão” juventina, intransponível nos 180 minutos da eliminatória com o Barcelona. A expetativa não poderia estar mais alta para um duelo que se adivinha equilibrado, com os dois times a darem tudo para garantir a classificação para a final de Cardiff. A partida de ida se joga no Stade Louis II, com a decisão reservada para o Juventus Stadium.

Liga Europa

O sorteio das semifinais da Liga Europa definiram um confronto entre Celta de Vigo e Manchester United, inédito em provas da UEFA. Conquistar o troféu é assumidamente um dos objetivos dos “Red Devils” para a temporada, mas não será fácil passar pelo adversário espanhol superiormente orientado por Eduardo Berizzo. O time galego inicia a disputa da eliminatória em sua casa, no Balaídos, com a volta a ter o “teatro dos sonhos” de Manchester como palco de fundo.

Do confronto entre Ajax e Lyon se esperam dois desafios entusiasmantes, até porque estamos a falar de duas das melhores equipas de classe média/alta no panorama europeu. Dois times com propostas de jogo interessantes, experiência na Liga dos Campeões e predisposição em termos ofensivos. Assim, é pouco provável que se verifiquem dois nulos nos confrontos entre estes times, como na época 2011/12. Para chegar nesta fase, Ajax e Lyon sabem o que sofreram em Gelsenkirchen e Istambul, pensando agora no acesso à final de Estocolmo.

Boas Apostas!