O time colombiano Atlético Nacional de Medellin é o semifinalista da Copa Libertadores da América de 2016. O time que é o atual segundo colocado do (Primera División) seu campeonato nacional. A campanha do Atlético Nacional na Libertadores teve início com a liderança da Fase de Grupos, o time colombiano conquistou o primeiro lugar do Grupo 4 com dezesseis pontos em seis jogos, foram cinco vitórias, um empate e nenhuma derrota, o time marcou doze gols e não sofreu nenhum. O Atlético Nacional foi para as oitavas de final contra o Huracán, primeiro jogo na casa do Huracán deu empate em 0x0, já na segunda partida na casa do Atlético Nacional deu Atlético 4×2. Nas quartas de final o Atlético pegou o Rosario Central e perdeu a primeira partida na casa do Rosario por 1×0, já na segunda partida venceu por 3×1 e garantiu a classificação para as semifinais da Libertadores.

Atlético Nacional desmanchado

Zagueiro Davinson Sánchez, negociado com o Barcelona.

Zagueiro Davinson Sánchez, negociado com o Barcelona.

Com o grande sucesso na Copa Libertadores da América, os jogadores do Atlético Nacional começaram a ser sondados por diversos times. Uma das principais equipes que é responsável pelo desmanche do Atlético Nacional é o Santos F.C. Com as convocações da seleção brasileira que acabou desfalcando o Santos, Lucas Lima e Gabriel “Gabigol” foram participar da Copa América pela seleção brasileira. Outro desfalque do Santos é o atacante Ricardo Oliveira que está lesionado. Com tudo isso, o Santos foi buscar suprir os desfalques do setor ofensivo e contratou o atacante Jonathan Copete do Atlético Nacional, além dele, o meia venezuelano Alejandro Guerra já iniciou as conversas com a diretoria do Santos. Outra novidade é o atacante Ibarguen, que fica dependendo da desclassificação do Atlético Nacional nas semifinais contra o São Paulo. O presidente do Atlético Nacional já adiantou que não pretende abrir mão dos dois atacantes se o Atlético Nacional for finalista da Copa Libertadores, então se o Atlético Nacional passar de fase e for para a final da Copa Libertadores, a negociação do atacante Ibarguen não irá acontecer, isto porque o jogo da final da Libertadores ocorrerá no dia 27 de julho, 8 dias depois do fechamento da janela de transferências internacional.

Outro grande desfalque é do zagueiro Davinson Sánchez, que segundo o jornal “Sport”, o zagueiro é o mais novo contratado do Barcelona, o qual acertou a contratação por € 4 milhões (R$ 16 milhões).  O zagueiro fará parte do time B do Barcelona, pelo menos por enquanto. Outro jogador que já está sendo sondado é o jovem atacante Marlos Moreno de apenas 19 anos, que está sendo sondado por Porto e Benfica.  Além destes jogadores, o goleiro Franco Armani, o zagueiro Daniel Bocanegra, os meias Sebástian Pérez e Macnelly Torres e os atacantes Andrés Ibarguen e Orlando Berrío também são sondados por outros clubes, enfim um verdadeiro desmanche, ou que pelo menos desfoca bastante a atenção dos jogadores para a disputa da semifinal da Copa Libertadores contra o São Paulo.

Quem lamenta bastante é o técnico do Atlético Nacional, Reinaldo Rueda: “Tem muitos empresários e intermediários falando com os jogadores todos os dias, e isso é difícil de controlar”, lamentou o técnico, em relação à concentração dos jogadores para a semifinal contra o São Paulo no próximo dia 06 de julho no estádio Morumbi em São Paulo. A partida de volta está marcada para dia 13 de julho, no estádio Atanásio Girardot em Medellín.

Trio goleador do Atlético Nacional

Jonathan Copete, Andrés Ibarguen e Alejandro Guerra.

Jonathan Copete, Andrés Ibarguen e Alejandro Guerra.

O colombiano Jonathan Copete Valencia já foi contratado pelo Santos, o jogador é um atacante canhoto de 28 anos de idade, 1,87 cm e 78 kg. O jogador está no Atlético Nacional desde 2014 e na temporada de 2015 marcou 13 gols. Nesta temporada de 2016 o atacante já marcou oito gols, três na Copa Libertadores.

O colombiano Andrés Felipe Ibarguen Garcia, ou simplesmente Ibarguen, é um atacante destro de 24 anos que tem 1,68 cm e 63 kg. O atacante chegou ao Atlético Nacional em 2016 e já faz parte desta campanha vitoriosa da Libertadores. Mesmo não tendo marcado nenhum gol na Copa Libertadores, o atacante tem 7 gols anotados no campeonato nacional, destaque para o hat-trick em uma partida contra o Atlético Bucaramanga em uma vitória por 7×0 quando o Atlético Nacional jogou em casa.

O venezuelano Alejandro Abraham Guerra Morales, ou simplesmente Alejandro Guerra, já está em negociação com o Santos. O jogador é meia do Atlético Nacional, tem 30 anos de idade, 1,72 cm, 67 kg e é destro. Está no Atlético Nacional desde 2014. No ano de 2016 vem se destacando na equipe, já marcou 8 gols, dentre os quais três foram na Copa Libertadores. Destaque para os dois gols marcados no segundo jogo das oitavas de final da Copa Libertadores na vitória por 4×2 sobre o Huracan que deu a vaga para as quartas de final.

Boas Apostas!