Após a disputa da terceira eliminatória da FA Cup, a semana é dedicada à realização das semis da Copa da Liga inglesa, atualmente sob a designação de EFL Cup. O primeiro jogo de ida das semis está agendado para hoje.

Tottenham – Chelsea

Foto: "Reuters"

Foto: “Reuters”

“Spurs” e “Blues” cumpriram na FA Cup e carimbaram o passaporte para a próxima fase do troféu. O Tottenham venceu sem dificuldades na casa do modesto Tranmere Rovers (0-7) e o Chelsea bateu o histórico Nottingham Forest (2-0). Na noite desta terça-feira (8), em Wembley, os dois rivais londrinos vão estar frente a frente pela segunda vez na atual temporada. No final do mês de novembro, o duelo entre os dois times terminou com uma vitória dos donos da casa por três a um.

O Tottenham segue participando em todas as competições e Mauricio Pochettino valoriza a participação nas Copas domésticas, encarando-as como boas oportunidades para os “Spurs” conquistarem um título. Nesse sentido, os donos da casa poderão surgir aqui com uma ou outra alteração na equipa, se descartando no entanto a possibilidade de uma revolução total no alinhamento do time. Curiosamente, os “Spurs” enfrentarão o terceiro adversário londrino nessa edição da EFL Cup, depois de terem deixado para trás West Ham (1-3) e Arsenal (1-3). No único jogo disputado em casa nessa edição da prova, o Tottenham bateu o Watford na decisão através da marcação de grandes penalidades, na sequência de uma igualdade a duas bolas.

O Chelsea foi responsável pela eliminação do Liverpool na 3ª ronda, ao vencer em pleno Anfield (1-2), eliminando posteriormente os times do Derby County (2-1) e do Bournemouth (1-0). Estabelecendo uma comparação entre os dois times nessa competição, Maurizio Sarri promoveu mais alterações nas equipes escalonadas que Mauricio Pochettino, mas deverá subir ao relvado de Wembley com um time bem maioritariamente composto por habituais titulares.

Tottenham e Chelsea se enfrentaram pela última vez nessa competição na final de 2015, com triunfo dos “Blues” por dois a zero. Na última edição, o Tottenham se ficou pela quarta ronda ao perder com o West Ham, enquanto o Chelsea foi até as semis, etapa em que perderia com o Arsenal (1-2).

A volta, em Stamford Bridge, vai ser disputada a 24 de janeiro.

Manchester City quer evitar surpresas

Se na eliminatória entre Tottenham e Chelsea temos favoritismo repartido, o mesmo não se poderá dizer da semi que vai colocar frente a frente Manchester City e Burton Albion. Escusado será dizer que os campeões ingleses em título são totalmente favoritos ao acesso frente a um time de League One que, para chegar aqui, só teve que passar por um adversário da Premier League (o Burnley, no caso), sem que lhe seja retirado o mérito de bater três emblemas do Championship. Pep Guardiola deverá promover alterações no time e apesar da capacidade competitiva que se reconhece a este Burton, a tendência é que a eliminatória fique sentenciada logo na partida de ida, no Etihad, agendada para essa quarta-feira (9).

Boas apostas!