Para a edição deste ano do Campeonato Paulista, foram realizadas algumas mudanças no regulamento da competição. Dito isto, explicaremos como funciona o estadual paulista. Os vinte times participantes da competição foram divididos em quatro grupos, A, B, C e D, onde os clubes do grupo A, por exemplo, enfrentam apenas as equipes dos grupos B, C e D, totalizando assim quinze rodadas. Os dois melhores de cada grupo se classificaram para as quartas de final, que foram disputadas em jogo único, sendo que o mando de campo ficou com a equipe de melhor campanha e em caso de empate no tempo normal, a partida iria direto para os pênaltis. As semifinais mantem a mesma ordem que as quartas. Já a grande final, é disputada em jogos de ida e volta, em caso de empate, ou seja, uma vitória para cada lado ou dois empates, o primeiro critério de desempate usado será o saldo de gols na primeira fase e se mesmo assim ficar empatado, a partida vai para os pênaltis. Vale lembrar que o gol marcado fora de casa não é usado como critério de desempate. Após disputada as quartas de final, quatro times se classificaram para as semifinais, são eles Corinthians, Audax-SP, Santos e Palmeiras, vamos ver em seguida como ficaram as disputas.

Corinthians x Audax-SP

Escudos de Corinthians e Audax-SP.

Escudos de Corinthians e Audax-SP.

A primeira partida das semifinais ficou entre Corinthians e Audax-SP, que será disputada na Arena Corinthians, às 18h30 de um sábado, dia 23/04. Com a melhor campanha do Campeonato Paulista, o Corinthians terminou a primeira fase como líder do Grupo D com trinta e cinco pontos conquistados em onze vitórias, dois empates e duas derrotas. Com o melhor ataque do grupo, a equipe marcou vinte e seis pontos e sofreu apenas oito, ficando com um saldo de dezoito gols positivos. Nas quartas de final, o Corinthians eliminou em partida única o Red Bull Brasil, disputada na Arena Corinthians já que o Corinthians tinha uma campanha melhor que o RB. A partida acabou com uma vitória por 4×0 da equipe corintiana, garantindo sua vaga nas semifinais.

O adversário do Corinthians nessa semifinal será uma das surpresas do campeonato, Audax-SP, que terminou a primeira fase do Campeonato Paulista na liderança do Grupo C com vinte e quatro pontos conquistados em sete vitórias, três empates e cinco derrotas. Com o melhor ataque do grupo com vinte e cinco gols marcados, porém sofreu vinte e um, ficando com um saldo de apenas quatro gols positivos. Nas quartas de final, o Audax enfrentou o São Paulo em uma partida única no Estádio Prefeito José Liberatti, casa do Audax por ter uma campanha melhor que o adversário. Surpreendendo a maioria das pessoas que acompanham o futebol paulista, o Audax goleou o São Paulo em 4×1, garantindo sua vaga para as semifinais.

Santos x Palmeiras

Escudos de Santos e Palmeiras.

Escudos de Santos e Palmeiras.

Já a segunda partida das semifinais ficou entre Santos e Palmeiras, que será disputada no Estádio Vila Belmiro às 16h de um domingo, dia 24/04. Detalhe que este jogo será com a presença apenas da torcida santista, respeitando a determinação da Secretaria de Segurança Pública e do Ministério Público de São Paulo depois da briga entre torcedores corintianos e palmeirenses (saiba mais clicando aqui). A equipe mandante, o Santos, terminou a primeira fase do Campeonato Paulista na liderança do Grupo A, com trinta e dois pontos conquistados em nove vitórias, cinco empates e uma derrota. Com o melhor ataque do grupo, a equipe marcou vinte e oito gols, e com a segunda melhor defesa sofreu quatorze gols, resultando em um saldo de quatorze gols positivos. Nas quartas de final, o Santos enfrentou o São Bento em uma partida única e por ter uma campanha melhor que seu adversário, disputou a partida na Vila Belmiro. A partida terminou com a vitória santista por 2×0, garantindo a vaga nas semifinais.

O Palmeiras terminou a primeira fase do Campeonato Paulista na liderança do Grupo B com vinte e quatro pontos conquistados em sete vitórias, três empates e cinco derrotas. Com o melhora ataque do grupo, a equipe marco vinte e cinco gols, e com a segunda melhor defesa sofreu dezessete gols, ficando assim com um saldo de oito gols positivos. O Palmeiras garantiu sua vaga nas semifinais depois de vencer por 2×0 o São Bernardo em uma partida única disputada na Arena Palmeiras, mando de campo palmeirense, pois a equipe tinha um desempenho melhor que o adversário no campeonato paulista.

Boas Apostas!