A Copa do Brasil é o torneio mais democrático do Brasil, colocando em confronto 86 times de todo o Brasil, a grande maioria das vagas são compostas pelos campeões e vice-campeões estaduais. Alguns clubes entram direto nas oitavas de final, como os campeões da edição anterior da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, entram o campeão brasileiro, o vice-campeão, 3º, 4º e 5º colocados. Os times que se classificaram direto para as oitavas de final da Copa do Brasil de 2016 foram o Palmeiras que foi campeão da Copa do Brasil de 2015, o Corinthians que foi campeão brasileiro de 2015, o Atlético Mineiro que foi vice campeão brasileiro de 2015 e os seguintes colocados do Campeonato Brasileiro de 2015, o Grêmio 3º colocado, o São Paulo 4º colocado e o Internacional 5º colocado.

Palmeiras campeão da Copa do Brasil de 2015.

Palmeiras campeão da Copa do Brasil de 2015.

Nestas oitavas de final da Copa do Brasil de 2016, tivemos os seguintes vencedores que passaram para as quartas de final: Atlético Mineiro que passou pela Ponte Preta, empatando o primeiro jogo em casa por 1×1 e 2×2 fora de casa, ganhando a vaga por ter feito mais gols fora de casa. O Juventude que passou pelo São Paulo, após vencer o primeiro jogo por 1×2 no Morumbi e mesmo perdendo em casa o segundo jogo por 0x1, garantiu sua vaga. O Santos é outro classificado, passou pelo Vasco da Gama vencendo o primeiro jogo em casa por 3×1 e empatando o segundo jogo na casa do Vasco por 2×2. Quem também se classificou foi o Internacional, que passou pelo Fortaleza, vencendo em casa por 3×0 e perdendo fora por 1×0. O Grêmio passou pelo Atlético Paranaense, vencendo o primeiro jogo fora por 0x1 e perdendo em casa pelo mesmo placar, conseguiu a vaga nos pênaltis por 4×3. O Palmeiras passou pelo Botafogo-PB vencendo em casa por 3×0 e perdendo fora por 1×0. O Corinthians passou pelo Fluminense após empatar fora por 1×1 e vencer em casa por 1×0. O último classificado foi o Cruzeiro, que venceu fora de casa o Botafogo por 2×5 e venceu em casa por 1×0, classificando-se para as quartas de final.

Sorteio dos confrontos para as quartas de final

Taça da Copa do Brasil.

Taça da Copa do Brasil.

Em sorteio realizado na sexta-feira (23) na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), definiram os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil 2016. Os confrontos acontecerão nos dias 28 de setembro e 19 de outubro. Alguns confrontos chamaram a atenção, um dos confrontos esperados é o possível confronto entre Corinthians e Palmeiras, que podem se encontrar nas semifinais da competição. Os dois times paulistas ficaram no mesmo lado da chave, o Palmeiras irá enfrentar o Grêmio e o Corinthians irá enfrentar o Cruzeiro, se ambos vencerem poderão se enfrentar na próxima fase. Embora os dois clubes paulistas Palmeiras e Corinthians estejam sendo encarados como favoritos, não podemos desconsiderar a força dos oponentes Grêmio e Cruzeiro, que podem surpreender.

No outro lado da Chave, temos o Atlético Mineiro que enfrentará o Juventude e o Santos que enfrenta o Internacional, os dois times favoritos são o Atlético Mineiro e o Santos, pois o Atlético Mineiro enfrenta o Juventude que é um time de terceira divisão e o Santos enfrenta o Internacional que não vive uma boa fase no brasileirão. A possível próxima fase deverá ser disputada entre Atlético Mineiro e Santos, porém isto é apenas uma conjectura.

Duelo de campeões nas quartas de final

Esta será a primeira vez que todos os clubes que participam das quartas de final da Copa do Brasil já possuem título da competição, O Grêmio e o Cruzeiro tem 4 taças, o Corinthians e o Palmeiras tem 3 taças, o Internacional, Atlético Mineiro, Santos e Juventude possuem uma taça. Confira como ficaram os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil 2016, com suas respectivas datas.

Primeiro confronto (28/09)                   Segundo confronto (19/10)

Atlético-MG x Juventude                              Juventude x Atlético-MG

Santos x Internacional                                   Internacional x Santos

Grêmio x Palmeiras                                        Palmeiras x Grêmio

Corinthians x Cruzeiro                                   Corinthians x Cruzeiro

Boas Apostas!