O ano de 2016 vem sendo maravilhoso para o técnico Rogério Micale, que vem conseguindo ótimos resultados no comando das equipes da categoria de base da CBF. No início da última semana, o treinador venceu seu segundo título com a seleção brasileira em 2016. Alguns meses depois de conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio, Rogério Micale conquistou o Quadrangular de Seleções Sub-20, disputado em Talca, no Chile, entre as seleções do Chile, Brasil, Equador e Uruguai. Depois de vencer a seleção uruguaia e equatoriana nas duas primeiras rodadas, os garotos da seleção brasileira enfrentaram os donos da casa precisando apenas de um empate para manter-se na liderança do torneio sul-americano e garantir o seu título.

Elenco da seleção brasileira sub-20 comemorando o título.

Elenco da seleção brasileira sub-20 comemorando o título.

Mesmo jogando na casa dos adversários, a seleção de Micale não se intimidou com a seleção chilena e partiu para o ataque desde o início, conseguindo assim abrir o placar com o atacante Felipe Vizeu, que recebeu passe de Matheus Sávio e bateu cruzado marcando o primeiro gol da seleção brasileira. Na segunda etapa, o Chile pressionou buscando uma reação para tentar ficar o título e acabou conseguindo o seu gol. Depois do empate, a seleção brasileira soube se segurar e garantiu o empate como placar final, ficando assim com o título do Quadrangular entre as seleções sul-americanas Sub-20.

Ouro olímpico

Micale, Gabriel Jesus e Neymar comemorando a medalha de ouro.

Micale, Gabriel Jesus e Neymar comemorando a medalha de ouro.

Em julho deste ano, Rogério Micale foi informado que assumiria a seleção brasileira olímpica durante os Jogos Olímpicos do Rio, realizados em agosto. No início das Olimpíadas, a seleção brasileira sofreu um pouco, empatando as duas primeiras partidas da fase de grupos em 0x0. Porém, na partida seguinte, quando o Brasil precisava vencer para avançar nas Olimpíadas, a seleção venceu a Dinamarca, goleando por 4×0 e garantindo uma vaga nas quartas de final. Nesta fase, enfrentou a Colômbia e ganhou por 2×0, já nas semifinais, jogou com a surpreendente Honduras e aplicou mais uma goleada, vencendo por 6×0, mostrando que o esquema tático ofensivo de Micale era eficiente tanto no ataque quanto na defesa, que continuou sem sofrer gols até a final.

Chegando a final dos Jogos Olímpicos, a equipe enfrentou a seleção da Alemanha, podendo assim afastar o fantasma do 7×1. Na final, a seleção manteve seu estilo de jogo, partindo para o ataque, mas voltando com todos os jogadores para defender. Ainda na primeira etapa, o craque Neymar abriu o placar ao marcar um golaço de falta, porém, os alemães conseguiram empatar no início do segundo tempo, deixando o placar final empatado em 1×1. Com isso, a final foi para a prorrogação e depois para os pênaltis, onde o goleiro Weverton brilhou defendendo a quinta cobrança alemã e deixou para Neymar a missão de encerrar a partida, convertendo sua penalidade e dando o inédito título olímpico à seleção brasileira.

Brasil em 3º no ranking da FIFA

Na última quinta-feira (20) o FIFA, entidade máxima do futebol mundial, divulgou o ranking atualizado das seleções mundiais, levando em conta as últimas rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Entre as cinco primeiras seleções do novo ranking, apenas a Argentina não teve a sua colocação modificada, permanecendo na liderança. Já as seleções abaixo, a atual campeã mundial, Alemanha, aparece na segunda colocação, enquanto a seleção brasileira, que conseguiu vencer as quatro partidas disputadas com Tite pelas Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018, aparece na terceira colocação, sendo que antes estava na quarta. Na quarta e quinta colocação está a Bélgica, seleção liderada pelo craque Kevin De Bruyne, e a Colômbia, respectivamente. Na sequência do ranking, está a atual bicampeã da Copa América, o Chile, que mesmo estando fora da zona de classificação para o próximo mundial nas Eliminatórias, permanece na sexta colocação. Finalistas na ultima Eurocopa, a seleção da França e de Portugal, aparecem na sétima e oitava posição, respectivamente. Líder nas Eliminatórias sul-americanas, o Uruguai está na nona colocação, logo a frente da Espanha que fecha o Top-10 das seleções mundiais.

Boas Apostas!