Esqueleto do Rei Ricardo III, encontrado em baixo de estacionamento na cidade de Leicester.

Esqueleto do Rei Ricardo III, encontrado em baixo de estacionamento na cidade de Leicester.

Ricardo III foi o último rei inglês que morreu no campo de batalha, em 1485, trazendo o fim do período Medieval. Seu reinado durou apenas dois anos, quando enfrentou uma rebelião da região sul da Inglaterra e acabou sendo derrotado na batalha de Batalha de Bosworth Field, que ficava perto da cidade de Leicester. Depois de morto na batalha, o corpo de Ricardo foi enviado para Leicester, porém, não lhe foi preparado um enterro digno de um rei, ficando sem tumulo. Com sua morte, aqueles que um dia foram seus inimigos criaram uma imagem de um rei mal e cruel, que foi fortalecida com a obra “Ricardo III” de William Shakespeare. Tal imagem só foi contestada 527 anos depois de sua morte, quando através do projeto “Procurando por Ricardo”, foi encontrado um esqueleto em um estacionamento, no centro de Leicester. Esse projeto em busca do rei foi apoiado pela Sociedade Ricardo III e teve seu inicio em agosto de 2012. A escavação arqueológica teve a liderança dos Serviços Arqueológicos da Universidade de Leicester, com parceria do Conselho Municipal da cidade. Através de testes de DNA realizados com descendentes da 17ª geração de Ana de Iorque, a irmã do rei, e da espinha torta do esqueleto foi constatado que aqueles seriam mesmo os ossos de Ricardo III, além da presença de vários ferimentos no crânio que bateriam com a história da morte de Ricardo III.

Homenagens ao rei

Cortejo dos cidadãos da Cidade de Leicester e a tumba do Rei Ricardo.

Cortejo dos cidadãos da Cidade de Leicester e a tumba do Rei Ricardo.

Toda a cidade ficou animada com a novidade e pretendiam reenterrar o rei, dessa vez na catedral de Leicester. Para isso, arrecadaram dinheiro nos estádios de futebol e contaram com a ajuda dos donos do Leicester City, que fizeram uma doação significativa. Durante todo o processo, desde o encontro do corpo até o sepultamento, a imagem do rei, que antes era negativa, começou a mudar através de pesquisas e descobertas, fazendo com que milhares de pessoas participassem do cortejo preparado para Ricardo III. Além do cortejo, o rei Ricardo foi sepultado em uma tumba dentro da Catedral de Leicester, homenagem digna de um rei. Enquanto na cidade de Leicester, muitas pessoas estavam animadas com o cortejo ao rei, outras estavam preocupadas com a situação do clube local, que ocupava a última colocação do Campeonato Inglês, fazendo com que fosse criada a piada: “Quem vai ser enterrado primeiro, o time ou o rei?”. Porém, quando o Rei Ricardo III finalmente recebeu o cortejo que merecia, a situação do Leicester City teve uma espetacular reviravolta. Na rodada seguinte ao enterro do rei, o time que não vencia há oito rodadas consecutivas, venceu por 2×1 o West Ham, com um gol no último minuto do atacante Andy, que tem o sobrenome de King, rei em inglês. Outra coincidência nesta partida foi o estádio em que ela aconteceu, o King Power Stadium, o Estádio Poder/Força do Rei, a casa do Leicester.

Fatos históricos do Rei Ricardo III

Estátua do Rei Ricardo em Leicester.

Estátua do Rei Ricardo em Leicester.

Ricardo III nasceu em 2 de outubro de 1452, sendo o décimo filho de Ricardo Plantageneta e de Cecília Neville. Foi durante sua adolescência, que Ricardo desenvolveu escoliose idiopática, que deixou sua coluna torna e assim ficando com um ombro mais alto que o outro. Em 1461 seu irmão mais velho foi coroado rei como Eduardo IV, o qual viria a morrer em 1483 deixando seu trono para seu filho de apenas 12 anos, Eduardo V. Pouco depois da morte de seu irmão, em 22 de junho de 1483, Ricardo declarou estar interessado em tornar-se rei, alegando que Eduardo V e Ricardo de Shrewsbury eram filhos ilegítimos de Eduardo IV. Após ter apresentado algumas provas da ilegitimidade dos filhos de Eduardo IV ao Parlamento, foi emitido um documento onde os filhos de Eduardo IV eram impedidos de assumirem o trono, deixando o caminho livre para Ricardo assumir o trono da Inglaterra, sendo coroado em 6 de julho.

Em 1484 o agora rei Ricardo III e o rei Henrique Tudor se enfrentaram na Batalha de Bosworth Field, que viria a ser a última da Guerra das Rosas. Nessa batalha, Ricardo III saiu derrotado e morto, principalmente pela união de seus inimigos e pela deserção de uma grande parte de seus aliados. Segundo relatos, Ricardo teria sido morto com vários golpes de espada que atingiram sua cabeça. Com a morte de Ricardo na batalha, a subida de Henrique VII ao trono ficou mais fácil e deu início à Dinastia de Tudor, que durou até 1603. Além de ter assumido o trono, Henrique VII ainda patrocinou John Morton, que escreveu a biografia de Ricardo III, onde o acusava de inúmeras atitudes maldosas e de ter assassinato dos seus sobrinhos, o que se acentuou ainda mais com a a obra “Ricardo III” de William Shakespeare, porém há historiadores que indicam que isto foi um ato político difamatório.

Boas Apostas!