As oitavas da Liga dos Campeões 2017/18 prosseguem nessa quarta-feira com a realização de mais dois encontros, ambos na península ibérica: um na Espanha, outro em Portugal. O Real Madrid recebe o PSG no choque mais aguardado da ronda, enquanto o Porto enfrente o Liverpool no estádio do Dragão.

Foto: AP/Salvatore Di Nolfi

Foto: AP/Salvatore Di Nolfi

Noite de gala no futebol europeu. O Real Madrid recebe o PSG no Bernabéu na partida de ida das oitavas da Liga dos Campeões em um duelo que fica invariavelmente marcado por mais um confronto entre Cristiano Ronaldo e Neymar Jr, jogadores que se encontram pela primeira vez a título oficial desde que o astro brasileiro deixou Barcelona para rumar a Paris.

Os dois emblemas estão em situações bem opostas nessa temporada. O Real Madrid de Zinedine Zidane, bicampeão europeu e detentor do título espanhol, atravessa aquele que, a menos que consiga o sucesso na Liga dos Campeões, caminha para se tornar um “ano horribilis”. O PSG, por sua vez, surge renovado e mais forte que nunca para o ataque à “orelhuda”, encostado a uma confortável vantagem no campeonato que provavelmente será suficiente para tirar o título das mãos do AS Mónaco. Os momentos são bem distintos, mas quando as duas verdadeiras constelações subirem ao gramado do Bernabéu, o histórico recente será totalmente relativizado. O Real Madrid, vencedor máximo do principal torneio do futebol europeu, tem “faro de Champions” e quer provar isso mesmo nessa eliminatória que poderá muito bem alterar o rumo da temporada. O PSG vive “assombrado” pelos pesadelos da última edição da “liga milionária” em que acabou “humilhado” no Camp Nou após uma grande vitória em Paris e essa é a oportunidade ideal para limpar a imagem deixada na última temporada. Expetativa de equilíbrio nos dois confrontos e com muitos gols à mistura entre dois dos elencos mais caros da história do futebol. Essa será a primeira vez que Real Madrid e PSG se enfrentam em uma fase a eliminar da Liga dos Campeões, algo normal atendendo à fundação relativamente recente do PSG, na década de 70.

Em Portugal, o FC Porto, único emblema português que segue na Liga dos Campeões, enfrenta o Liverpool de Jurgen Klopp, um dos times mais entusiasmantes da prova por sua capacidade em termos ofensivos. Os “dragões” nunca venceram o Liverpool e esperam que à quinta tentativa consigam alcançar algo de positivo para levantar vantagem na bagagem com destino a Anfield. O Liverpool – e os times ingleses  em geral – costumam passar por dificuldades em suas visitas a Portugal e nessa ocasião não deverá ser diferente. O FC Porto tem um time bem aguerrido, fisicamente forte e vem de uma vitória moralizadora em Chaves por quatro a zero. O brasileiro Tiquinho Soares volta a estar em forma e deverá render Aboubakar nesse desafio. O time de Anfield, melhor ataque visitante das principais Ligas Europeias com 34 gols em 14 desafios, procura causar estragos e para isso conta com o egípcio Mohamed Salah, um dos jogadores em melhor forma na atual temporada. O Liverpool é favorito a avançar, mas terá que suar bastante para ultrapassar esse time portista que está acostumado a essas andanças milionárias e tem uma palavra a dizer.

Boas Apostas!