A direção do Santa Cruz já havia feito algumas contratações em julho deste ano, entre os jogadores estão o zagueiro de 24 anos, Wellington da Silva Pinto, que foi emprestado pelo Palmeiras. O volante Jadson, que estava no Atlético Paranaense e o volante Derley, que também jogou no Furacão, mas que estava no clube mexicano FC Juaréz. O atacante Marion, que foi emprestado ao Santa pelo  clube português Estoril Praia.

Outros reforços do Santa Cruz em 2016: Wellington, Jadson, Derley e Marion.

Outros reforços do Santa Cruz em 2016: Wellington, Jadson, Derley e Marion.

Agora a diretoria do Santa Cruz contratou o lateral direito argentino Gabriel Vallés, que vinha atuando pelo time argentino Juventud Unida Universitario em 2016. O atleta argentino já participou de treinos com os companheiros de sua nova equipe, o jogador já foi apresentado pelo compatriota Pisano. Gabriel Vallés  deve assinar com o Santa Cruz até o final do ano. Com 30 anos, Gabriel Vallés chega ao Santa Cruz sem custos, pois seu contrato com a sua última equipe, o Juventud Unida Universitario, já havia acabado no meio do ano. O técnico Doriva já analisou o jogador e rendeu elogios ao atleta, “É um atleta que observamos e optamos por trazê-lo. É um jogador versátil, que já jogou num nível muito alto na Argentina e com certeza vai nos ajudar”, afirmou o técnico do Santa Cruz.

O argentino Gabriel Vallés

Gabriel Vallés com a camisa do Independiente.

Gabriel Vallés com a camisa do Independiente.

O lateral direito Gabriel Vallés tem uma boa bagagem no futebol argentino, onde desenvolveu toda sua carreira futebolística, iniciando no Godoy Cruz em 2006, onde ficou até 2009. Seu segundo clube foi o Club Atlético Independiente, onde chegou em 2010 e ficou até 2015, em 2016 o atleta vinha atuando pelo Juventud Unida Universitario, clube pelo qual disputava a Primera División B, a Segunda divisão do futebol argentino, onde teve seu contrato encerrado no meio do ano. O grande destaque da carreira foi a conquista da Copa Sul-americana em 2010 pelo Independiente. Um fato que atrapalhou bastante a carreira do atleta foi a ruptura dos ligamentos cruzados do joelho esquerdo, lesão ocorrida no final de 2014, o que deixou o atleta por 6 meses longe dos gramados e prejudicou a renovação do contrato com o Independiente, que no fim de junho de 2015, viu seu contrato vencer e se tornou um jogador livre. Em 2016, Gabriel jogou 12 partidas pelo Juventud Unida Universitário e foi titular em dez delas. Além de ser lateral direito, o jogador também pode atuar de lateral esquerdo e de volante. Suas principais características como um bom lateral direito, é atuar na profundidade direita do campo buscando cruzamentos precisos buscando a conclusão dos companheiros. Suas assistências são bastante precisas e essa qualidade deverá ser essencial para atacantes do Santa Cruz como Keno, Arthur, Bruno Moraes, Marion e o artilheiro do time Grafite.

O vice lanterna Santa Cruz

Ex-técnico Milton Mendes (esquerda) e atual técnico Doriva (direita).

Ex-técnico Milton Mendes (esquerda) e atual técnico Doriva (direita).

O Santa Cruz iniciou a temporada de 2016 de uma forma bastante positiva, sob o comando do técnico Milton Mendes, o clube pernambucano conquistou a taça da Copa Nordeste e também foi campeão pernambucano chegando com moral no Campeonato Brasileiro. O time que havia sido vice-campeão da Série B de 2015, conseguindo assim o acesso para a Série A, iniciou o Campeonato Brasileiro de 2016 surpreendendo a todos, incrivelmente o Santa Cruz conseguiu se manter na liderança da competição na segunda e terceira rodadas, perdendo a liderança somente na quarta rodada. O destaque do time naquele momento foi a grande atuação do atacante Grafite, que fez dois gols em cada uma das três primeiras rodadas. A realidade do time mudou bastante após a quarta rodada, o time engrenou em uma má fase de treze derrotas, dois empates e somente duas vitórias, que levaram o time do céu ao inferno. O Santa Cruz encontra-se no momento na vice lanterna da competição, com dezenove pontos, somente a frente do lanterna América Mineiro que tem treze pontos.

O ex-técnico Milton Mendes pediu demissão após a derrota por 1×2 para o São Paulo na décima nona rodada. O novo técnico Doriva assumiu a equipe a partir da vigésima rodada, até agora foram três jogos sob o comando de Doriva com um empate e duas derrotas, porém o técnico precisa de tempo para impor seu estilo de jogo a equipe, na vigésima terceira rodada, quando o Santa Cruz recebe a Chapecoense em casa, a torcida espera uma vitória. A situação do Santa Cruz ainda não é desesperadora, já que estamos na 22ª rodada do campeonato, apenas no início do segundo turno e o primeiro time fora da ZR (Zona de Rebaixamento) é o Coritiba com 26 pontos, apenas 7 pontos a mais que o Santa Cruz, além do Coritiba o Vitória e o Cruzeiro também tem 26 pontos, o Sport (27), o São Paulo (28) e o Botafogo (29) é o 11º colocado.  Ou seja, a metade debaixo da tabela de classificação ainda está indefinida, se o Santa Cruz iniciar uma reação, em apenas três rodadas, dependendo dos resultados de outras equipes, o Santa Cruz já poderá estar fora da ZR.

Boas Apostas!