O meia belga Axel Witsel, reforço do Borussia Dortmund para a temporada 2018/19, foi decisivo em seu primeiro encontro com a camisa do time germânico. O time do Westfalen assegurou o acesso à ronda seguinte da Copa da Alemanha mas passou por momentos bem difíceis diante do Greuther Furth da 2. Bundesliga.

Foto: "Divulgação/Twitter"

Foto: “Divulgação/Twitter”

A boa prestação de Axel Witsel em solo russo, com a camisa da Bélgica, fez com que as portas do futebol europeu se voltassem a abrir. O meia que estava contratualmente ligado ao Tianjin Quanjian da China deixou o time asiático e assinou pelo Borussia Dortmund, integrando o leque de opções às ordens de Lucien Favre e se afirmando como um dos principais reforços para o ataque à nova época.

De entre os campeonatos “big 5”, o alemão foi o único que ainda não começou, mas esse final de semana ficou marcado pela disputa da primeira pré-eliminatória da Copa da Alemanha, ronda que já conta com a presença dos times da Bundesliga. A sorte ditara que a estreia oficial do Borussia Dortmund na temporada 2018/19 seria em Furth, frente ao Greuther local, time que disputa a segunda divisão do futebol alemão.

Lucien Favre foi de time titular mas o nulo no placard permaneceu até o minuto 77, altura em que Sebastian Ernst colocou os donos da casa em vantagem, deixando a torcida local em apoteose. A sensivelmente 13 minutos do fim, o Greuther Furth estava a um pequeno passo de jogar o “colosso” Borussia Dortmund para fora da Copa da Alemanha. Minutos antes do gol que colocaria o BVB em desvantagem, Favre já tinha lançado Witsel na partida, jogador que estava a cumprir sua estreia oficial.

No quinto e último minuto dos acréscimos, Axel Witsel se encarregou de marcar o gol do empate, abrilhantando a sua estreia e, mais que isso, valendo a possibilidade de o Borussia continuar a lutar pelo acesso à próxima rodada da Copa da Alemanha na prorrogação. Nos 30 minutos complementares, quando já se adivinhava que o jogo seguiria mesmo para a decisão através de pênaltis, o Borussia Dortmund voltou a marcar “ao soar do gongo”: Jadon Sancho, inglês que tinha sido lançado por Favre no jogo após o gol sofrido, assistiu Marco Reus para o 1-2 e permitiu que o seu time se apurasse para a próxima fase sem recurso à decisão através da marcação de castigos máximos. Contas seladas, 1-2 no marcador e o Borussia Dortmund apurado para a fase seguinte da competição.

Jogos de segunda-feira

O final de semana não tinha ficado marcado por surpresa alguma, com a maioria dos favoritos a confirmarem seu estatuto. Em um dos quatro jogos disputados na segunda-feira, o Borussia passou por momentos de aperto mas conseguiu se apurar. Nas restantes partidas, o Paderborn, da 2. Bundesliga, venceu o Ingolstadt (do mesmo escalão) por dois a um. O Hertha foi vencer pelo mesmo placard ao terreno do Eintracht Braunschweig, emblema que apesar da experiência recente na Bundesliga, hoje milita no terceiro escalão. O Freiburg da Bundesliga foi o time que mais sofreu nessa segunda-feira, tendo se superiorizado ao Energie Cottbus da 3. Liga na decisão através de pênaltis (3-5) após um empate a dois gols no final da prorrogação.

Boas apostas!